Os 4 pilares fundamentais de um relacionamento - Melhor Com Saúde

Os 4 pilares fundamentais de um relacionamento

Para que nosso relacionamento não caia na monotonia é muito importante que inovemos todos os dias. Aumentando a criatividade conseguiremos fortalecer o vínculo com nosso parceiro.
Os 4 pilares fundamentais de um relacionamento

Estar em um relacionamento é um compromisso que pode nos dar as melhores alegrias de nossa vida, mas também nossos maiores sofrimentos. Tomar a decisão de compartilhar nossa vida com alguém envolve algo maior do que amor, pois são requeridos outros pilares básicos para conseguir sucesso no relacionamento.

Pouco a pouco a vida nos dá experiências que servem para nos melhorar como pessoas, e também como parceiro. É muito importante prestar muita atenção a esta parte de nossa vida, pois, mesmo que muitas vezes não a aceitemos, é algo que todos nós precisamos para sentir felicidade, ânimo e saúde. 

Estar apaixonado e ter uma relação estável nos enche de felicidade, nos ajuda a crescer como pessoa e dá mais sentido à vida. Por isso, vale a pena conhecer os pilares mais importantes de um relacionamento, com a finalidade de melhorar a convivência e fortalecer a relação.

A psicóloga e sexóloga Letícia García compartilha conosco os 4 pilares fundamentais de um relacionamento: comunicação, confiança, cumplicidade e criatividade.

Comunicação como pilar de um relacionamento

Comunicação como pilar do casal

Se comunicar com o parceiro é um dos ingredientes principais para manter a estabilidade na relação e evitar cair na rotina. Esta comunicação deve ser feita de uma forma tranquila e sem o medo de reprovação pela outra pessoa. Dizer as coisas que incomodam, tratar dos problemas de uma forma amena e dialogar é uma forma de se entender melhor e melhorar a convivência entre o casal.

Também deve haver um espaço para a comunicação sexual e afetiva, que desempenham um papel muito importante na relação. A maioria das pessoas acha de que pedir é ruim, sem saber que talvez seja uma das formas de acender uma faísca de paixão e loucura na relação, para fortalecê-la e sair da rotina.

Confiança como pilar de um relacionamento

Confiança como pilar de um relacionamento

A confiança também possui um papel fundamental em todo tipo de relacionamento sentimental. Este pilar fortalece o casal e faz com que cada um se sinta complementar ao outro.

Sentir confiança é poder ser você mesmo e estar seguro de que não irá ser julgado ou repreendido por sua forma de ser, por seus gostos ou desejos. A pessoa na qual confiamos faz críticas construtivas e não pretende mudar nosso jeito. Tal confiança é alcançada com o tempo e com uma boa comunicação, e se baseia tanto em saber dizer como em saber escutar, sem medo de se sentir julgado.

Cumplicidade

Confiança como pilar de um relacionamento

Confiança como pilar de um relacionamento

A cumplicidade entre o casal faz com que a relação seja algo único e diferente do que qualquer outro vínculo que possamos estabelecer. É sentir uma conexão que facilita a comunicação e o compartilhamento de coisas em comum. Na verdade, quando o casal tem muita confiança e carinho, desenvolve uma linguagem própria para se expressar.

As obrigações e a rotina podem fazer a cumplicidade se perder. No entanto, com amor e vontade se pode incentivar esta aliança tão especial e recuperar todos aqueles detalhes que se perderam com o passar dos dias e que, sem dúvidas, podem dar força e paixão para a relação. Além disso, pode-se inovar no relacionamento e ter novos momentos para fortalecer os sentimentos e todas aquelas coisas que em algum momento chegaram a unir o casal.

Criatividade como pilar de um relacionamento

Criatividade como pilar do relacionamento do casal

A criatividade é algo que todos temos e que podemos cultivar de formas variadas. É um ingrediente que nos permite sair da rotina, renovar a relação e reviver a intensidade do amor quando parecer que tudo tenha mudado. É muito importante introduzir novos elementos em nossas relações sexuais e de convivência, além de recuperar aqueles detalhes que sabemos que nosso parceiro gosta.

Existem muitas formas de potencializar a criatividade. Na verdade, juntos, o casal pode fazer algo muito especial para fortalecer o vínculo e deixar de lado a monotonia que, em certos casos, pode acabar com a intensidade do amor.

Colocando em prática estes quatro pilares fundamentais, você poderá fortalecer seu relacionamento, tanto na convivência quanto no campo sexual. É necessário que ambos apliquem estas dicas, pois a relação sempre é de dois e uma só pessoa não pode mantê-la.