O que evitar quando sofremos de hipertensão? - Melhor com Saúde

O que evitar quando sofremos de hipertensão?

Se fomos diagnosticados com hipertensão, é muito importante evitarmos o consumo de todos aqueles alimentos que podem piorar a situação, como o sal e as bebidas com cafeína.

A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma condição clínica muito comum atualmente. Ela se caracteriza pela elevação da pressão arterial, a pressão exercida pelo músculo cardíaco nas artérias durante sua contração (sístole) e seu relaxamento (diástole) se eleva e se mantém desta maneira. Consideramos a pressão alta quando ela permanecer igual ou superior à 140mmHg para a sístole e 90mmHg para a diástole (lê-se 140 x 90mmHg).

A pressão alta pode possuir diferentes causas, como, por exemplo, os hábitos alimentares, o estilo de vida sedentário, a obesidade, dentre outros. Por isto, tem se tornado muito comum e merece nossa atenção.

Esse transtorno é um fator de risco para o desenvolvimento de outros sérios problemas de saúde. Está ligado ao infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), problemas renais, insuficiência cardíaca, dentre outros vários problemas que reduzem a nossa qualidade de vida. Desta forma, quem tem pressão alta deve adotar um estilo de vida mais saudável, que ajude a controlar os níveis pressóricos antes que seus efeitos afetem a saúde gravemente.

Um dos fatores que mais influenciam na pressão alta é a alimentação. Obviamente, também, existem outros hábitos que vêm a influenciá-la, mas ter uma boa ou má alimentação se refletirá no estado da pressão arterial.

Hoje focaremos em apresentar tudo aquilo que deve ser evitado por quem sofre de hipertensão arterial.

Alimentos que devem ser evitados por quem sofre de hipertensão

Como dito anteriormente, a alimentação é uma das maiores influências no estado de hipertensão arterial. A seguir, conheça os alimentos que devem ser excluídos por quem sofre desse problema.

Presuntos e embutidos

Esse tipo de alimentos se caracteriza por ter altos teores de sódio e gordura, os quais não favorecem em nada a saúde das artérias e a circulação sanguínea. Assim, a melhor opção é consumir carnes magras, como frango, peru (ambos sem pele), coelho, porco (sem a famosa gordura), dentre outros.

Queijos

Os queijos tradicionais têm altos teores de sódio que influenciam no aumento da pressão arterial. O sódio aumenta a retenção de líquidos e, como consequência, a tensão aumenta. Uma boa opção para substituir esse tipo de alimento é o queijo sem sal adicionado, que agora é muito mais comum nos supermercados.

queijo

Tira-gosto

A maior parte dos tira-gostos que encontramos em supermercados costuma ter muito sódio e gorduras ruins para o organismo. Deve-se evitar o consumo de frituras, amendoim salgado, batatas fritas, dentre outros.

Manteiga e margarina

Esse tipo de alimento é muito comum em nossa alimentação, usado em vários pratos. Porém, contém sódio e gordura que afetam a saúde das artérias. É possível reduzir seu consumo a pequenas quantidades ou optar por usar azeite de oliva ou, ainda, produtos próprios para pessoas hipertensas, os quais já estão disponíveis em supermercados.

Evite o consumo de defumados ou alimentos em conserva

Alimentos que devemos evitar quando sofremos de hipertensão arterial

É preciso evitar o consumo de carnes e outros alimentos defumados facilmente encontrados no mercado. Em geral, esses alimentos costumam ter altos teores de sódio para que se conservem por mais tempo.

Molhos

Os molhos como a maionese, o ketchup e muitos outros, contêm altos teores de sódio que, como sabemos, afetam a saúde arterial. Ao invés de usar esses molhos podemos optar por preparar um molho caseiro sem sódio e sem muita gordura.

Chá preto

Evitar sódio em caso de hipertensão arterial

Esse tipo de chá contém uma alta dose de cafeína, que é contraindicada para pessoas com hipertensão devido ao fato de que estimula a produção de adrenalina e, além disso, eleva a pressão arterial devido ao cortisol.

Sementes de anis

A infusão de semente de anis pode elevar muito a pressão arterial e, inclusive, causar uma parada cardíaca.

Outros hábitos que devem ser evitados

  • Consumo de bebidas alcóolicas. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas aumenta a pressão arterial. Porém, foi comprovado que beber de uma a duas taças de vinho por dia pode ajudar a regular a pressão.
  • Estilo de vida sedentário. Manter um estilo de vida sedentário cedo ou tarde causará sérios problemas de saúde, dentre os quais está a hipertensão arterial. A obesidade e os altos índices de colesterol ruim costumam influenciar muito no desenvolvimento desse problema. É importante comer de maneira saudável, praticar exercícios, tomar água, se livrar do estresse e consultar um médico periodicamente.
  • Consumo de cafeína. Até o momento pesquisas têm sido desenvolvidas para determinar a forma como a cafeína influencia na pressão arterial. Foi comprovado que seu consumo aumenta a pressão arterial de forma repentina, mas ainda não se sabe se isso é algo temporário ou duradouro. É por isso que pessoas que sofrem desse problema devem evitar o alto consumo desse tipo de substância.