Melhores alimentos para melhorar a memória e a agilidade mental

Os 8 melhores alimentos para melhorar a memória e a agilidade mental

Os nutrientes naturais são os melhores energizantes e que potencializam a memória. Basta incluí-los diariamente em nossa dieta para notar em pouco tempo seus efeitos positivos.
Alimentos para melhorar a agilidade mental

A boa memória e a agilidade mental desempenham um papel fundamental na vida de todas as pessoas, pois graças a eles temos a facilidade de realizar muitas tarefas do cotidiano.

Muitos pensam que mantê-las em perfeitas condições é algo fora do nosso controle, mas a verdade é que se trata de uma habilidade que pode ser treinada e melhorada através da prática de hábitos saudáveis.

Assim como ocorre com outras áreas do corpo, elas também requerem uma boa alimentação para funcionarem em perfeitas condições e se conservarem mesmo com o passar dos anos.

Embora o envelhecimento costume deteriorá-las, as substâncias contidas em alguns ingredientes podem ajudar a fortalecer a memória e a agilidade mental e a melhorá-las para não desenvolver problemas precoces.

A seguir iremos compartilhar os 8 melhores alimentos para melhorar a memória, a agilidade mental e a concentração. Conheça-os a seguir.

  1. Grãos integrais

Grãos integrais para melhorar a memória e a agilidade mental

Todo o corpo, incluindo o cérebro, precisa de energia para realizar cada uma de suas tarefas.

Os alimentos com um baixo índice glicêmico liberam o açúcar no sangue de uma forma mais lenta, ajudando a manter ativa a mente durante o dia.

Os grãos integrais cumprem esta característica e também são uma fonte de outros nutrientes essenciais que fortalecem a saúde mental.

Entre os mais importantes cabe mencionar:

  • Quinoa
  • Farelo de trigo
  • Macarrão integral
  • Pão integral
  • Arroz integral
  1. Ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos essenciais não são secretados de forma natural em nosso organismo, por isso é importante que sejam incluídos na dieta.

Este tipo de nutriente protege o cérebro e contribui para mantê-lo em bom estado. Além disso, é um tipo de gordura saudável, que diminui a inflamação e melhora a saúde do coração.

Os ácidos graxos mais importantes são os ômega 3, que são encontrados em alimentos como:

  • Salmão
  • Truta
  • Cavalinha
  • Sardinha
  • Arenque
  • Sementes de chia
  • Sementes de linhaça
  • Soja e seus derivados
  • Sementes de abóbora
  • Frutos secos

Todos estes alimentos, em quantidades adequadas, atuam em benefício da saúde cognitiva e previnem transtornos degenerativos como o Alzheimer ou a perda da memória.

  1. Mirtilos

Suco de mirtilo para melhorar a memória e a agilidade mental

Os mirtilos estão em um dos primeiros lugares entre os melhores alimentos antioxidantes que podem ser incluídos diariamente ou de forma regular em nossas dietas.

A variedade azul é altamente recomendada para cuidar do cérebro e da memória, já que seus nutrientes inibem o dano celular causado pelos radicais livres, principal causa da deterioração cognitiva.

  1. Abacate

O abacate é um alimento muito completo, rico em fibras, ácidos graxos essenciais e potássio; além disso, ele não tem colesterol e é rico em antioxidantes que freiam o dano oxidativo.

Comê-lo de forma moderada todos os dias ajuda a energizar o cérebro de forma saudável, evitando a deterioração e melhorando a agilidade e o rendimento mental.

Além disso, graças a suas gorduras monoinsaturadas, ingeri-lo melhora a saúde cardiovascular e diminui o risco de desenvolver doenças crônicas.

  1. Azeite de oliva

Azeite de oliva para manter a agilidade mental

É uma das melhores gorduras para cozinhar de forma saudável e sem risco de aumentar os níveis de colesterol presentes nas artérias.

Ele é composto por ácidos graxos essenciais que favorecem a redução dos lipídios no sangue enquanto protege os principais órgãos do corpo.

O azeite de oliva contém antioxidantes, vitaminas, minerais e carboidratos, que melhoram o trabalho mental e reduzem o risco de sofrer algum tipo de deterioração cognitiva.

  1. Tomates

Este alimento delicioso contém um poderoso antioxidante conhecido como licopeno que, além de ser o responsável por dar a ele sua cor característica, também ajuda a proteger as células contra o dano dos radicais livres que está associado a transtornos graves como a demência, especialmente o mal de Alzheimer.

  1. Brócolis

Não é o vegetal preferido de todos, mas é inegável que é um dos mais saudáveis e benéficos para todo o corpo.

O brócolis oferece minerais essenciais e compostos antioxidantes que previnem o dano celular e, graças ao seu teor de vitamina K, a função cerebral se mantém ativa e cumprindo suas tarefas de forma adequada.

  1. Aipo

Aipo para melhorar a memória e a agilidade mental

Contém luteolina, um composto flavonoide que, graças a sua ação antioxidante, reduz os danos do envelhecimento precoce no cérebro, ajudando a potencializar a memória e prevenir a sua deterioração.

O consumo de todos estes alimentos tem um impacto positivo na saúde mental e física. É aconselhável incluí-los com mais frequência à dieta para aproveitar todas as suas propriedades.

Por último, é importante lembrar que também é essencial aumentar o consumo de água, já que a desidratação é um dos fatores que mais influencia o cansaço mental.