Métodos naturais para fazer os cílios crescerem

Métodos naturais para fazer os cílios crescerem

Algumas pessoas têm o olhar emoldurado por cílios volumosos e longos, outras têm poucos cílios, curtos e espaçados. O que determina isso?

Questões genéticas são as mais importantes quando o assunto é a quantidade e o volume de pelos no corpo. Assim como acontece com o volume e o tipo de fibra dos cabelos, nossos cílios e sobrancelhas são definidos por nossa composição genética.

Entretanto, alguns fatores podem fazer os cílios caírem mais depressa e não voltar a crescer. Entre eles, algumas doenças e tratamentos médicos, uso de remédios fortes, alergias, inclusive a maquiagem, xampus e outros cosméticos, falta de nutrientes, envelhecimento e alguns tumores e hipotireoidismo.

Causas para a queda dos cílios

É normal que os cílios caiam, pois seu ciclo de vida dura, em média, cerca de quatro meses em pessoas saudáveis. Eles caem e outros crescem em seu lugar, permitindo a renovação. Mas quando a queda é muito intensa e o crescimento dos fios não acompanha, pode ser que a pessoa padeça de algum destes problemas:

Estresse pode causar queda dos cílios

— Estresse e tensão emocional: muitas pessoas perdem cílios, pelos e cabelos em algumas áreas do corpo por causa de um grande estresse ou perda emocional, como a perda de um emprego, do patrimônio, de entes queridos ou ao saber de alguma enfermidade. Quando o problema é resolvido, o corpo geralmente se recupera e os pelos voltam a crescer.

— Anemia e deficiências nutricionais: muitas mulheres, na ânsia por serem magras, seguem dietas que não atendem todas as suas necessidades nutricionais. O resultado é a anemia e outras carências de vitaminas e sais minerais, que afetam os cabelos e pelos do corpo. O melhor é seguir uma dieta equilibrada e emagrecer com acompanhamento médico e nutricional.

Anemia e deficiências nutricionais podem causar queda dos cílios

— Alopecia: a calvície, ou alopecia, atinge tanto homens quanto mulheres. O fator genético é muito forte na manifestação da calvície, mas outros fatores podem influenciar.

— Uso constante de maquiagem: os cílios podem sofrer com o uso constante de maquiagem, como rímel, lápis para olhos, delineadores e sombras. O ideal é sempre usar cosméticos e maquiagem de excelente qualidade, de preferência, feitos com produtos naturais, e sempre retirar cuidadosamente toda a maquiagem antes de dormir. Realize também uma “detox” de maquiagem por alguns dias, para que a pele possa se recuperar.

— Tratamentos químicos: algumas pessoas fazem alongamento dos cílios, processo semelhante ao alongamento dos cabelos. Mas esses tratamentos oferecem riscos, pois são feitos com substâncias químicas que podem causar alergias e irritar a pele, levando ao enfraquecimento e queda dos cílios. Fique alerta e procure outros métodos de cuidar dos seus cílios, como recomendamos abaixo.

Como hidratar os cílios

Um “truque” bastante antigo para hidratar os cílios e protegê-los é passar óleo de rícino ou azeite de oliva antes de dormir. Esses óleos naturais são hidratantes e livres de substâncias tóxicas. Além disso, nutrem os fios e promovem sua saúde. Passe algumas gotas sobre as pálpebras, suavemente. Pela manhã, lave com água morna e um produto de limpeza apropriado. Você notará, em algumas semanas, os benefícios.

Como fazer os cílios crescerem

A vaselina também é usada como hidratante dos cílios, e não precisa ser aplicada durante a noite. Você pode aplicar um pouco na base dos pelos durante o dia, esperar 15 minutos e enxaguar com água e um bom produto de limpeza.

Como nutrir os cílios

Consuma alimentos ricos em vitamina H, que ajuda nos processos metabólicos das proteínas, sendo muito indicada para melhorar a saúde da pele e dos pelos, incluindo a dos cílios. Você pode encontrar a vitamina H em carnes, leite, nozes, amêndoas, levedura de cerveja, grãos integrais e em alguns peixes, como as sardinhas. Sua carência pode levar ao excesso de oleosidade nos pelos e pele, promovendo a queda dos cílios e do cabelo.

Como nutrir os cílios

Outra vitamina que faz bem ao corpo em geral e aos cílios em particular é a vitamina C. Pode ser encontrada nas folhas verdes e frutas cítricas (como acerola, limão e laranja). Também pode ser encontrada no kiwi. Além disso, a vitamina C é um antioxidante, que combate os radicais livres que tanto prejudicam ao corpo e à beleza.

Alimentos ricos em vitamina E (como agrião, ovos, germe de trigo, linhaça e couve), também podem ser adicionados à dieta de quem quer promover o crescimento dos cílios.