Os 3 grandes benefícios da água de berinjela - Melhor Com Saúde

Os 3 grandes benefícios da água de berinjela

Você já deve ter consumido berinjela empanada, frita, grelhada, refogada ou recheada, mas talvez nunca tenha ouvido falar da “água de berinjela“. Neste artigo, falaremos dos benefícios desse legume para a saúde, e sobre como preparar a versátil bebida.

1. Água de berinjela para reduzir o colesterol

Uma pesquisa realizada por um renomado Instituto de São Paulo revelou que a berinjela ajudou a baixar em 30% o colesterol em coelhos estudados em laboratórios. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos realizou uma pesquisa para estudar as propriedades desse legume roxo para baixar os níveis do colesterol “ruim”, ou LDL, e também encontrou resultados promissores.

Colesterol

Acredita-se que vários antioxidantes presentes na berinjela, entre eles os flavonoides, mais presentes na casca do legume, facilitam essa redução do LDL.

A água de berinjela também estimula a circulação sanguínea, o que contribui para eliminar a gordura que fica grudada nas paredes das artérias, entupindo-as e bloqueando o fluxo de sangue (veja imagem acima).

2. Água de berinjela para emagrecer

Há quem não abra mão de sua água de berinjela diária, pois afirma que a bebida é o segredo do emagrecimento duradouro. A água do legume misturada ao limão acelera o metabolismo, desintoxica o fígado e combate a fome. Ao passar um tempo de molho na água, a berinjela libera uma substância chamada saponina, que atua na destruição da gordura corporal. Não há razão melhor para adotar a prática de beber essa água todos os dias, verdade?

Mas, para fazer efeito, é preciso consumir pelo menos três copos da bebida, antes das principais refeições. Para os resultados começarem a aparecer na balança, é claro também que você precisa seguir uma dieta pouco calórica, balanceada e praticar exercícios.

gordura nas costas

A água de berinjela pode ajudar a perder até 5 kg em um mês, desde que combinada a outras práticas saudáveis. Além de ter poucas calorias, esse legume também é rico em água e fibras, o que dá uma sensação de saciedade e evita que você coma muito ao longo do dia. Vale a pena experimentar.

3. Água de berinjela para diminuir o açúcar no sangue

O terceiro grande benefício da água de berinjela é baixar o nível de açúcar no sangue. O efeito hipoglicêmico desse legume também pode ser observado quando ele é consumido cru, na forma de sucos ou mesmo cozido, refogado ou assado.

Recomenda-se a água da berinjela porque outras maneiras de preparar o vegetal incluem ingredientes oleosos ou ricos em carboidrato, como trigo, óleo ou azeite. A berinjela frita, por exemplo, engorda e também faz mal a quem sofre de gastrite e doenças inflamatórias.

Mas, consumida crua ou de maneira saudável, a berinjela tem agentes que desaceleram a absorção da glicose pelo organismo, sendo muito usada por pacientes de diabetes.

A berinjela também é famosa por ser benéfica nos casos de reumatismo e de pressão alta. Por sua ação anti-inflamatória, atua nas articulações do corpo, aliviando a dor crônica. Além disso, é rica em vitamina A, C e E, além de possuir vitaminas do complexo B. Também conta com alto teor de minerais, como cálcio, ferro e fósforo, necessários para uma vida saudável. 

Aprenda a preparar água de berinjela

Agua-de-berinjela-para-emagrecer

É fácil preparar essa bebida tão útil para nossa saúde. Tome nota dos ingredientes:

1 berinjela

2 limões

500 ml de água

Como fazer:

1. Depois de lavar e enxugar a berinjela, corte-a em rodelas. Esprema o suco dos dois limões e coe.

2. Coloque as berinjelas e o suco de limão em meio litro de água e deixe de molho por uma noite inteira, em uma jarra de vidro bem tampada.

3. Pela manhã, recomenda-se tomar o primeiro copo da bebida em jejum, em uma temperatura morna. Não reutilize a berinjela para o dia seguinte. Você pode, porém, aproveitá-la para fazer sucos, cremes e sopas, entre outas preparações.

Dica: beba a água de berinjela durante uma semana inteira, três vezes ao dia, uma vez por mês. Isso é o necessário para contar com seus benefícios para a perda de peso. Combinada a uma dieta detox, ajuda a purificar o fígado e o organismo. Mas não exagere na quantidade. Se notar efeitos adversos, interrompa o consumo imediatamente.