Óleo da árvore do chá: óleo da vida

Para aplicar o óleo da árvore de chá de forma tópica sem problemas e sem risco de reações alérgicas, é bom diluí-lo antes em água.
Óleo da árvore do chá: óleo da vida
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 27 junho, 2023

O óleo da árvore do chá, também conhecido como óleo de melaleuca, vem sendo utilizado desde a antiguidade para tratar problemas da pele. No entanto, suas aplicações medicinais vão muito além disso.

Como curiosidade, vale a pena conhecer que ele é originário da Austrália. Foi ali que começou a ser usado pela primeira vez, graças à destilação das folhas de uma árvore chamada Melaleuca alternifolia. 

Os indígenas australianos sempre as usaram para tratar diversas condições de saúde, tanto da pele como problemas respiratórios, catarro, alergias…

Hoje em dia a indústria farmacêutica, assim como o mundo da aromaterapia, utiliza com frequência este óleo devido as suas variadas virtudes.

Ele cheira bem e pode ser encontrado em qualquer loja de produtos naturais. Não é especialmente caro e, além disso, oferece incríveis resultados para problemas comuns.

A seguir oferecemos uma série de aplicações cotidianas que serão muito úteis.

O óleo da árvore do chá nos ajuda a tratar a acne

Uma forma perfeita de acabar com a incômoda acne e com os cravos é fazer uso do óleo da árvore do chá. Suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antissépticas são ideais para combater este problema tão comum na pele.

No entanto, saiba que não devemos aplicar este óleo em sua composição pura sobre a pele. Devemos primeiro diluí-lo.

Óleo da árvore do chá para tratar acne

Proporções

  • 1 gota de óleo da árvore do chá
  • 10 gotas de água
  • 5 gotas de hamamélis

Modo de uso

Aplique esta simples e eficaz combinação com ajuda de um pedaço de algodão duas vezes por dia: pela manhã e antes de ir dormir. Dessa forma, ao final de uma semana você já verá os resultados positivos.

O óleo permite amolecer as cutículas secas das unhas

O óleo da árvore do chá tem muitas aplicações dentro da cosmética. Uma delas é amolecer as cutículas rachadas e desiguais das unhas. Além disso, também ajudará a tratar os fungos.

Modo de uso e aplicação

  • Para conduzir seu ritual de manicure, basta umedecer um algodão com o óleo e aplicá-lo sobre as cutículas. Depois de alguns minutos verá como pode eliminá-las mais facilmente.
  • Outra ideia fabulosa para lutar contra os fungos das unhas é incluir 5 gotas de óleo da árvore do chá no esmalte. Agite por alguns segundos e então aplique tanto nas unhas das mãos quanto na dos pés.

Óleo da árvore do chá para psoríase

Óleo da árvore do chá para tratar psoríase

A psoríase é um doença dermatológica que aparece nas épocas de outono ou primavera.

Sua evolução começa com uma lesão inicial – em forma de placa – e então continua como manchas eritematosas e descamativas generalizadas.

Sua origem é infecciosa e o tratamento se limita, em muitos casos, aos corticoides. No entanto, outro modo de frear seu avanço e de aliviar seu impacto na pele é usar o óleo da árvore do chá.

Modo de uso

A posologia deste tipo de óleo sempre deve ser mais ou menos 5% com relação a quantidade de água que usarmos.

  • Logo, por exemplo, podemos preparar um frasco com meio copo de água (100 mL) e adicionar uma colher (5 mL) de óleo da árvore do chá.
  • Para aplicar no caso de psoríase, o ideal é lavar antes a área afetada. Em seguida, aplique esta combinação todos os dias.

Pouco a pouco você verá os resultados.

O óleo da árvore do chá possui diversas aplicações, principalmente para tratar problemas da pele.

Para tratar o pé de atleta

O pé de atleta se origina de um determinado tipo de fungo. Os dermatófitos prosperam em lugares úmidos e quentes, e vivem do tecido morto da pele.

O mais comum é sofrermos inflamação ou descamação, tanto nas laterais dos pés como na área entre os dedos. É um problema bem incômodo que pode afetar até mesmo as unhas.

Um modo de tratar o pé de atleta é usando o óleo da árvore do chá com a finalidade de frear a infecção. Explicamos como fazer isso.

Modo de uso

  • Encha uma bacia com água morna.
  • Adicione 10 gotas de óleo da árvore do chá e 10 gotas de óleo de alecrim.

Mergulhe os pés na bacia durante 20 minutos e, então, seque-os cuidadosamente, sem se esquecer das áreas entre os dedos. Repita todos os dias ao chegar em casa.

O melhor repelente para mosquitos

Óleo da árvore do chá como repelente

Este remédio nunca falha. Se vivemos em uma região muito úmida, corremos o risco de sermos atacados por mosquitos. Como já sabemos, não existe inimigo mais voraz do que estes insetos que tantas doenças podem transmitir.

Dessa forma, prepare seu próprio repelente para mosquitos com o óleo da árvore do chá com a receita abaixo:

Ingredientes

  • 5 colheres de água (50 ml)
  • 10 gotas de óleo da árvore do chá
  • 10 gotas de citronela ou óleo essencial de limão

Modo de preparo

Para este remédio, busque um frasco com borrifador. Então, aplique a mistura sobre a pele todas as noites antes de ir dormir.

É um repelente muito eficaz e econômico, por isso vale a pena ter sempre em casa.

Para concluir, você pode observar que este óleo tem diversos usos. Lembre-se sempre de que para o uso tópico é conveniente diluí-lo. Além disso, e como sugestão, saiba que o óleo da árvore do chá também é maravilhoso para a limpeza da casa.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Del Beccaro M (1995). “Melaleuca oil poisoning in a 17-month-old.”. Vet Hum Toxicol 37 (6): 557-8. PMID 8588296.
  • Carson CF, Hammer KA, Riley TV. Melaleuca alternifolia (tea tree) oil: a review of antimicrobial and other medicinal properties. Clin Microbiol Rev. 2006;19:50-62.
  • Cox, S. D., Mann, C. M., Markham, J. L., Bell, H. C., Gustafson, J. E., Warmington, J. R., & Wyllie, S. G. (2000). The mode of antimicrobial action of the essential oil of Melaleuca alternifolia (Tea tree oil). Journal of Applied Microbiology. https://doi.org/10.1046/j.1365-2672.2000.00943.x
  • Murbach Teles Andrade, B. F., Nunes Barbosa, L., Da Silva Probst, I., & Fernandes Júnior, A. (2014). Antimicrobial activity of essential oils. Journal of Essential Oil Research. https://doi.org/10.1080/10412905.2013.860409

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.