Por que nascem as verrugas? - Melhor Com Saúde

Por que nascem as verrugas?

Ainda que, na maioria dos casos, elas não costumem ser perigosas, certamente não são agradáveis. Para eliminá-las podemos optar por tratamentos médicos como a crioterapia ou por tratamentos tradicionais, que podemos fazer em casa.

As verrugas são um tipo de lesão cutânea que ocorre de muitas formas e em diferentes partes do corpo. Embora não sejam geralmente perigosas e incomodem por uma questão estética, convém observá-las e tratá-las quando dolorosas ou localizadas em áreas sensíveis.

Explicaremos a seguir como nascem e como alguns remédios naturais muito eficazes poderão eliminá-las rapidamente.

Em alguns casos, deve-se consultar um dermatologista para examinar e decidir sobre o tratamento, após considerar os seguintes sinais:

  • Infecção ou sangramento da verruga
  • Dor
  • Verrugas na região genital ou anal
  • Diabetes ou AIDS
  • Mudanças de cor ou aparência
  • Dificuldade persistente para eliminá-la

Se o médico decidir removê-las, a crioterapia será sempre o tratamento mais eficaz e menos agressivo que nitrato de prata. Em raros casos, pode-se recomendar a remoção por cirurgia.

Vale lembrar que as verrugas podem ser contagiosas entre pessoas e na mesma pessoa, afetando principalmente crianças e adolescentes.

O papilomavírus

Verruga

A causa do aparecimento de verrugas é o papilomavírus humano, dos quais existem 70 subtipos. Este vírus promove a rápida multiplicação de células da pele, causando tumores benignos não graves, mas contagiosos e irritantes.

Se a causa for um vírus, é sinal de que a pessoa tem baixa imunidade que não foi capaz de combater o vírus, que está latente e pode aparecer a qualquer momento que nossas defesas se debilitam, permitindo novas verrugas. É por isso que as verrugas reaparecem.

Recomenda-se, portanto, além de exame e tratamento, fortalecer o sistema imunológico. A adoção de boa alimentação, estilo de vida saudável, atividades físicas e abstinência de hábitos nocivos pode ser complementada com tratamento com equinácea duas vezes ao ano. Esta erva é um excelente restaurador de defesas, mas deve ser tomada por períodos e com pausas, para que continue a fazer efeito.

Echinacea purpurea - roter Sonnenhut Bluehende Pflanze.; Echinacea purpurea - purple coneflower, flowering Plant.; Echinacea purpurea - roter Sonnenhut, BlŸhende Pflanze.; Echinacea purpurea - purple coneflower, flowering plant.; Purple Coneflower - Echin

Como a tomamos?

  • Tomar por três meses. Parar por quinze dias e depois voltar a tomar por um mês.
  • Dose de manutenção: Tomar 2,5 g/dia.
  • No caso de sistema imunitário muito baixo, com infecções recorrentes, tomar 5 g por dia.
  • Se a infecção aumentar, dobrar ou triplicar a dose diária de manutenção até reduzir a infecção.
  • Se infecção persistir, manter uma dose alta (5-7 g/dia) até o desaparecimento total e voltar para a dose normal.

Seu consumo é proibido para crianças menores de três anos e deve-se considerar que a planta interage com a cafeína e os imunossupressores. Pessoas alérgicas a margaridas devem tomar cuidado.

Remédios naturais para eliminar as verrugas

Além de tratamento médico e fortalecimento do sistema imunitário, existem alguns antigos remédios para eliminar verrugas.

Leite de figo verde

Quando coletamos diretamente figos da figueira, podemos observar que do caule emerge uma espécie de leite branco cremoso. Aplicar uma gota deste líquido diretamente sobre a verruga e repeti-lo várias vezes ao dia. Esta substância queimará as verrugas.

higo-verde-keepps

Alho

O alho é um remédio multifuncional. Tomá-lo no seu estado natural aumentará as defesas. Uma boa opção seria fazer a cura tibetana do alho, uma forma de aumentar consideravelmente suas propriedades medicinais. Mas, pode-se também aplicar diretamente uma fatia sobre a verruga, cobrindo-a com esparadrapo. Trocar a cada 12 horas até o desaparecimento da verruga.

Celidônia maior

Esta planta elimina verrugas e pequenas acumulações de sebo. Picar um galho no pilão e aplicar, cobrindo com fita adesiva. Aplicar por meia hora (tempo necessário para secagem) uma vez ao dia. Lavar bem as mãos após o uso.