O que ocasiona a visão borrada e como tratá-la?

O que ocasiona a visão borrada e como tratá-la?

Diariamente, milhares de pessoas sofrem de visão embaçada ou borrada, um transtorno que tem muitas causas e que não deve ser deixado de lado. Principalmente, se esse problema estiver acompanhado por dores de cabeça, enjoos, cansaço e náuseas, é preciso compreender o que o ocasiona e como evitá-lo.


Os objetos se veem mal, você não distingue as pessoas (principalmente os rostos), tem problemas para ler ou sente que as letras se mexem no computador ou no livro, possivelmente seja bom consultar um especialista. Neste artigo você vai encontrar alguns dados sobre a visão borrada, suas causas e como tratá-la.

Causas de visão borrada

Essa lista vai lhe ajudar a determinar quais são as razões pelas quais você pode estar sofrendo de visão embaçada e seus sintomas mais comuns.

Astigmatismo e miopia

A primeira é uma doença que diminui a visão de perto. E a segunda, limita a de longe. Além de ver embaçado, elas distorcem o campo visual.

Catarata

São mais frequentes nas pessoas maiores de 60 anos e às vezes carecem de sintomas. Em outros casos, provoca opacidade corneana, visão embaçada, sensibilidade à luz, halo de luz, visão dupla e alteração progressiva da visão.

Catarata-500x334

Diabete

Um dos muitos sintomas dos desequilíbrios dos níveis de açúcar no sangue pode ser a visão embaçada. Você vai ter que prestar atenção se sofrer com essa doença porque a falta de cuidado deriva em problemas mais sérios na visão, incluindo até a cegueira.

Doença de Graves

A perda de peso e o aumento do apetite, a frequência cardíaca rápida,  alta pressão arterial, tremores e visão embaçada são os sintomas mais notórios dessa patologia que afeta à glândula tireoide.

Esclerose múltipla

Essa doença neurodegenerativa traz como consequência muitos problemas na visão, entre elas ver de maneira embaçada. Ela também ocasiona problemas para o controle de urina, mudanças na sensibilidade, etc.

Hipoglicemia

A diminuição dos níveis de açúcar no sangue de maneira brusca pode nos causar não só visão embaçada, mas também outro tipo de alterações visuais, confusão, visão dupla, convulsões, perda da consciência, ansiedade, palpitações e instabilidade.

 

 Catarata-500x375

Enxaqueca

Quando a cabeça dói muito devido a um problema muscular ou neuronal, a visão embaçada é um sintoma muito frequente. Outros sinais são náuseas, sensibilidade à luz, dor nos olhos e vômitos. As cefaleias podem ter signos similares.

Pressão alta e glaucoma

Tanto se sofrermos de hipertensão como de pressão na vista (glaucoma), podemos ter problemas para ver bem. Além disso, ambos geram problemas adicionais, como podem ser os desmaios, a perda da visão total ou parcial, as taquicardias, etc.

Como evitar a visão borrada

Se isto acontecer muitas vezes, é preciso ir ao médico. Se for um acontecimento esporádico, você deve prestar atenção aos seguintes conselhos:

Reduza o estresse

Isso vai ajudar a baixar a pressão arterial e o nervosismo. Portanto, você vai estar mais sereno e vai poder ver melhor. A hipertensão é um dos piores inimigos para os seus olhos, porque ela os desgasta. Se você tiver tensão ocular também é bom que se tranquilize um pouco. Controle suas irritações e a ansiedade, para que elas não lhe ocasionem muitos problemas.

Ardor-nos-olhos-500x311

Relaxe a vista

Se estiver trabalhando muito tempo frente à tela do computador ou do dispositivo móvel, pode ser que você tenha a vista cansada e isso pode ocasionar visão embaçada. Feche os olhos sem se levantar da cadeira, durante um minuto. Outra opção é, de pé, colocar o dedo indicador diante do seu rosto e aproximá-lo e afastá-lo lentamente, enquanto mantém a vista fixa. Depois, faça o mesmo mexendo de direita para a esquerda, como se fosse um pêndulo. Só é permitido mexer os olhos, não a cabeça.

Focar e dispersão

Coloque a atenção em um objeto e olhe-o fixamente. Depois, tente dispersar a vista e focar no seu entorno. Uma das razões pelas quais vemos embaçado é porque estamos acostumados a não focar em algo em particular, devido às centenas de estímulos que recebemos diariamente.

Cuide da sua alimentação

Com certeza você já sabe que a água é seu melhor aliado para manter todo seu corpo hidratado, incluindo a vista. Além disso, ela ajuda a eliminar as toxinas que se acumulam no corpo e que podem danificar o fígado, o órgão diretamente relacionado com os olhos. Se vir impreciso ou nublado, tente seguir uma dieta sem gorduras nem frituras. Beba todos os dias um chá de boldo e tenha uma alimentação filtrante com vegetais ao vapor ou semi-cozidos (principalmente, brócolis, espinafres e acelga) e arroz integral. Deixe de lado as gorduras, as carnes e os laticínios.

Por outro lado, aumente a ingestão de vitaminas dos grupos A e C. Elas são encontradas nos cítricos, nas cenouras, no mamão e no brócolis.

Tenha hábitos mais saudáveis

Aumente o tamanho da letra das telas para não ter que aproximar tanto o dispositivo aos seus olhos, não leia quando a luz não é suficiente (melhor se for natural e não artificial), mantenha, pelo menos, um metro de distância da televisão e use óculos de descanso no trabalho ou quando chegar em casa.

Também é bom passar um tempo em ambientes rurais ou naturais, tanto seja o campo ou a praia. Dessa maneira, você vai poder trabalhar a amplitude do campo dos olhos. Como no caso de uma fotografia panorâmica, a vista precisa descansar de ver muitas coisas todas juntas, das cores, das luzes de neon e dos brilhos.