Um menu completo com abóboras - Melhor com saúde

Um menu completo com abóboras

A abóbora é composta em grande parte por água, além de ter um baixo conteúdo de gorduras e hidratos de carbono. Ela também contém fibras, que melhoram o trânsito intestinal.

Se você é fanático por esta maravilhosa verdura, então, não pode deixar de dar uma olhada nestas 3 deliciosas receitas de entrada, prato principal e sobremesa. Um menu completo com abóboras, para desfrutar no mesmo dia ou em ocasiões diferentes.

Entrada: sopa de creme de abóbora

menu-completo-abóbora2

Muito fácil de preparar e mais saudável do que as instantâneas vendidas em supermercados. Os ingredientes são:

– Meio quilo de abóbora

– 3 cenouras

– 1 alho-poró

– 1 batata

– 100 ml de creme de leite

– Sal

– Azeite de oliva

Limpe e corte em pedaços todas as verduras. Coloque em uma panela e cozinhe em água e sal. Deixe por 20 minutos ou até que estejam na consistência ideal para preparar um purê. Coar e amassar. Triture até que se torne um creme e,então, adicione o creme de leite e o azeite de oliva. Retorne com a mistura à panela para esquentar. Sirva em consommé.

Prato principal: abóbora recheada e gratinada

menu-completo-abóbora

O segredo deste prato é que pode ser recheado com o que for de sua preferência, seja carne, arroz, frango, etc. O que vale é dar asas à imaginação e preparar esta deliciosa receita. Seus ingredientes são:

– 1 abóbora cortada em rodelas ou inteira sem as sementes

– Peito de frango, carne, arroz ou outro recheio de sua preferência

– 1 cebola

– Azeite de oliva

– Sal a gosto

– Queijo ralado

– Aipo

– Alho-poró

– Leite

– Noz moscada

– Cominho

Cozinhe a abóbora e a parte o aipo e o alho-poró para um caldo rápido (se for preparar o recheio com arroz, esses dois ingredientes podem ser fervidos junto com a água do arroz). Cozinhe a carne ou o frango refogado com cebola. Depois que estiverem prontos, recheie a abóbora e adicione leite e queijo ralado por cima. Leve ao forno até que gratine. Salpique noz moscada e cominho.

Sobremesa: torta de abóbora

menu-completo-abóbora3.jpg

E você pensava que a abóbora servia apenas para pratos salgados? Pois é, na realidade, em muitos países ela é mais utilizada em pratos doces, como no caso desta torta!

Para prepará-la, você precisará dos seguintes ingredientes:

Massa:

Você pode optar por comprar a massa pronta ou prepará-la. Caso escolha a ultima opção, você precisará de 250 gramas de farinha, uma colher de sopa de fermento, 100 ml de leite, uma colher de sopa de açúcar e 100 ml de azeite de oliva.

Creme:

– 200 gramas de abóbora

– 200 ml de leite

– 100 gramas de açúcar

– 30 gramas de farinha

– 2 ovos

– Uma casca de limão ralado

– Canela a gosto

Para a cobertura:

– Uma colher de açúcar

– Uma colher de rum

– Uma colher de água

– Morangos, maçãs, peras, pêssegos ou o que você preferir (alguns utilizam nozes, amêndoas ou avelãs).

Para preparar a massa, misture todos os ingredientes e leve ao forno por 30 minutos, até que comece a dourar. Para o creme, ferva o leite com a canela e as cascas de limão raladas, depois adicione a abóbora cozida e triturada. Adicione ovos, açúcar e farinha e misture até formar uma pasta ou um creme. Coloque o leite e leve ao fogo antes de ferver.

Pra a cobertura: corte as frutas em rodelinhas, misture com água, açúcar e rum e ferve por 5 minutos até que se forme um “xarope”. Deixe esfriar e coloque por cima da torta recheada com o creme de abóbora.

Imagens oferecidas por Gail, Le living and co, The artist formerly known e Matt Mets.