8 causas para a menstruação atrasada - Melhor com saúde

8 causas para a menstruação atrasada

Quando a menstruação atrasa, bate logo aquele desespero. Fique calma, porque nem sempre gravidez é a causa para o atraso. Existem outros fatores relacionados. O mais comum é o estresse por isso, dê mais atenção a forma como está vivendo.

1. Estresse

Parece mentira, mas não é, o estresse está diretamente ligado a alterações no ciclo menstrual. Problemas no trabalho, abalos emocionais fortes, problemas familiares, alteração de turnos (como trabalhar de madrugada), excesso de compromissos geram forte influencia na menstruação. Uma sobrecarga de atividades desencadeia o stress e afeta o seu metabolismo.

2. A ansiedade também é uma vilã

Sabe quando você está ansiosa demais, esperando algo muito importante acontecer? Então, isto também pode ser a causa de um atraso e pode até mesmo determinar que o ciclo menstrual seja interrompido num determinado mês.

– Por que?

Estresse, ansiedade e emoções fortes alteram a produção hormonal, que é regulada no cérebro pelo hipotálamo. Esta região do cérebro é uma das responsáveis pela ovulação. Logo, hormônios alterados podem sim significar menstruação atrasada.

3. Ovários policísticos

Mulheres com SOP (síndrome dos ovários policísticos) podem apresentar menstruação irregular, por produzirem androgênios (hormônios masculinos) em excesso.

4. Alteração na tireoide

Verifique sua tireoide, uma das glândulas endócrinas do corpo. O hipotireoidismo (diminuição do hormônio T3 e T4 produzido pela glândula) ou o hipertireoidismo (aumento da produção dos hormônios) também podem causar alterações no ciclo menstrual.

5. Mudanças recentes no peso corporal

Esse é o famoso efeito sanfona, ou seja, engordamos e emagrecemos em curtos espaços de tempo. E esse efeito muitas vezes é responsável por alterações no ciclo menstrual. Isto acontece porque as células de gordura afetam a produção de estrogênio, que é um hormônio feminino responsável pela maturação dos óvulos.

slimming woman in panties with yellow measure

6. Infecções

Uma simples cistite pode causar um atraso na sua menstruação. Qualquer outra infecção pode estar possivelmente ligada aos distúrbios no ciclo menstrual.

7. Atividades físicas em excesso

Se você tem praticado muito exercício físico, pode correr o risco de ter a menstruação atrasada, porque o corpo exausto, não ovula facilmente.

8. Alimentação

Uma dieta balanceada, rica em vitaminas, pode evitar o atraso menstrual. Uma alimentação saudável, refeições na hora certa e regulares, são perfeitas para manter o bem estar do organismo. Lembre-se da importância das três refeições por dia para manter seu corpo saudável e estimulado.

Procure o ginecologista

Atraso de até dez dias na menstruação pode ser considerado normal, mas não esqueça das idas regulares ao ginecologista.