Nove dicas para prevenir naturalmente os vasinhos

Nove dicas para prevenir naturalmente os vasinhos

É importante praticar exercícios para melhorar a nossa circulação e prevenir o surgimento de varizes. Atividades de intensidade baixa, como passear com o cachorro e ir caminhando para o trabalho, também podem ajudar.

Um dos problemas estéticos mais comuns e que todas as mulheres odeiam são os chamados vasinhos nas pernas. Trata-se de pequenas veias vermelhas ou azuis , que se apresentam após a dilatação das veias superficiais, sendo um processo anterior a formação das varizes. Geralmente esses  pequenos vasinhos não causam dor, mas afetam e muito o lado estético das pernas, região que é habitual seu aparecimento e em alguns casos no rosto.

Quais são as causas do surgimento desses vasinhos?

Os fatores relacionados com o surgimento dos vasinhos normalmente estão relacionados à genética, à gravidez, ao emagrecimento ou aumento abrupto de peso, permanecer por muitas horas sentada, parada, mudanças de hormônios, prisão de ventre crônica, uso de certos tipos de medicamentos, estilo de vida, entre outros.  Pode  também estar associado  ao uso frequente de roupas justas e sapatos de salto alto.

Como podemos prevenir o aparecimento dessas pequenas varizes?

Para evitar a dilatação dos vasos sanguíneos que provocam o surgimento dos desagradáveis vasos,  não existe um método garantido, no entanto, alguns conselhos e bons hábitos podem contribuir para a prevenção desse problema.

Melhore a circulação para evitar vasinhos

Massagem nas pernas para melhorar a circulação e evitar os vasinhos

Uma boa circulação é a chave para prevenir e combater os incômodos vasinhos, especialmente quando se apresentam nas pernas.  E para obter uma boa circulação, siga as seguintes instruções:

  • Realize frequentemente exercícios, como correr, caminhar, subir as escadas, andar de bicicleta entre outras atividades que movimente especialmente as pernas de baixo impacto como passear com o seu cachorro, a limpeza da casa e ir andando ao trabalho, por exemplo.
  • Procure sentar mantendo suas pernas elevadas para descansá-las.
  • Se você tem que estar sentada ou em pé durante muitas horas, tire alguns minutos para fazer um breve alongamento, mudar de posição, ou qualquer outro movimento que te ajude a estimular a circulação.

Controle seu peso

O aumento de peso abrupto ou a obesidade são outros grandes causadores e muito comuns do surgimento dos vasinhos. O que ocorre é que esse aumento de peso fará que sinta mais pressão sobre suas pernas, e, consequentemente, você notará o surgimento do problema. É muito importante perder peso e ao mesmo tempo tentar controlar essa oscilação,  para que não surja os vasinhos.

Faça massagens regulamente

Massagem nas pernas para evitar os vasinhos

Uma boa massagem é a chave para melhorar a circulação, prevenindo e combatendo o aparecimento dos antiestéticos vasinhos. Se você deseja um efeito mais eficaz no combate desse problema siga as seguintes recomendações:

  • Na luta contra os vasinhos utilize na sua massagem o vinagre de maçã e em seguida coloque na região afetada compressas desse vinagre;
  • Aplique a polpa da planta da babosa na área onde se localiza os vasinhos e massageie suavemente em movimentos circulares, deixando que atue por 15 minutos.

Durma com as pernas elevadas

Dormir com as pernas acima da linha do corpo, é outra forma de manter um bom funcionamento da circulação. O que deve utilizar é uma almofada grande ou alguns travesseiros debaixo das suas pernas.

Cuide de sua dieta

Beber bastante água

A dieta desempenha um papel importante na prevenção e tratamento dos vasinhos. Recomenda-se aumentar o consumo de alimentos antioxidantes, assim como aqueles que sejam ricos em vitaminas C e A. Também é importante reduzir o consumo do sal, beber muita água durante todo o dia e ingerir frutas, verduras, frango, peixe e cereais.

Faça exercícios para tonificar a perna

Qualquer que seja o exercício para tonificar as pernas, são perfeitos para prevenir e combater os vasinhos. Comprove através da prática de atividades como caminhar, fazer step, correr, pular, pedalar entre outros. 

Evite cruzar as pernas

pernas espetaculares
Manter as pernas cruzadas durante um longo período pode dificultar a circulação, e a consequência pode ser o início do surgimento dos vasinhos.

Lembre-se de utilizar roupas e sapatos confortáveis

Como mencionamos anteriormente, a roupa muito apertada e sapatos de salto alto podem influenciar no surgimento dos desagradáveis vasinhos. Nesse caso, escolha roupas confortáveis, e sapatos de salto baixo e que deixem livre a circulação de pés e pernas. 

Utilize protetor solar

Os raios solares fazem que o problema de vasinhos se torne muito pior, e por esse motivo indicamos o uso de proteção toda vez que você se exponha ao sol. Escolha uma proteção solar de acordo com sua pele e sempre o utilize ao sair de casa.