O que fazer diante de um golpe no cóccix? - Melhor Com Saúde

O que fazer diante de um golpe no cóccix?

O tratamento mais recomendado para a fratura no cóccix é o repouso. Procure não forçar a área e não exercer pressão sobre a mesma durante o período de convalescença.
Golpe no cóccis

 

O cóccix está situado no final da coluna vertebral, na parte baixa das costas e seguido do sacro, com o qual se articula. Ainda que o cóccix já não tenha uma função importante no corpo humano, oferece inserções para músculos e ligamentos e atua como amortecedor quando uma pessoa se senta; em muitas ocasiões, ao cair sentado, o cóccix pode ser facilmente lesionado e requer um período de recuperação e muito pouco tratamento.

As mulheres são mais propensas a sofrer lesões lombares porque sua pelve é mais larga do que a dos homens, e isso faz com que o cóccix fique mais exposto a possíveis lesões; por regra geral ocorre por causa de quedas diretas e podem desenvolver luxações ou fraturas, produzindo sintomas como dor ao caminhar e ao sentar, além de incômodo ao defecar.

Tratamentos adequados para um golpe no cóccix

– Quando o cóccix sofre um traumatismo pode causar incômodos graves, mas isso pode ser curado com um pouco de tratamento, sendo o tempo o fator mais importante de cura, e podendo levar várias semanas, dependendo da gravidade da lesão.

É importante evitar exercer pressão direta sobre o cóccix durante longos períodos de tempo, por isso é recomendável que use uma almofada de rosca, que servirá de amortecedor e ajudará no processo de cura.

– Quando estiver sentado, incline seu corpo para frente, para que o peso do seu corpo recaia sobre as penas e não sobre o cóccix.

– Aplique gelo na região lesionada durante 15 a 20 minutos, três ou quatro vezes por dia, especialmente durante os primeiros dias depois da lesão.

– Evite realizar atividades que requerem o uso da parte baixa das costas, como alguns tipos de exercícios, pegar pesos ou ter relações sexuais.

– Consuma alimentos ricos em fibra e beba líquidos em abundância para evitar a prisão de ventre.

Como saber se quebrei o cóccix?

Frente a um traumatismo no cóccix é fácil que tenha quebrado e os sintomas podem ser notados:

– Sensibilidade e dor severa e imediata dor na região do cóccix, inclusive se estiver sentado em uma almofada por um longo tempo.

– Aparição de machucados e sentir um nó ou protuberância inchada, que é o osso que sobressai.

Em alguns casos será necessário visitar o médico para comprovar se está quebrado, por meio de um exame retal ou raios X.

Tratamento por fratura no cóccix

A fratura no cóccix é muito dolorosa e pode levar muito tempo para curar; por isso o tratamento mais importante é o descanso, para permitir que o corpo se recupere, já que pode demorar a cura por várias semanas.

Se passar esse tempo e a dor não diminuir será necessário procurar um médico que indicará medicamentos para aliviar a dor; em casos extremos será necessário eliminar o cóccix por meio de cirurgia, ainda que não garanta a eliminar da dor.

A aplicação das medidas anteriores para traumatismos no cóccix são igualmente válidas em caso de quebrar o osso.

Imagem por cortesia de Fan-zoro