O que podemos fazer com a casca dos cítricos? - Melhor Com Saúde

O que podemos fazer com a casca dos cítricos?

Ainda que seus usos mais conhecidos sejam culinários, as cascas de laranja e de limão também podem servir para preparar desodorantes ou esfoliantes naturais.

Você sabe qual a parte dos cítricos que contém um grande número de propriedades para a saúde? A casca, que é benéfica para prevenir o câncer ou doenças cardiovasculares, evitar a retenção de líquidos e o acúmulo de gorduras ou melhorar as defesas do corpo, entre muitas outras.

Por isso que neste artigo explicaremos como você pode usar as cascas do limão, da laranja, da tangerina, da toranja para poder desfrutar de seus benefícios medicinais, culinários e cosméticos.

Para isso é fundamental que as frutas sejam de nosso próprio cultivo ou orgânicas, para se assegurar que elas não tenham pesticidas, ceras ou outras substâncias tóxicas acumuladas na casca.

citricos-veronicasheppard

Como conservar as cascas?

O primeiro passo é lavar bem as frutas, descascá-las e eliminar as partes esbranquiçadas do interior que podem ser amargas.

O primeiro modo de usá-las é ralando-as e utilizando-as diretamente frescas, já que deste modo são mais aromáticas. Mas, se quisermos conservá-las para ir usando pontualmente podemos congelador as cascas raladas. Outra opção consiste em secá-las naturalmente, ao sol ou no forno (temperatura baixa durante várias horas), e pulverizá-las com a ajuda de um moinho de café.

Usos medicinais

  • Potente ação antioxidante: graças ao seu conteúdo em flavonoides que ajuda a prevenir e tratar naturalmente o câncer, especialmente o de pele e o de mama, assim como minimiza o risco de sofrer doenças cardiovasculares.
  • Seu alto conteúdo em vitamina C ajuda a ter um sistema imune forte.
  • Efeitos limpadores e depurativos, por dentro e por fora. Ajuda também a evitar a retenção de líquidos.
  • Propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas. Os cítricos ajudam a melhorar o humor.
  • Melhora a função digestiva, especialmente com as gorduras.
  • Melhora a assimilação dos nutrientes, como o ferro, o que pode ajudar no tratamento de anemia.

Usos culinários

A casca dos cítricos, fresca ou seca, ajuda a dar um toque refrescante e muito aromático a receitas, além de trazer benefícios medicinais e facilitar a digestão:

  • Em bolos, pão-de-ló e biscoitos: misturando-as com a massa ou como decoração.
  • Em vinagretes ou todo tipo de molhos ou mesmo para temperar óleos.
  • Como tempero (dessecada e em pó) para aromatizar carnes, peixes, sopas e ensopados.
  • Em chás e bebidas (limonadas, batidas, sucos, bebidas vegetais).
  • Para dar um toque original aos cubos de gelo: adicione à água da cuba de gelo as raspas frescas dos cítricos.
  • Podemos confeitar as cascas inteiras ou em pedaços, fervendo-as com açúcar e assando-as.

limon-confitado-Chiots-run

Para preparar um xarope: ferva a casca com mel ou açúcar até reduzi-la a metade. Conserve este xarope na geladeira e você pode usá-lo tanto para a cozinha quanto um xarope para crianças e adultos, esse xarope ajuda a fortalecer as defesas do organismo e prevenir doenças causadas por vírus e bactérias.

Usos cosméticos

Corteza-naranja

Graças ao seu conteúdo em vitaminas e minerais os cítricos ajudam a limpar a pele e também a melhorar a sua textura, evitando a flacidez, hidratando-a e evitando a aparição de rugas, pois melhoram a regeneração celular e contribuem na produção de colágeno.

  • Esfoliante natural: podemos preparar um simples e efetivo esfoliante para limpar a pele e ajudá-la a regenerar-se, basta misturar açúcar ou sal, casca de limão ralada ou em pó e azeite de oliva ou óleo de amêndoa (se a pele for seca), ou mesmo gel de babosa (se a pele for oleosa).
  • Desodorante: se batermos as cascas dos cítricos no liquidificador, o suco que obteremos pode ser usado como um desodorante natural muito efetivo e sem substâncias danosas. Conserve o produto na geladeira por poucos dias ou congele e vá usando.
  • Sabões: podemos obter um sabão e muito aromático usando as cascas dos cítricos em vez de lavanda.

 Imagens por cortesia de veronicasheppard, ecstaticist y ecstaticist