Os 8 benefícios de consumir um dente de alho diariamente

Os 8 benefícios de consumir um dente de alho diariamente

O consumo habitual de alho pode nos ajudar a melhorar a digestão e a absorver melhor os nutrientes dos alimentos. Ele também otimiza as funções do pâncreas e do fígado.
9 alimentos que não necessitam refrigeração e, provavelmente, você não sabia

Você está acostumado a incluir o alho na sua dieta? Saiba que um simples dente de alho diário pode oferecer diversos benefícios para o nosso organismo e para a nossa saúde, de maneira totalmente natural.

Trata-se de um dos remédios naturais mais antigos e valorizados que existe, sendo usado para tratar uma infinidade de condições e doenças que podem surgir no corpo humano.

Se este alimento tão incrível não fizer parte do seu dia a dia, vale a pena tentar incluí-lo em algumas receitas. Lembre-se de que, para que as propriedades do alho sejam potencializadas, o ideal é consumi-lo cru, já que com o calor do cozimento suas capacidades benéficas podem ser reduzidas.

Neste artigo, iremos compartilhar oito benefícios que podemos obter ao incluir um dente de alho (ou vários) em nossa dieta. Não deixe de conferir.

Benefícios do alho para a saúde

  1. Reduz a pressão arterial e favorece a saúde cardíaca

Alho-para-cuidar-do-coracao

Os benefícios do consumo de alho para a prevenção de doenças cardiovasculares são muito interessantes e algo que vale a pena ter em mente. Estudos mostram, por exemplo, que este superalimento é capaz de reduzir a pressão arterial e combater a hipertensão de forma natural.

Além disso, ele também contribui para reduzir os níveis de colesterol ruim no organismo (o LDL) e possui a habilidade de dissolver coágulos sanguíneos que poderiam obstruir as artérias.

Dessa maneira, o consumo de alho ajuda a fortalecer a saúde cardíaca, e algumas pessoas inclusive fazem uso de suplementos de alho para aumentar o seu poder curativo neste sentido.

  1. Ajuda a desintoxicar o organismo

Alguns dos compostos presentes no alho contam com propriedades depurativas que nos ajudam a desintoxicar o organismo de metais pesados, eliminando toxinas que podem ser prejudiciais para a nossa saúde e protegendo nossos órgãos de maneira totalmente natural.

  1. Combate gripes e resfriados

Sabe-se que o consumo de alho é capaz de aumentar a imunidade, tornando o organismo menos suscetível a contrair gripes e resfriados. Por contar também com propriedades antivirais e antibacterianas, ele pode nos ajudar a combater não apenas estas condições, mas também dores de garganta, bronquite, tosse, congestão e sinusite.

Vale a pena incluir o alho em infusões, sopas, caldos e ensopados para tratar estas condições, lembrando que o alho cru seria uma opção ainda melhor.

  1. Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue

Alho-para-combater-glicemia

Sabemos que os picos de açúcar que ocorrem no sangue quando ingerimos determinados alimentos podem ser prejudiciais para o funcionamento do nosso organismo, por isso é importante saber que o alho pode nos ajudar a regular estes níveis de glicemia de forma natural.

Por este motivo, ele poderia ser de grande ajuda para controlar a diabetes.

  1. Combate a inflamação no organismo

Por contar com propriedades anti-inflamatórias totalmente naturais, o alho é uma excelente maneira de combater as inflamações presentes em nosso organismo, especialmente no sistema respiratório e no aparelho digestivo.

Além disso, os compostos presentes no alho também podem ser úteis para combater inflamações nas juntas e articulações, como a artrite e a artrose, e o melhor, sem causar efeitos colaterais.

  1. Ajuda a prevenir o câncer

Estudos sugerem que o consumo de alho na dieta do dia a dia poderia ajudar a prevenir o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, já que este alimento conta com propriedades anticancerígenas naturais.

De acordo com as pesquisas realizadas até o momento, foram encontradas evidências de que o alho é capaz de prevenir o câncer de mama, de cólon, de estômago, de esôfago, de pâncreas e de próstata.

  1. É riquíssimo em nutrientes

Comer-alho

O alho é um alimento extremamente nutritivo, que nos oferece diversas vitaminas e minerais em pouquíssimas calorias.

Em sua composição, o alho conta com vitamina B6 e vitamina C, fundamentais para fortalecer o sistema imunológico. Além disso, também nos oferece selênio, manganês, cálcio, cobre, potássio, fósforo e ferro.

Todos estes componentes são muito importantes para o bom funcionamento de nosso organismo, e contribuem para que todos os processos realizados diariamente no corpo sejam concluídos da melhor maneira possível.

  1. Combate infecções fúngicas

O alho conta com propriedades antifúngicas, o que significa que seus compostos são capazes de combater, de maneira natural, infecções causadas por fungos.

A alicina presente no alho é um antibiótico natural, e pode ser usado para aliviar e tratar infecções fúngicas na pele e até infecções vaginais. Nestes casos, é possível aumentar o consumo de alho na dieta, ou então usá-lo de forma tópica, para potencializar seus efeitos.