Por que nossas mãos ficam frias durante todo o ano?

Por que nossas mãos ficam frias durante todo o ano?

Quando faz frio durante o inverno podemos entender porque as extremidades ficam frias, mas não sabemos por que as sentimos assim o ano todo.
Por que nossas mãos ficam frias durante todo o ano

Mãos e pés frios os 365 dias do ano

Não se conhece bem a razão deste sintoma. O resto do corpo está quente, transpirando, e até sofrendo com o calor do verão. O que acontece com os pés e com as mãos, que ficam tão frios como se tivéssemos entrado em uma piscina de gelo?

A razão para sentirmos frio nas extremidades se encontra na circulação sanguínea. Em determinadas condições, o sangue que flui aos pés e às mãos (mais precisamente aos dedos) se retira, o que faz com que as extremidades esfriem e até fiquem insensíveis.

No inverno é fácil entender por que isto acontece, já que o frio se instala e parece não querer sair dos ambientes. Mas, no verão ou quando faz calor, não deveria ser algo comum. Além disso, os problemas circulatórios já nomeados e que logo vamos detalhar, também podem ocorrer devido a uma dieta baixa em calorias ou, em casos mais graves, a doenças cardíacas.

Porque mãos ficam frias e os pés

“Não entendo. Se estou saudável, estamos na primavera ou verão, faço atividades físicas… Então, por que minhas mãos e meus pés esfriam tanto e uso meias no verão?“. Bom, isto pode ser uma chamada de atenção ou sinal de que algo não está funcionando como deveria.

É bom saber que tanto os pés como as mãos são a parte final de zonas muito importantes do corpo: o tronco e as pernas. São o contato mais importante entre o interior e o exterior, os primeiros que se movem ao querer pegar alguma coisa ou quando nos mexemos.

Como já foi mencionado antes, a má circulação é a causa principal do ponto de vista orgânico. Pode ser que a postura ou o trabalho diário não permita que o sangue chegue corretamente às extremidades, por exemplo. Outras razões são o estreitamento dos vasos sanguíneos, a baixa taxa metabólica e a hipotensão arterial (pressão baixa).

Por quais outras razões as extremidades esfriam?

Podemos acrescentar mais um fator ao esfriamento dos pés e das mãos. O emocional! Como é isso? Vamos explicar em detalhes.

Se costumarmos ficar com as extremidades geladas o ano todo é porque nosso corpo fica em disjunção entre avançar ou se retrair. Para que se entenda melhor, temos vontade de fazer alguma coisa, mas por algum motivo, que às vezes nem conhecemos, freamos antes de avançar.

Esquentar as mãos

Se, por exemplo, quisermos comprar um chocolate no mercado e nossa mente nos avisa que estamos de dieta ou que o preço está caro para nosso orçamento, então, automaticamente levamos a mão para trás. Isto é traduzido pelo corpo como “detenham a circulação nessa zona”.

No âmbito da psicologia, estuda-se a relação entre os problemas de avançar na vida e as extremidades frias. Se não conseguirmos dar um passo adiante para começar a estudar, amadurecer, formar uma família, ir até onde desejamos, etc., o organismo recebe a ordem de não enviar sangue para os pés.

Se desejarmos abraçar alguém, fazer carinho, segurar a mão de alguém e não nos animamos, se nos privamos do que queremos, se olhamos, mas não tocamos, então, as extremidades superiores ficarão mais frias que um iceberg.

Detectar mãos ou pés frios é fácil. Mas o que é um pouco mais difícil é compreender a razão ou relacionar o problema com um fator emocional. Com certeza, deve-se referir a algo que está interferindo entre o que se sente e o que se faz ou se fala.

É o momento de agir e que nada nos prive de desfrutar da vida! Não guarde nenhum sentimento! Nem suas mãos, nem seus pés deixarão você se enganar. Siga avançando e verá como, a partir de agora, as mãos deixarão de ficar tão frias mesmo com um calor de 40 °C na rua.

Como evitar mãos e pés frios?

Se o problema for sanguíneo, você pode aproveitar os benefícios dos seguintes remédios naturais para aquecer as extremidades:

Gengibre

mãos ficam frias tome gengibre

O gengibre possui a capacidade de acelerar o metabolismo em geral. Evita as dores estomacais, melhora a circulação do sangue, alivia as dores musculares e aumenta a temperatura do corpo. Beba um chá feito com:

  • 1 colher de raspas de gengibre
  • 1 copo de água fervente (250 ml)

Canela

A canela tem a capacidade de aquecer o estômago, eliminar as dores ou doenças digestivas, aumentar a temperatura nos órgãos internos, melhorar o fluxo sanguíneo, aliviar dores e eliminar a sensação de frio nas mãos e nos pés. Coloque canela no café, em cremes, sobremesas, etc.

Gingko Biloba

O Gingko Biloba é um vasodilatador excelente que estimula o calor nas extremidades, facilita a circulação (sobretudo a cerebral) e melhora a claridade mental. Pode-se consumir em forma de pílulas que são vendidas em casas de produtos naturais, por exemplo.

Não se esqueça de fazer alguns exercícios para colocar em movimento os pés e as mãos. Mexa-os sempre para que não permaneçam na mesma posição durante muito tempo. Uma boa técnica é girar os tornozelos e os pulsos enquanto mexe os dedos.

Gingko Biloba