O ponto Feng Fu, estimulação com gelo para melhorar a saúde

O ponto Feng Fu, estimulação com gelo para melhorar a saúde

Na medicina tradicional da China, o corpo é considerado como um sistema de energia. Apoiando-se nesse pensamento, a medicina chinesa aproveitou algumas técnicas, como a acupuntura, a acupressão e as massagens para equilibrar o fluxo de energia das pessoas e a função dos seus órgãos. A partir desse conceito, os chineses descobriram que o corpo tem diferentes pontos de pressão que, ao ser estimulados, podem melhorar a saúde tanto em nível físico como emocional.


O ponto Feng Fu é um desses pontos de pressão que oferecem incríveis benefícios à saúde. Esse ponto se encontra localizado exatamente onde se unem a cabeça e o pescoço, e seu significado em nosso idioma é “Palácio do vento”. Para estimular o ponto Feng Fu é utilizada uma terapia com gelo, com a qual a pessoa poderá se sentir mais jovem e cheia de energia.

Para que serve a estimulação do ponto Feng Fu?

A maioria de nós procuramos melhorar nossa qualidade de vida, prevenir o envelhecimento precoce, ter mais energia e, sobretudo, evitar dores ou problemas de saúde. Para conseguir isso, obviamente, é necessário levar um estilo de vida saudável, uma boa alimentação, fazer exercícios, controlar o estresse ou não fazer atividades de alto risco, entre outros. Tudo isto é crucial para ter uma boa qualidade de vida apesar do passar dos anos; entretanto, a estimulação com gelo do ponto Feng Fu pode se converter em um grande aliado para obter todos esses benefícios à medida que o tempo passa. No que consiste essa técnica?

Antecedentes da terapia

Na medida em que o tempo passa e com cada experiência que temos ao longo da vida, vamos experimentando diferentes tipos de dores que vão da cabeça até os pés. As dores podem ser o resultado de uma lesão física como cortes, queimaduras ou golpes, entre outros. Também podem ser dores do interior do corpo como, por exemplo, dores de cabeça, de dente ou gástrica, entre outras. Se essas dores forem recorrentes e não são tratadas rapidamente, elas podem afetar as atividades cotidianas e a qualidade de vida.

Frequentemente, as pessoas tomam analgésicos para diminuir os dores mas, infelizmente, não costumam chegar à raiz do problema e podem ter efeitos secundários no organismo. O que poucos conhecem é que uma técnica tão simples como a estimulação com gelo do ponto Feng Fu pode ter melhores efeitos do que qualquer outro analgésico.

A terapia Feng Fu com gelo forma parte da medicina alternativa da China, derivada da acupuntura. A acupuntura é uma técnica muito famosa em todo mundo,  que consiste na inserção e na manipulação de agulhas no corpo com o objetivo de restaurar a saúde e o bem-estar dos pacientes. Neste caso, o ponto que terá que ser estimulado é o que está justamente onde se une o pescoço e o crânio, para o qual simplesmente vamos usar uma pedra de gelo.

Método para estimular o ponto Feng Fu

Deite-se de barriga para baixo e coloque uma pedra de gelo (de aproximadamente 2 x 2 cm) no ponto Feng Fu, localizado na base do crânio, logo abaixo da aresta inferior da tampa do crânio, na parte superior do pescoço. Deixe-a ali durante 20 minutos e segure-a com um cachecol ou uma venda para que não se deslize. É importante fazê-lo regularmente, com descansos de dois ou três dias. A regra principal é fazê-lo em jejum, quer dizer, com o estômago vazio, e outra vez antes de se deitar. Não tema aplicar o gelo já que não provocará um resfriado.

Uma vez colocado o gelo no ponto Feng Fu, você vai sentir o frio só por 40 segundos. Passado esse tempo, você começará a sentir uma sensação de calor que tornará a terapia mais agradável.

É possível que nos primeiros dias de aplicação você sinta euforia pela liberação de endorfinas na corrente sanguínea.

Benefícios da estimulação do ponto Feng Fu

sono-500x265

  • É ideal para melhorar a qualidade do sono.
  • Ajuda a melhorar o estado de ânimo e a vitalidade em geral.
  • É bom para regular o trabalho no espaço digestivo.
  • Ajuda a prevenir e tratar os resfriados.
  • Combate e alivia diferentes doenças como a dor de cabeça, dor de dente ou dor nas articulações, entre outros.
  • Pode ajudar a tratar doenças pulmonares e cardiovasculares.
  • Ajuda nos casos de doenças neurológicas com mudanças degenerativas da coluna.
  • Pode ser bom para tratar problemas gastrintestinais e as infecções de transmissão sexual.
  • Pode ajudar com os transtornos da glândula tireoide.
  • Para pacientes com artrite, hipertensão e hipotensão.
  • Asma bronquial.
  • Aliviar a síndrome pré-menstrual.
  • Ajuda com transtornos psicoemocionais, estresse, fatiga crônica, depressão ou insônia.