Saiba mais sobre as alergias - Melhor com saúde

Saiba mais sobre as alergias

Entendida também como reação de hipersensibilidade, a alergia nada mais é do que uma resposta imunológica exagerada, que nosso organismo produz e acaba por se desenvolver depois de uma exposição a uma determinada substância estranha a ele (conhecido também como antígeno), ocorrendo em indivíduos suscetíveis, a partir de sua genética e previamente sensibilizados.

Causas

  • Ácaros e fungos;
  • Pelos de animais, como cães e gatos;
  • Alimentos
  • Medicamentos.

Tipos de Alergia

Alergia alimentar: É possível sofrer com alergias a partir da ingestão de alguns alimentos. Os alimentos mais comuns capazes de provocar alergia são:

  • Frutos do mar;
  • Leite de vaca;
  • Carnes derivadas do porco.
ostras

A alergia aos frutos do mar é um exemplo muito comum de alergias alimentares.

Alergias na pele: ocorrem a partir do aparecimento de algumas lesões, acompanhadas de coceira intensa. Em alguns casos, mais graves, podem acometer o corpo inteiro.

Alergias relacionadas à vias respiratórias

Rinite alérgica: ocorre a partir do momento em que a mucosa do nariz inflama e pode ser contínua. São motivadas a partir da presença de poeira e ácaros. Seus sintomas são espirros constantes, nariz congestionado, coceira nasal, alteração no olfato e no paladar e coriza.

Asma:é basicamente a inflamação das vias respiratórias É motivada a partir de infecções das vias aéreas, prática inadequada de exercício físico, medicações e até mesmo alimentos. Seus sintomas são sensação de aperto no peito, falta de ar e tosse.

Alergia ocular: a mais comum é a conjuntivite que acarreta em forte irritação, vermelhidão e coceira nos olhos.

Dicas para uma casa e vida mais saudáveis

Deixe o ar entrar: Abra sempre as janelas durante o dia. O vento, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não faz mal e ajuda muito na ventilação da casa.

Atenção aos móveis: o mobiliário da sua casa deve sempre ter bordas lisas e ser de fácil limpeza.

Limpe sua casa: a limpeza deve ser realizada diariamente, com água e produtos de limpeza adequados.

Evitar odores fortes: produtos que têm cheiros fortes devem ser evitados na sua casa, pois são grandes vilões e responsáveis por causarem alergias.

Evitem: vassouras, espanadores e aspiradores que não tenham filtros para reter partículas bem pequenas.

Cuidado com colchões e travesseiros: sempre troque seus travesseiros uma vez por ano e prefira modelos feitos de espuma inteiriça. Esqueça travesseiros que contenham penas. Encapar colchões e travesseiros com capas especiais contra ácaros e trocar as roupas de cama semanalmente é bastante indicado.

E claro: quando surgirem alterações em seu corpo, procure imediatamente um médico para que os medicamentos adequados sejam receitados.