Os 8 melhores esfoliantes para a pele - Melhor com Saúde

Os 8 melhores esfoliantes para a pele

Para manter o rosto ou qualquer outra parte do corpo bonita, saudável e jovem, é preciso seguir uma rotina de limpeza diária e uma esfoliação profunda uma vez por semana.

Dessa forma, eliminaremos as células mortas e impurezas que dão à pele um tom apagado nada atraente.  Saiba quais são os melhores esfoliantes para a pele e transforme sua casa em um salão de beleza!

Esfoliação da pele: porque é importante?

A cosmética industrial, a qual costumamos usar, principalmente as mulheres, é prejudicial para a saúde de nossa derme. Isso acontece porque esses produtos contêm uma grande quantidade de substâncias e componentes que podem ser tóxicos.

A epiderme, ou seja, a parte mais superficial de nossa pele, é composta por milhões de estratos de células, onde algumas novas crescem e outras mais antigas morrem. Assim, a esfoliação serve para remover as células mortas que, mesmo sendo uma barreira protetora, impedem a regeneração das capas mais inferiores da pele.

Quando esfoliamos a pele e eliminamos as células mortas, contribuímos para que ela fique mais bonita, iluminada e jovem. A frequência de uso de um esfoliante pode ser determinada por vários fatores, assim, pode ser realmente útil repetir esse processo uma vez por semana.

Esfoliar-a-pele

Tudo dependerá  do tipo de pele (sensível, gordurosa ou seca) e de seus danos, pois isso determinará se vai sujar mais ou menos, ou se resistirá às limpezas. Aqueles que têm pele gordurosa devem fazer esfoliações semanais para tirar toda a oleosidade e evitar o desenvolvimento de acne, cravos, etc.

As peles mais secas ou sensíveis não suportam esfoliações tão frequentes, portanto, uma vez por mês seria o ideal. Sempre devemos prestar atenção à reação que o tratamento produz na pele e talvez buscar outra alternativa se notarmos vermelhidão ou ainda mais ressecamento. A boa notícia é que existem várias receitas naturais para esfoliar.

Os melhores esfoliantes naturais para a pele

Confira a seguinte lista com esfoliantes naturais e receitas caseiras para eliminar todas as impurezas da pele, tanto do rosto quanto de qualquer outra parte do corpo:

Argila verde

É indicada para pessoas com pele sensível, já que é muito suave, elimina apenas a camada mais superficial da derme e não danifica o tecido. Qualquer tipo de argila pode ser usado, caso não encontremos exatamente a verde, mas é bom saber que também é boa por sua capacidade de absorver as substâncias tóxicas.

Além de possuir outras propriedades benéficas, a argila verde é depurativa, regeneradora e cicatrizante.

Recupere-a-beleza-do-rostro-con-argila

Dilua esse ingrediente em um pouco de azeite de oliva ou óleo de calêndula, prestando atenção para que a textura da mistura fique espessa. Aplique na pele com movimentos circulares para conseguir o efeito esfoliante. Deixe atuar por alguns minutos e lave com bastante água morna. Depois, aplique um creme umectante (pode ser iogurte natural ou leite).

Farinha de aveia

Essa é outra das alternativas para a pele sensível, afinal, suaviza e desinflama a região. Pode ser comprada em pó ou em flocos em lojas de produtos naturais.

Misture um pouco de água até obter uma textura espessa. Aplique na pele fazendo pequenos círculos enquanto massageia, suavemente. Lave com bastante água e tonifique com um creme umectante. Seus oligoelementos deixarão a pele mais do que charmosa!

Sal do Himalaia (rosa)

É um ingrediente ideal para quem tem uma pele gordurosa ou resistente, ou ainda muito envelhecida e suja. Realiza uma esfoliação intensa, portanto é preciso ter cuidado ao aplicar durante o dia e evitar se expor ao sol, a melhor opção é realizar a esfoliação de tarde ou à noite. Esse sal é rico em minerais, por isso é melhor do que o sal comum. Contudo, não se preocupe se não encontrar essa variedade de sal, você ainda poderá substituí-lo pelo sal grosso ou pelo sal marinho. Ele servirá para nutrir as camadas mais profundas da pele e cicatrizá-la.

Sal

Misture um pouquinho do sal com uma colher de azeite de oliva ou de óleo de abacate (para peles secas), gérmen de trigo (para peles maduras), óleo de jojoba (para peles gordurosas) ou neem (para peles que apresentam acne com frequência).

Aplique na região que deseja esfoliar, massageando suavemente em forma de círculos suaves. Lave bem e depois aplique um pouco de óleo essencial de jasmim ou de lavanda (para peles secas ou envelhecidas) ou de tomilho ou camomila (para peles gordurosas ou com acne).

Sementes de papoula

São ricas em ácidos graxos, que são benéficos para a pele, bem como outros oligoelementos. Trata-se de um esfoliante forte, por isso não é recomendado para peles muito sensíveis. Ao misturá-las com óleo vegetal, poderá remover várias camadas de pele morta. Misture um punhado das sementes com uma colher de azeite, aplique na pele fazendo movimentos circulares. Retire com água em abundancia e não se esqueça de hidratar a pele depois.

Banana + açúcar

Esses dois ingredientes combinados não são apenas deliciosos como sobremesa, mas também servem para esfoliar a pele e deixá-la suave e bonita. Para a receita você precisará de:

  • Uma banana
  • Três colheres de sopa de açúcar
  • (Opcional) 1/4 de colher de sopa de extrato de baunilha.

Amasse a banana com um garfo e depois adicione os outros ingredientes. Misture bem e quando ficar viscoso, aplique na pele. Não é aconselhável para o rosto, mas sim para o resto do corpo. Se quiser esfoliar o rosto utilize apenas a banana. Enxágue com água morna.

mascara-banana

Açúcar + azeite

Essa receita pode ser feita em maior quantidade e guardada em um frasco de vidro fechado hermeticamente, assim você poderá utilizá-la quando for necessário. Os ingredientes são:

  • 4 colheres de açúcar
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • (Opcional) 15 gotas do seu óleo essencial favorito

Misture tudo em um frasco e aplique na pele, depois enxágue com água morna.

Coco + açúcar

Outra receita que pode resultar em uma sobremesa deliciosa. Nesse caso, a usaremos para deixar a pele bonita. Misture meia xícara de óleo de coco com meia xícara de açúcar (preferencialmente mascavo) e meia colher de sopa de extrato de baunilha. Aplique no rosto com movimentos circulares suaves. Enxágue e aplique creme hidratante.

Menta + açúcar

Esse esfoliante é próprio para os lábios. Removerá toda a pele morta, umectará e também perfumará. Você vai precisar de:

  • Meia colher de sopa de açúcar em pó ou de confeiteiro
  • Meia colher de sopa de azeite de oliva
  • 3 gotas de óleo de menta.

Misture tudo e aplique, fazendo massagens nos lábios durante um minuto. Depois enxágue.