Os 8 melhores antissépticos naturais para a sua pele

Os 8 melhores antissépticos naturais para a sua pele

antissépticos

Nossa pele está exposta a uma infinidade de micro-organismos e bactérias diariamente. Mesmo que tentemos minimizar o contato com eles, é praticamente impossível impedi-lo por completo. Por esse motivo é tão importante tratar qualquer tipo de ferida que surja na pele, já que elas podem funcionar como porta de entrada para essas bactérias. Se não forem tratadas corretamente, podem até ocorrer infecções, algo que definitivamente queremos evitar.

Existem muitos medicamentos e tratamentos específicos que podem ser realizados para cuidar da saúde da pele, mas ainda assim há diversos remédios caseiros e naturais que podem ter o mesmo efeito e prevenir eventuais doenças e condições que possam surgir.

Esses tratamentos naturais são, muitas vezes, baseados em remédios com propriedades antissépticas. Por esse motivo, eles são capazes de combater os germes e bactérias, evitando a sua proliferação. Nesse artigo, iremos falar sobre os oito melhores antissépticos naturais que podem ser usados na sua pele.

Conheça os melhores antissépticos naturais:

  1. Alho

antissépticos naturais a base de alho

O alho é um antigo remédio natural ideal para curar cortes e arranhões, pois conta com propriedades antibióticas e antibacterianas. Além de reduzir a dor e facilitar a cicatrização, ele ainda possui um componente conhecido como alicina, que ajuda a prevenir infecções.

Para aproveitar os seus benefícios, basta amassar alguns dentes de alho e formar uma pasta com eles, que deve ser aplicada diretamente na ferida por um período entre 5 e 10 minutos.

  1. Óleo de melaleuca

O óleo de melaleuca é um excelente antibiótico natural. Ele contém componentes antissépticos que são muito eficazes para desinfetar a pele. Além disso, estudos demonstraram que ele também pode ajudar no tratamento da acne, pé de atleta e infecções fúngicas em geral.

Obtenha um produto que seja 100% óleo de melaleuca, e aplique na pele uma solução contendo 2 colheres de sopa em um copo de água morna.

  1. Camomila

Conhecida principalmente por suas propriedades relaxantes, a camomila é uma das ervas medicinais mais antigas do mundo. Ela contém flavonoides que ajudam a curar feridas na pele, e estudos mostram que sua ação pode até ser mais rápida do que a de muitos medicamentos à base de corticoides.

Para usá-la, coloque alguns saquinhos de chá de camomila em água quente. Depois coe um pouco do líquido e coloque os saquinhos sobre a ferida, cobrindo com gaze.

  1. Mel

antissépticos naturais que utilizam mel

De acordo com alguns estudos, o mel pode até ser mais eficaz do que alguns antibióticos convencionais. Ele é capaz de matar bactérias e prevenir infecções, possuindo uma poderosa ação antisséptica. Para usá-lo, espalhe um pouco de mel em uma gaze e aplique na pele. Se a ferida for mais profunda, aplique o mel diretamente e cubra com uma gaze em seguida.

  1. Óleo de coco

O óleo de coco oferece inúmeros benefícios para a saúde, e um deles é o fato de ser capaz de curar feridas. Suas propriedades antibacterianas e antifúngicas facilitam o processo de cicatrização. Basta aplicá-lo sob um band-aid entre 2 e 3 vezes ao dia para acelerar a recuperação.

  1. Pimenta caiena

A pimenta caiena é ótima para ajudar o sangue a coagular mais rapidamente no local da ferida. Além disso, ela atua como antisséptico e desinfeta a área afetada, devido às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas.

Ela é capaz de parar o sangramento de uma ferida em cerca de 10 a 12 segundos. Se for uma ferida mais profunda, recomenda-se também ingerir um copo de água com 1 colher de sopa de pimenta para potencializar os resultados.

  1. Aloe vera

Antissépticos naturais que utilizam Aloe vera

Muitos conhecem e utilizam o aloe vera, também conhecido como babosa, porque é capaz de aliviar queimaduras na pele. Além disso, o gel desta planta também pode ajudar a tratar cortes, arranhões e outras feridas cutâneas. Basta aplicá-lo diretamente na pele algumas vezes ao dia, e você conseguirá reduzir significativamente o tempo de cicatrização da ferida.

  1. Tomilho

O tomilho é conhecido há séculos por sua poderosa ação antisséptica, sendo usado desde o Antigo Egito para eliminar micro-organismos e bactérias. Ele é eficaz no tratamento de feridas na pele e também em infecções de órgãos internos. Para aproveitar os seus benefícios, você pode ingerir um copo de infusão de tomilho duas vezes ao dia ou aplicá-la diretamente sobre a ferida usando um algodão.