Nove maneiras fáceis de parar com ronco - Melhor Com Saude

Nove maneiras fáceis de parar com ronco

Você sabia que tanto a obesidade quanto o consumo de bebidas alcoólicas podem fazer com que você ronque? Ao perder peso iremos melhorar não apenas esta condição, mas também a nossa qualidade de vida.

O ronco é um transtorno comum que afeta muitas pessoas no mundo todo, sendo tão desconfortante para a própria pessoa que sofre com esse problema quanto para as demais que compartilham a mesma cama ou o mesmo ambiente. O ronco normalmente interrompe o sono, causando muita dificuldade para que a pessoa volte a dormir e, consequentemente, a falta de um sono contínuo compromete a qualidade de vida de qualquer indivíduo.

O ronco é comum mais em pessoas adultas, e na maioria dos casos está associada com um problema de saúde. No entanto, quando os roncos se tornam crônicos, e com muita frequência, esse transtorno é conhecido como apneia do sono. Trata-se de um distúrbio em que a pessoa sofre pausas na respiração, sejam de forma parcial ou completa durante uns 10 segundos enquanto dorme.

Embora na maioria dos casos o ronco não seja um problema que afeta a saúde, deve-se levar em conta, que esse problema é um sinal que algo no nosso hábito diário  deve ser mudados como, por exemplo, ter uma alimentação saudável e iniciar atividades físicas. Se você é uma pessoa que sofre constantemente com esse problema, a seguir te ensinaremos algumas formas de combater esse distúrbio.

Manter o peso ideal

A obesidade é um dos problemas que produzem como consequência o ronco. Recomenda-se  que se perda pelo menos 10% do peso, o que ajudará a reduzir o ronco e, além disso, contribuirá para melhorar a sua qualidade de vida.

Evite o consumo de álcool

Evite o consumo de álcool para parar com ronco

O consumo de bebidas que contenham álcool deve ser evitado antes de dormir. O álcool normalmente relaxa a língua, amídalas e o céu da boca fazendo que o sonho seja mais pesado e desta forma provoca com  mais facilidade o ronco.

Evite o cigarro

Fumar irrita e inflama as vias respiratórias superiores, e esse desconforto faz com que a pessoa ronque com mais frequência. Deixar de fumar não só te ajudará a eliminar o ronco da sua vida, mas também será uma das melhores contribuições que você estará fazendo pela sua própria saúde.

Dormir de lado ajuda a evitar o ronco

Dormir de lado ajuda a parar com ronco

Ao dormir de barriga para cima, a língua e o paladar caem na sua garganta e bloqueando as vias respiratórias e consequentemente a pessoa começa a roncar.

O recomendado para evitar este problema é dormir de lado. Além da mudança da postura, recomenda-se colocar almofadas extras ao seu lado para manter seu corpo nesta postura e evitar que se vire e durma de boca para cima, e também deve elevar um pouco sua cabeça aumentando  o tamanho do seu travesseiro. Para conhecer os bons hábitos para dormir de lado, o livro Remédios Caseiros da Clinica Mayo, recomenda que se costure uma bola de tênis  na parte de trás da  camisa do seu pijama ou roupa de dormir ( camisolas). No momento em que estiver dormindo e virar-se na posição de barriga para cima, a bola irá causar um desconforto, fazendo com que você, mesmo dormindo, volte à posição lateral.

Fazer gargarejo com menta

Se a causa do ronco for por um resfriado ou uma alergia, faça gargarejos com menta e verá uma forma rápida de lutar contra o ronco.  O preparo  é muito fácil, basta colocar uma gota de óleo essencial de menta em um copo de água e fazer gargarejos por alguns segundos( em hipótese alguma bebe a água). Outra opção é utilizar o chá de menta, substituindo o uso do óleo.

Tomar uma xícara pequena de café

Tomar um xícara de café pode ajudar a parar com o ronco

Se você não exagera no consumo do café, uma pequena xícara  de café não afetará seu sono, e em muitos casos, o que ocorre é que não se tenha um sono tão profundo. O efeito da cafeína faz com que  a orofaringe não relaxe por completo, e consequentemente  a pessoa roncará menos.

Inalar e beber chá de Urtiga

Se o ronco é produzido por algum tipo de alergia, o primeiro passo é limpar muito bem a cada canto do seu quarto e eliminar todo tipo de sujeira que possa agravar ainda mais esse problema. Logo após a limpeza profunda (a pessoa afetada deve, se possível,  não realizar essa tarefa) prepare um chá de urtiga acrescentando uma colher de chá de folhas de urtiga secas em uma xícara de água fervendo e beba antes de ir dormir. Essa planta é considerada um anti-histamínico natural.

Realize uma boa limpeza nasal

Limpeza nasal ajuda a parar com o ronco

O clima frio e o contato com o ar condicionado podem gerar crostas e secreções nas membranas nasais, e consequentemente entope as vias respiratórias. Para evitar o ronco, devido a esse congestionamento nasal, recomenda-se fazer uma limpeza no canal das narinas como soro fisiológico antes de dormir.

Evite alimentos irritantes

O consumo de alimentos pesados antes de dormir, como, por exemplo, os lácteos, o trigo, o açúcar,  gorduras, entre outros normalmente causam refluxo estomacal, o que irrita a parede do nariz e a faringe provocando o ronco.