Os 10 benefícios que o sexo aporta a sua saúde - Melhor Com Saúde

Os 10 benefícios que o sexo aporta a sua saúde

Durante a atividade sexual liberamos endorfina e oxitocina que nos ajudam a reduzir as dores musculares e das articulações. Também melhora a circulação periférica que ajuda a acalmar as enxaquecas

O sexo é uma necessidade biológica tanto para os homens como para as mulheres. É uma atividade prazerosa e divertida que causa uma sensação de bem-estar a nível físico e mental.

Nos relacionamentos, o sexo é um dos componentes básicos, pois além de fortalecer os laços amorosos, também aumenta a confiança, a paixão e outras qualidades que permitem que ambos desfrutem ao máximo dessa experiência.

Não obstante, em algumas ocasiões nos descuidamos ou deixamos cair em uma rotina, seja por falta de tempo, estilo de vida agitado ou o estresse.

O que poucos sabem é que sua prática frequente não só é essencial para a vida do casal, como também tem outros impactos positivos na saúde do corpo, de maneira geral.

Para que você não tenha dúvidas e desfrute cada dia, em qualquer momento e lugar, a seguir compartilhamos 10 benefícios que obtemos graças ao sexo.

1. Reduz o estresse

Mulher feliz graças ao sexo

Estar estressado não é uma desculpa! Para que você saiba, através das relações sexuais elevamos a quantidade de serotonina também conhecida como o hormônio da felicidade.

Esse pode ser um simples remédio para acabar com a tensão emocional e física, inclusive nas horas seguintes a sua prática.

Leia também: 5 alimentos que reduzem o estresse

2. Fortalece o sistema imunológico

As pessoas que têm uma vida sexual ativa possuem menos riscos de contrair doenças ou infecções virais.

Fazer sexo pelo menos duas vezes na semana ajuda a aumentar a presença de certos anticorpos encarregados de inibir a ação dos agentes estranhos que entram no organismo.

Isso sim, esse deve ser um complemento da dieta e de vacinas, que são as chaves para mantermos uma adequada resposta imunológica.

3. Protege a saúde cardíaca

Sexo protege a saúde cardíaca

Para proteger a saúde do coração é essencial adotarmos bons hábitos como, por exemplo, uma alimentação balanceada.

Entretanto, algo tão simples e prazeroso como ter sexo tem um impacto positivo porque:

  • Reduz a pressão arterial alta.
  • Ativa a circulação sanguínea.
  • Funciona como exercício cardiovascular.

Além disso, justamente na fase de excitação o organismo aumenta a testosterona e a DHEA (dehidroepiandrosterona), que protegem o músculo cardíaco.

4. Ajuda a manter a forma

É verdade! O sexo conta como atividade física e é perfeito para mantermos a forma e queimarmos calorias. Claro que devemos complementá-lo com outros exercícios, mas praticá-lo contribui para obtermos melhores resultados.

Em 10 minutos queima até 50 calorias, enquanto que entre 20 e 30 minutos podemos alcançar uma queima de até 150. Por isso não é bom ficarmos quietos. As posições e suas dificuldades aumentam o gasto energético.

5. Diminui a dor e as enxaquecas

Mulher com dor de cabeça por falta de sexo

Durante o coito, mobilizam-se quantidades significativas de óxido nítrico, uma substância que melhora a circulação periférica para acalmar as enxaquecas relacionadas com alguma dificuldade vascular.

Por outro lado, durante as relações liberam-se grandes quantidades de endorfina e oxitocina que reduzem dores na região vaginal, musculares e nas articulações.

6. Melhora a memória

Estimular a produção de neurônios durante a idade adulta tem impacto positivo na conservação da memória e a prevenção do deterioramento cognitivo.

7. Rejuvenesce

Os homens que possuem um a vida sexual ativa, ainda que baixa, têm menos probabilidades de morrer em idades mais jovens em comparação com aqueles que não tem nenhum tipo de vida sexual.

De maneira geral, este hábito reduz a concentração de toxinas no sangue e nos tecidos, o que previne o envelhecimento celular.

8. Favorece o sono

O sexo melhora a qualidade do sono

Você está tendo problemas para dormir? Talvez tudo o que você precisa é manter relações sexuais.

Através delas aumenta-se a produção de hormônios como a oxitocina e a melatonina, essenciais para se ter uma boa qualidade de sono.

Visite também este artigo: 5 plantas para pegar no sono que você pode ter no seu quarto

9. Reduz o ressecamento vaginal

As mulheres que lutam contra o ressecamento vaginal geralmente compram no supermercado algum tipo de lubrificante que lhes permitam aliviar a irritação e a coceira na vulva.

Entretanto, manter relações sexuais pode ser mais que suficiente para conseguir lubrificar a região de maneira natural, em especial se as preliminares demoram um pouco mais.

Os beijos e as carícias anteriores à penetração aumentam a excitação, e com isso a vagina se lubrifica para se preparar para o coito.

10. Melhora a autoestima

Casal feliz graças a uma vida sexual ativa

No sexo pode-se demonstrar ao máximo o desejo, o amor e outros sentimentos que aumentam a autoestima em 100%.

Sentir que está compartilhando algo com seu parceiro e notar como ele está se excitando, dá mais confiança e segurança própria.

Você sente que está descuidando desse aspecto com seu parceiro? Anime-se e tente inovar, potencie a comunicação e não duvide em falar sobre todas as suas fantasias que vem à sua cabeça. Para ambos, isso fará muito bem e servirá para potencializar seus vínculos sentimentais.