O Ponto Ling Gu: alívio imediato da dor ciática - Melhor Com Saúde

O Ponto Ling Gu: alívio imediato da dor ciática

Podemos praticar esta técnica em casa pressionando a área com os dedos para aliviar diferentes dores, como aquelas causadas durante a menstruação ou também cefaleias e dores nas costas.
dor ciática

A acupuntura é uma prática milenar da medicina chinesa que tem como objetivo recuperar o equilíbrio interno e as funções do organismo, inserindo agulhas finíssimas em pontos específicos do corpo humano. Entre outras capacidades, esses pontos podem aliviar dores em diferentes partes do corpo, e um dos mais importantes deles é o ponto Ling Gu.

Neste artigo, iremos falar sobre este ponto, que ficou conhecido por proporcionar o alívio imediato da dor ciática e da lombar quando pressionado. Por isso, se você sofrer com este problema, não deixe de ler!

A dor ciática

A dor ciática é muitas vezes chamada de dor do nervo ciático, já que ocorre como resultado de uma inflamação neste nervo. O nervo ciático é o maior do corpo humano; suas raízes estão na parte inferior das costas, na região lombar, mas ele se estende pelos glúteos e coxas.

A dor ciática pode, portanto, ser sentida em toda esta região que possui as terminações nervosas, desde a lombar até a parte posterior das coxas, havendo inclusive casos em que ela se irradia para o joelho.

O ponto Ling Gu

acupuntura4

Este ponto, que também é chamado de “osso do espírito”, foi encontrado por Master Tung, um médico chinês praticante da medicina tradicional de seu país. Ele era conhecido por conseguir resultados considerados milagrosos usando poucas agulhas, que eram aplicadas nos pontos certos.

Estes pontos foram mantidos como um segredo familiar por muitos anos, até que este médico resolveu compartilhar o seu conhecimento com um grupo de alunos. A partir daí, mais e mais pessoas foram descobrindo a importância do ponto Ling Gu, que é usado até hoje na acupuntura.

Este ponto está localizado nas mãos, entre o primeiro e o segundo osso do metacarpo, na região dorsal. Se você sentir na sua mão o local onde se “encontram” os ossos do dedão e do indicador, verá que existe um local um pouco “oco”, que é onde fica o Ling Gu.

Apesar de poder trazer alívio para diversas condições, como dores nas costas, cólicas menstruais, dores de cabeça e até dores nos pés, ele é mais conhecido por proporcionar alívio instantâneo para a dor ciática e na região lombar. Em cerca de 75% dos casos, o paciente sente um rápido alívio quando o ponto é pressionado, após apenas alguns minutos.

Por ser considerado muito forte, não é recomendado pressioná-lo no caso de mulheres grávidas, já que se acredita que ele seja capaz de induzir o parto.

Geralmente, a dor afeta somente um dos lados do corpo, pode ser constante, e costuma ocorrer principalmente quando estamos sentados, mas ela também pode surgir de forma aguda como uma dor fortíssima que torna difícil o simples movimento de nos levantarmos. Pacientes também relatam uma sensação de fraqueza, dormência e formigamento na perna, que dificulta a movimentação da mesma e até dos pés.

Como usar o ponto Ling Gu?

acupuntura3

Se você sofrer de dor ciática, fazer acupuntura pode ser uma excelente alternativa para reduzi-la de forma significativa. Pacientes relatam que a aplicação da agulha no ponto Ling Gu pode fazer milagres, por isso vale a pena experimentar.

Por outro lado, nós também podemos obter seus benefícios em casa, encontrando o ponto com a outra mão e fazendo uma pressão contínua sobre ele. Não se recomenda fazer uso de agulhas se você não possui o conhecimento adequado para manipulá-las, mas podemos obter algum alívio pressionando com o dedo da outra mão.

Os benefícios começam a aparecer após cerca de 20 minutos de pressão constante, por isso tenha paciência. Procure o ponto exato e pressione com força. É normal sentir um pouco de dor quando o ponto estiver pressionado.

Lembrando que você deve usar esta técnica na mão contrária ao lado do corpo em que costuma sentir dor. Ou seja, se a dor ciática ocorre do lado direito do corpo, na parte direita inferior das costas e desce pela perna direita, pressione o ponto da mão esquerda.

Não deixe a dor chegar ao seu ponto máximo e insuportável para começar. Experimente esta técnica em casa para obter alívio imediato, mas se isso não funcionar, pense em fazer uma sessão com um acupunturista. A agulha costuma ajudar em 75% dos casos, e o profissional pode inclusive mostrar como pressionar o ponto com o dedo, para que você possa continuar tentando fazê-lo em casa.