Os 7 pecados que cometemos no cuidado com a pele

Os 7 pecados que cometemos no cuidado com a pele

Ainda que não seja recomendado fazê-la com muita frequência para não debilitar a pele, a esfoliação é fundamental para eliminar células mortas e para que a mesma recupere o seu esplendor.
Os 7 pecados que cometemos no cuidado com a pele

Toda mulher tem uma rotina de beleza a ser seguida todos os dias, principalmente no que diz respeito ao cuidado com a pele. No entanto, muitas de nós cometemos alguns erros que podem prejudicar a saúde da pele, e no entanto fazem parte do nosso dia a dia.

Muitas vezes não nos damos conta de que os nossos comportamentos podem não ser os ideias para cuidar da pele e, em algumas situações, podem até ser prejudiciais para a saúde deste órgão tão importante.

Este é o tema deste artigo que apresentamos hoje. Iremos falar sobre sete pecados comuns que diversas mulheres cometem no cuidado com a pele diariamente. Vale a pena ficar atenta para evitá-los e priorizar sempre hábitos que deixarão sua pele muito mais bonita e saudável.

Principais erros no cuidado com a pele

Esquecer do pescoço na rotina de beleza

Este é um erro relativamente comum no cuidado da pele. Quando estiver realizando a sua rotina de beleza no rosto, não se esqueça do pescoço!

A pele do pescoço é ainda mais sensível do que a do rosto, e pode sofrer alterações na elasticidade, pigmentação e textura com o passar dos anos, favorecendo inclusive o surgimento de rugas. A aparência do pescoço é amplamente conhecida por “revelar” a idade, mesmo que o rosto esteja com um aspecto extremamente jovem e saudável.

Tomar banho quente demais

Agua-quente

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho com a água praticamente fervendo. Embora ela possa proporcionar uma sensação relaxante, principalmente nos dias mais frios, a temperatura muito elevada da água pode prejudicar a pele.

A água muito quente reduz os óleos naturais da pele e provocam o ressecamento, podendo inclusive causar coceira.

Não deixe que este se converta em um hábito. Tente tomar banho com a água morna, e quem sabe até mais fresca nos dias em que a temperatura externa está mais quente. Sua pele agradece!

Não tirar a maquiagem antes de dormir

Todas as mulheres sabem que este hábito é terrível para a pele e ouviram a vida inteira diversas recomendações para não fazê-lo. No entanto, quando chegamos à noite com o rosto maquiado e a preguiça bate, muitas vezes acabamos indo dormir sem retirar a maquiagem.

Este comportamento é muito prejudicial, pois a maquiagem pode obstruir os poros, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas. Além disso, durante o sono, as substâncias químicas da maquiagem podem causar dano à pele ao impedir que as células se oxigenem para se reparar.

Não usar protetor solar diariamente

Bronzear-se-em-excesso

Esta é outra recomendação que estamos cansadas de tanto ouvir, mas mesmo assim muitas não a seguem.

O protetor solar não é somente para os dias de sol intenso e nem somente para dias na praia ou na piscina. O uso diário de protetor solar é fundamental para prevenir alterações na pele, envelhecimento precoce, o surgimento de rugas e até o desenvolvimento de doenças como o câncer de pele.

Além de usá-lo diariamente, não abuse da exposição ao sol, mesmo com proteção.

Espremer cravos e espinhas

Sabemos que este comportamento é extremamente tentador, mas precisamos evitar ao máximo cutucar e espremer quaisquer cravos e espinhas que surjam na pele.

Quando fazemos isso, podemos acabar irritando a pele, causando novas infecções e até favorecendo o surgimento de cicatrizes que serão muito difíceis de eliminar.

Busque outras maneiras de lidar com esta situação, seja conversando com a sua dermatologista ou através de tratamentos naturais para prevenir e combater os cravos e as espinhas.

Não esfoliar e hidratar a pele

Esfoliar-a-pele

A esfoliação não é um tratamento para ser feito todos os dias, mas se for realizada esporadicamente ela pode ser de grande ajuda para a saúde da pele, retirando as células mortas e proporcionando uma aparência mais suave, bonita e saudável.

Você não precisa usar produtos caros para fazer a esfoliação, existem várias receitas caseiras que permitem esfoliar a pele de forma econômica e eficaz. Em seguida, não se esqueça de aplicar um hidratante de sua preferência.

Fumar

Sabemos que este não é exatamente um erro no cuidado com a pele, mas precisamos concordar que ele é um pecado para a saúde da mesma.

De nada adianta cuidar perfeitamente da pele, mantendo uma rotina de beleza exemplar, se continuarmos a manter o hábito de fumar. A fumaça do cigarro reduz a produção de colágeno e contrai os vasos sanguíneos do rosto, favorecendo o surgimento de rugas, danificando a pele de diversas maneiras e criando uma aparência cansada e sem saúde.

Mais uma razão para largar este hábito e parar de fumar de uma vez por todas.