Nutrientes e exercícios para manter o fígado saudável

Nutrientes e exercícios para manter o fígado saudável, limpo e forte

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois desempenha diversas atividades fundamentais para o bom funcionamento do organismo.
fígado-saudável

O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois desempenha diversas atividades fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Sabemos que, para que o fígado possa funcionar de forma adequada, devemos manter hábitos saudáveis, aliados a uma alimentação equilibrada e à prática regular de atividade física. Caso contrário, nosso organismo acumula toxinas em excesso, fazendo com que este importante órgão tenha que trabalhar de forma exagerada.

Em vez de recorrer a dietas milagrosas de desintoxicação, não seria melhor apostar na prevenção e cuidar do fígado para mantê-lo sempre saudável, limpo e forte?

Para isso, além de manter uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes, existem também alguns alimentos e nutrientes chave que podem oferecer uma ajuda extra para este objetivo. Neste artigo falaremos sobre alguns deles.

Vitamina C das frutas cítricas

citricos

A vitamina C é fundamental para o funcionamento do fígado, já que ajuda em seu processo natural de limpeza e estimula a produção de enzimas desintoxicantes que contribuem para eliminar resíduos e toxinas prejudiciais para o organismo.

Aposte nas frutas cítricas, que contêm um alto teor de vitamina C, para obter estes benefícios. A laranja, a toranja e o limão são ótimas escolhas. Beber um pouco de suco de limão recém-espremido logo após acordarmos, por exemplo, ajuda a estimular o fígado logo pela manhã.

Alicina e selênio presentes no alho

O alho é um dos remédios naturais mais conhecidos e utilizados como parte da medicina alternativa desde a antiguidade. Mesmo uma pequena quantidade dele pode ajudar a ativar enzimas do fígado que contribuem para que o corpo possa eliminar toxinas de forma eficaz, favorecendo a saúde hepática.

Além disso, o alho é rico em selênio e alicina, dois compostos naturais que são fundamentais para a limpeza do fígado e para que ele se mantenha saudável. Lembre-se de que o ideal para aproveitar todas as propriedades que o alho tem a nos oferecer é consumi-lo cru.

Catequinas do chá verde

O chá verde atua como um ótimo aliado para os cuidados com o fígado. Ele é rico em um tipo de antioxidante chamado de catequina, um composto que melhora a função hepática no organismo. Além disso, pesquisas recentes identificaram que as catequinas podem ajudar a tratar a hepatite viral e a curar inflamações no fígado. Vale a pena acrescentar o chá verde na dieta para proteger este órgão fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Clorofila dos vegetais verdes

clorofila

Os vegetais verdes estão entre os nossos melhores aliados para manter a saúde do fígado. Podemos consumi-los crus, cozidos ou em forma de sucos verdes deliciosos; só não podemos deixá-los fora da dieta.

Eles são riquíssimos em clorofila, que favorece a saúde hepática e ajuda a manter o organismo saudável. Consumindo-os, podemos eliminar toxinas e neutralizar metais pesados, químicos e pesticidas presentes na alimentação e no meio ambiente, atuando como um importante mecanismo protetor para a função do fígado.

Glutationa do abacate

O abacate é considerado um superalimento altamente nutritivo e rico em gorduras saudáveis e diversos nutrientes necessários para o nosso organismo. No entanto, hoje vamos falar sobre um nutriente que é especialmente benéfico para o funcionamento do fígado e está presente no abacate: a glutationa.

Trata-se de um tipo de molécula formada por três aminoácidos muito necessário para ajudar o fígado a cumprir com suas funções depurativas. Este composto ajuda o órgão a eliminar toxinas prejudiciais, por isso vale a pena incluí-lo na dieta sempre que possível.

Outra opção de alimento que contém glutationa são as nozes, outra forma de proteger e melhorar o funcionamento do fígado.

Exercícios físicos

zumba

Além de manter uma alimentação saudável e priorizar a ingestão dos nutrientes que mencionamos anteriormente, é importante lembrar que a prática regular de atividade física também é fundamental para manter a boa saúde do fígado e o seu bom funcionamento.

Por este motivo, dedique-se pelo menos meia hora por dia a algum exercício físico da sua preferência. Não precisa ser nada exageradamente intenso; basta movimentar o corpo e aumentar a frequência cardíaca. Algumas sugestões podem ser fazer uma caminhada, participar de uma aula de dança, nadar, andar de bicicleta, correr a um ritmo lento ou moderado ou praticar algum esporte do qual você gostar.

O importante é não ficar parado. Seu fígado irá lhe agradecer!