Mousse leve de morango e amêndoas, sem lácteos e sem açúcar - Melhor com Saúde

Mousse leve de morango e amêndoas, sem lácteos e sem açúcar

Apesar de não incluir açúcar ou leite, este mousse é uma sobremesa com uma textura leve, e que conta com a doçura natural do morango e que podemos complementar com a da estévia
Mousse leve de morango e amêndoas, sem lácteos e sem açúcar

As novas tendências gastronômicas procuram combinar sabores deliciosos e alimentos equilibrados, para que a saúde e o prazer caminhem de mãos dadas.

Desta forma, mais e mais receitas feitas com gorduras saudáveis, sem açúcares, sem farinha e sem produtos lácteos estão sendo compartilhadas, e superalimentos muito nutritivos são criados.

Descubra neste artigo uma receita simples para fazer um mousse leve de morango e amêndoa muito digestivo, sem produtos lácteos e sem açúcar.

Um mousse leve de morango sem lácteos

As receitas de mousse são geralmente feitas com leite ou creme de leite, ingredientes que dão sabor e cremosidade para qualquer sobremesa.

No entanto, podemos procurar alternativas mais leves, que também são adequadas para aqueles que não toleram a lactose, não querem exceder em gorduras ou não consumem produtos lácteos.

Nesta receita, vamos substituir o leite de vaca por leite de amêndoas, que é leve, cremoso e muito nutritivo. Podemos comprá-lo ou fazê-lo em casa, nós mesmos.

Porção de mousse leve de morango

Sobremesa sem açúcar

O problema com a maioria das sobremesas é o excesso de açúcar que elas contêm.

O açúcar branco é considerado um produto muito nocivo para a nossa saúde, uma vez que altera, acidifica, e descalcifica o organismo, o que pode repercutir em muitas desordens de todo tipo.

Hoje temos muitas alternativas ao açúcar branco, entre as quais podemos ir experimentando para tentar descobrir diferentes tipos de doçura e texturas para cada receita:

  • Açúcar integral de cana
  • Estévia
  • Mel de abelha
  • Xarope de agave
  • Melaço de cereais
  • Xarope de bordo
  • Açúcar de coco

Leia também: Controle os níveis altos de açúcar no sangue com estas 5 vitaminas caseiras

Benefícios desta sobremesa

O morango

Morangos para o mousse leve de morango

O morango é uma fruta muito adequada em qualquer dieta saudável, uma vez que é baixo em açúcares, calorias e gorduras, e tem propriedades diuréticas que nos ajudam a combater a retenção de líquidos, que nos faze ficar inchados e acima do peso.

Ele também é rico em vitamina C, ácido fólico, manganês, iodo, potássio e outros minerais.

Graças a esses valores nutricionais, comer morangos de forma regular nos permite regular os níveis de colesterol no sangue, prevenir a osteoporose, combater a constipação, e melhorar a visão.

A amêndoa

Amêndoas para preparar mousse leve de morango

A amêndoa é um excelente fruto seco para se consumir a qualquer idade, pois traz muitos nutrientes, proteínas, gorduras saudáveis e fibras.

Embora contenha muitas calorias, estes frutos são uma grande contribuição de energia, e não estão contraindicados em casos de excesso de peso, se as consumirmos com moderação (um pequeno punhado por dia).

Além disso, as amêndoas são ricas em vitamina E, um poderoso antioxidante que nos protege do envelhecimento precoce, tanto por fora, como por dentro.

As amêndoas nos permitirão evitar os produtos lácteos nesta receita, pois trarão muita cremosidade ao mousse.

Receita do mousse de morango

Aqui está a receita para este mousse de morango delicioso e saudável.

Ingredientes

  • 1 xícara de amêndoa crua (150 g)
  • 3 claras de ovo
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 3 colheres de sopa de estévia líquida refinada (30 ml)
  • 3 xícaras de morangos (510 g)

Recomendamos que os morangos sejam ecológicos, pois, se eles não são cultivados de maneira natural, geralmente contêm uma grande quantidade de pesticidas, que penetram dentro da fruta através dos seus delicados poros externos.

Modo de preparo

  • Uma hora antes de preparar esta receita, colocamos as amêndoas de molho para ativá-las, pois assim ficam mais digestivas e fáceis de cozinhar.
  • Separe as claras das gemas e bata até o ponto de neve, isto é, até conseguir uma espuma cremosa. Reserve.
  • Triture as amêndoas embebidas com o copo de água por pelo menos um minuto, de modo a obter um creme bastante grosso.
  • Adicione a estévia e os morangos e liquidifique tudo. Neste momento, podemos provar este preparo para ver se queremos adoçar um pouco mais, pois dependerá do nosso gosto pessoal e da doçura da fruta.
  • Em seguida, acrescentaremos as claras ao batido de frutas, com muita suavidade, para misturar os ingredientes, mas sem reduzir o tamanho das claras.
  • Nós distribuiremos o creme em copos ou nos recipientes que queremos usar, vamos cobri-los e colocar na geladeira.
  • Devemos aguardar pelo menos 24 horas antes de consumir esse doce, se quisermos ter a textura adequada do mousse.