Oito informações que você necessita saber sobre seu intestino

Oito informações que você necessita saber sobre seu intestino

Não faça dietas agressivas que prometem limpar o cólon. Para mantê-lo saudável devemos manter uma alimentação adequada, rica em fibras e pobre em gorduras.

O intestino  é a última parte de nosso sistema digestivo. Suas principais  funções  são extrair água, armazenar resíduos, manter o equilíbrio da hidratação do organismo e absorver algumas vitaminas importantes como a vitamina K. Portanto, cuidá-lo é muito importante para desfrutar em geral  de uma boa saúde. A seguir apresentaremos oitos importantes informações que você necessita saber sobre esse órgão.

1. Ter cuidado com o intestino irritado

 A síndrome de  intestino irritado é uma doença muito comum, sobre tudo nas mulheres. Caracteriza-se por diarréias, inchaço abdominal e quadros de prisão de ventre, entre outros. Estes sintomas podem durar inclusive meses. Por esse motivo, ao sentir os primeiros sintomas consulte imediatamente seu médico para obter um diagnóstico preciso.

2. Um mau funcionamento do intestino é o culpado pelas diarréias

Quando nosso intestino não funciona corretamente, apresentando problemas para absorver os alimentos e líquidos  que ingressam no nosso organismo, podemos sofrer com diarréias. Para conseguir que a parede do intestino funciona melhor, recomendamos consumir arroz, purê de maça, bananas e torradas.

3. Prisão de ventre

O intestino também é culpado de nos causar prisão de ventre. Este efeito deve-se em geral, pela baixa atividade intestinal durante vários dias. No entanto, nem sempre se deve a isso. Neste caso, é muito importante consumir muita fibra e água.

4. Atenção com as hemorróidas

As hemorróidas é mais uma doença da qual pode sofrer nosso intestino.Trata-se de uma inflamação das veias e artérias do reto e de algumas áreas próximas dele. Embora seja algo que nos cause vergonha, é muito importante ter cuidado com elas. O melhor nesse caso é consultar o seu médico e manter uma dieta rica em fibras.

5- Cuidado com o câncer de intestino

O câncer no intestino é uma doença comum em diversos países.  É um câncer que se caracteriza pelo surgimento de células malignas. Localizado em um lugar em que se alojam vários tipos de bactérias, é muito fácil o desenvolvimento do câncer. Porém, esse tipo de doença é fácil de detectar. A primeira providência de seu médico será pedir um exame responsável por comprovar o aparecimento de câncer de intestino e  comprovar também, com precisão, a causa de seu desconforto.

5 Não se engane

Fibras para o intestino

Ultimamente, tornou-se moda a realização de processos de limpeza de intestino. No entanto, temos que ter muito cuidado com esse tipo de tratamento, porque são agressivos para o nosso organismo. O mais indicado é que essa “limpeza” seja feita de forma natural através de uma alimentação saudável a base de alimentos ricos em fibras.

7. Como é nosso intestino?

O intestino tem uma largura de aproximadamente 1,5 metros e 6,5 centímetros de diâmetro. Estende-se  a partir do meio de nosso abdômen até o reto. Suas características, e inclusive algumas funções, podem variar de uma espécie para outra, embora na maioria dos animais vertebrados tais funções sejam quase as mesmas.

8. Consuma alimentos saudáveis

Para desfrutar de uma boa saúde e manter um excelente estado de funcionamento de nosso intestino, é importantíssimo ter uma alimentação adequada, baixa em gorduras e rica em fibras. Desta maneira, garantimos  que nosso intestino realize todas suas funções essenciais da melhor forma possível.