O uso do vinagre de maçã como tratamento de beleza - Melhor Com Saúde

O uso do vinagre de maçã como tratamento de beleza

Se você vai utilizá-lo para fins estéticos, tanto para o cabelo quanto para a pele, é muito importante diluir o vinagre em água para evitar reações alérgicas.

O vinagre de maçã é tradicionalmente elaborado com a fermentação dos açúcares, da sidra ou do suco de maçã. É caracterizado por conter ácido málico, elemento que proporciona seu valor como seu cheiro, componentes pelos quais o identificamos. Este produto, além de ser muito econômico, também é versátil  e pode ser utilizado tanto na gastronomia, medicina, quanto nas tarefas de casa e no tratamento de beleza.

Certamente, na sua cozinha há um frasco de vinagre de maçã, ou porque você gosta de usá-lo para preparar os alimentos ou para os cuidados de sua dieta. Porém, saiba que seu uso não se limita somente à gastronomia e ao setor medicinal. Hoje apresentaremos as várias faces do uso do vinagre como um grande e poderoso aliado nos cuidados da sua beleza.

Vinagre de maçã para os cuidados do cabelo

Este ingrediente tão econômico e fácil de encontrar no mercado, é um dos melhores aliados para manter a boa saúde do nosso couro cabeludo, uma vez que sua aplicação ajuda a regular o pH e, além disso, previne e elimina problemas com a caspa. Suas propriedades ajudam a limpar os folículos pilosos quando estes se encontram entupidos impedindo no crescimento natural do cabelo.

cabelo oleoso

Como deve prepará-lo?

Diluir uma xícara de vinagre de maçã em duas de água destiladas e colocar a mistura em um frasco de spray. Em seguida lave seu cabelo como de costume e, por último, enxágue, aplique a água preparada com o vinagre. O ideal e aplicar a mistura em todo cabelo e deixar que atue por aproximadamente 10 minutos. O vinagre não deve ser usado diretamente no cabelo, porque pode causar reações alérgicas no couro cabeludo. Também não é recomendado seu uso para pessoas que tenham cabelos secos , tingidos e danificados.

Acne e manchas na pele

O vinagre tem propriedades antibacterianas e determinados ácidos que ajudam a destruir os depósitos que se forma de gordura na pele. Graças a essas propriedades, é ideal para combater o problema da acne e problemas de oleosidade na pele. Além disso, tem efeitos branqueadores que  podem auxiliar na redução das manchas da pele.  Mas, é importante saber utilizá-lo e ter muita precaução para não obter reações adversas.   No caso de tratar a pele com o vinagre, você deve dilui-lo em água e em seguida aplicar na região afetada.

Previna o envelhecimento e mantenha a pele saudável

pele áspera

Este poderoso ingrediente também favorece na regulação do pH da pele, ajudando a remover as células mortas e promovendo uma melhor circulação, regenerando, dessa forma, os tecidos da pele. Elimina as impurezas e , graças a essa ação, evita o envelhecimento prematuro, permitindo que sua pele apresente uma aparência saudável.  Para tanto, o único que deve fazer é diluir uma colher de vinagre de maçã em cinco colheres de água e aplicá-la sobre a pele.

Ação curadora e desinfetante

O ideal para curar pequenas feridas e acalmar a coceira da pele. Para obter esses benefícios, coloque algumas gotas de vinagre de maçã em um recipiente com água  e faça um enxágue com essa mistura, ou acrescente algumas gotas no sabão líquido de banho de sua preferência.  Suas propriedades te ajudarão a prevenir possíveis infecções nas pequenas feridas auxiliando com mais rapidez em sua cura.

Mantém sua forma

vinagre de maça

O vinagre de maçã é um ingrediente repleto de propriedades para a saúde e para a beleza. Muitas celebridades confessam que um dos seus truques em manter a boa forma é beber em jejum uma colher de vinagre de maçã diluída em um copo com água. Certamente não  ajudará somente a manter a forma, mas também será benéfico para a saúde de forma geral.

Curar os fungos das unhas

As propriedades antibacterianas do vinagre de maçã são ideais para combater os fungos das unhas e possíveis infecções que possam derivar dele. Para solucionar esse problema desagradável, basta submergir seus pés em um recipiente que contenha uma xícara de vinagre diluída em duas xícaras de água e deixar que atue por aproximadamente 15 minutos.

Desodorante natural

O vinagre de maçã ajuda a equilibrar o pH da sua pele como mencionamos anteriormente, mas também tem outra importante função: atua como desodorante natural.  A suavidade de seu aroma pode ser desagradável, mas como dissolvemos em água, esse odor será reduzido, causando menos desconforto. Para obter um desodorante natural, basta misturar uma colher de vinagre de maçã e aplicar a mistura com algodão.