9 coisas que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde

9 coisas que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde

Tanto um sangramento excessivo quanto um sangramento escasso podem indicar alterações, por isso devemos estar sempre atentas à nossa menstruação.
Alertas que a menstruação pode nos enviar

A menstruação pode ser bastante incômoda para muitas mulheres. No entanto, é fundamental conhecer nosso ciclo e observar se os períodos menstruais são regulares e normais.

Nem todas as mulheres vivenciam problemas durante o ciclo. Algumas consideram a menstruação uma bênção, a preparação do seu corpo para o desejado momento de se tornarem mães.

É claro que, quando o sangramento vem, isso quer dizer que você ainda não está grávida, mas também pode revelar vários detalhes sobre a saúde do corpo, por isso é preciso prestar atenção e ficar alerta.

O período de sangramento dura entre 3 a 7 dias e as pílulas anticoncepcionais regulam o ciclo, o que afeta um pouco os hormônios e provoca mudanças no corpo que serão notáveis para as mulheres.

Por isso, você precisa conhecer as nove coisas que sua menstruação pode revelar sobre a sua saúde em geral.

1. Tendência ao câncer de mama

Muitos estudos revelaram que algumas das mulheres que tiveram sua primeira menstruação antes dos 12 anos são mais vulneráveis a sofrer com esta doença, sendo por isso necessário que tomem precauções e realizem consultas médicas regulares.

Cancer-de-mama-500x334

2. Risco de sofrer de doenças do coração

Se a menina menstruou antes dos 10 anos ou depois dos 17 anos, é provável que possa sofrer de diferentes doenças cardíacas. O ideal é consultar seu médico regularmente para evitar qualquer situação que possa se complicar, pois quanto antes for iniciado o tratamento, melhor.

3. Fluxo de sangue muito claro

Em geral esse tipo de fluxo não é um bom sinal, já que indica a possibilidade de síndrome do ovário policístico ou problemas da tireoide.

4. Menstruação atrasada

Caso sua menstruação não venha, isso não significa necessariamente que você está grávida. Também pode ser um sinal de que o corpo passa por algum desequilíbrio hormonal, como bulimia, anorexia, diabetes ou até obesidade.

5. Cólicas insuportáveis

colicas

O normal é sentir alguma dor ou incômodo na área inferior do abdômen durante a menstruação, mas se as dores forem fortes demais e incontroláveis, o melhor é ir imediatamente ao médico para ter mais segurança.

6. Fluxo extremamente abundante

A troca constante de absorventes devido a um fluxo intenso demais pode significar a existência de tumores nos ovários ou, possivelmente, um desequilíbrio hormonal. Também pode indicar problemas uterinos, que exijam até cirurgia em alguns casos.

Os anticoncepcionais poderiam regular o fluxo excessivo, mas apenas o médico poderá definir a dosagem adequada para seu caso ou o melhor tratamento a seguir.

7. Sangramentos antes ou após o período menstrual

Os anticoncepcionais podem fazer com que a sua menstruação se descontrole um pouco ou que o sangue “desça” alguns dias antes ou muito depois da data estimada. Mas, se não for esse o caso, deve-se consultar o médico para se assegurar de que não existe transtorno algum que esteja afetando o ritmo normal do período.

8. Odores estranhos

A menstruação pode ter um odor forte para algumas mulheres, mas se o odor é estranho ou insuportável, provavelmente existe alguma infecção afetando o útero. A menstruação saudável não tem mau cheiro algum.

O problema do mau odor pode ser causado também porque a mulher não pode ou se esquece de trocar o absorvente com a frequência necessária. Muitas vezes passa-se o dia inteiro com o mesmo absorvente, o que pode provocar não só mau cheiro, mas também infecções vaginais.

menstruacao_utero_sistema_reprodutor_feminino

9. A cor poderia indicar doenças

Se a cor da menstruação estiver escura demais, isso poderia indicar a existência de alguma doença que afete diretamente o útero, ou poderia ser um sinal de aparição precoce de câncer do colo uterino.

São muitas as variáveis que poderiam indicar infecções ou doenças às quais o organismo poderia estar exposto. Por isso, é importante ser precavida e revisar as inconsistências que podem se apresentar durante a menstruação.

Assim, é possível prevenir doenças que afetariam de maneira significativa a saúde da mulher. Um ciclo menstrual saudável é um sinal de que seu corpo está bem.