Os 9 diuréticos naturais mais poderosos contra a retenção de líquidos - Melhor Com Saúde

Os 9 diuréticos naturais mais poderosos contra a retenção de líquidos

Os tomates são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes. Graças a suas propriedades, eles favorecem a depuração sanguínea e neutralizam os radicais livres para proteger o organismo de diferentes condições de saúde.
Retenção de líquidos

A retenção, também conhecida como edema, é um transtorno que ocorre quando há um acúmulo excessivo de líquidos nos tecidos do corpo.

Não se trata de uma doença propriamente dita, e sim de um sintoma de outros problemas de saúde, como é o caso da hipertensão arterial ou das dificuldades renais e digestivas, entre outros.

O sinal mais evidente é a inflamação das extremidades, ainda que em algumas ocasiões ela venha acompanhada de dores ou de uma sensação frequente de cansaço.

Existem muitos fatores que foram associados a um risco maior de sofrer com esta condição. Entre eles, se destacam a ingestão excessiva de sal, o sedentarismo e as alterações hormonais.

Felizmente, há vários ingredientes naturais com propriedades diuréticas que podem atuar para favorecer a regulação dos líquidos presentes no corpo.

A seguir iremos revelar quais são os nove diuréticos naturais mais poderosos para que você possa incluí-los na sua dieta do dia a dia.

  1. Melancia

Melancia

Uma das razões pelas quais esta deliciosa fruta é um diurético natural é porque a melancia é composta de uma quantidade significativa de água.

Ela contém licopenos, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce e freia a ação dos radicais livres.

Além disso, é rica em minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais que impulsionam a eliminação de toxinas enquanto melhoram a circulação e a saúde digestiva.

  1. Pepino

Este vegetal, que se tornou popular por seus benefícios para a pele, também é um diurético por excelência.

Mais de 90% da composição do pepino é de água, e ele também contém minerais como o enxofre e o silício, cuja ação no organismo favorece a eliminação de ácido úrico e estimula a limpeza renal.

  1. Tomates

Por seu sabor agradável, os tomates são utilizados em todo o mundo como ingredientes principais de centenas de receitas. Mas, além disso, eles são compostos de água, antioxidantes e outros importantes nutrientes que impulsionam a regulação dos líquidos presentes no organismo.

A ingestão do suco de tomate promove a limpeza do sangue e freia a ação dos radicais livres para prevenir doenças.

  1. Cenoura

Cenoura

O suco deste vegetal é rico em antioxidantes, vitaminas e minerais que apoiam o funcionamento dos principais órgãos do corpo.

A cenoura conta com um efeito diurético que favorece a eliminação de líquidos e algumas das substâncias de resíduos que ficam se acumulando em nosso corpo.

Além disso, contribui para acelerar o metabolismo, prevenir diferentes tipos de câncer e melhorar a saúde ocular.

  1. Alface

Este alimento, usado sempre para preparar saladas, batidas e muitas outras receitas saudáveis; destaca-se por seu alto teor de fibras e de água.

Ambos os elementos participam na regulação do trânsito intestinal e na eliminação do excesso de líquidos retidos em nossos tecidos.

  1. Aipo

O aipo tem propriedades que facilitam a eliminação do ácido úrico e outras substâncias de resíduos que se acumulam em nossos rins. Ele apoia a produção de urina e contribui de forma eficaz para regular os líquidos.

O aipo pode ser ingerido em forma de infusão várias vezes ao dia, ou então ser incorporado a sucos e batidas naturais.

  1. Dente de leão

Dente-de-leao

Esta é uma das melhores plantas com efeitos diuréticos que podemos encontrar. A ingestão da infusão de dente de leão impulsiona a eliminação de resíduos e favorece o funcionamento renal.

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 3 colheres de dente de leão (30 g)

Como fazer?

  • Ferva um litro de água e, quando chegar à ebulição, acrescente as três colheres de dente de leão.
  • Tampe, deixe repousar e beba a infusão ao longo do dia.
  • Este tratamento deve ser realizado durante 15 dias seguidos.
  1. Cavalinha

A cavalinha tem um potente efeito diurético, mas deve ser ingerida com precaução para que não cause efeitos contrários.

Ingredientes

  • 1 copo de água (250 ml)
  • 1/2 colher de cavalinha (2,5 g)

Como fazer?

  • Coloque para ferver o copo de água e acrescente a colher de cavalinha.
  • Tampe, reserve, e deixe que esfrie um pouco antes de consumir.
  • Tome no máximo três xícaras por dia durante uma semana.
  1. Urtiga

Urtiga

A infusão de urtiga é outro excelente remédio natural para regular o excesso de líquidos presente no corpo e proteger os rins ao mesmo tempo.

Ingredientes

  • 1 copo de água (250 ml)
  • 1 colher de urtiga (5 g)

Como fazer?

  • Após ferver a água, acrescente uma colher de urtiga e deixe repousar durante alguns minutos.
  • Tome três xícaras ao dia, durante uma semana.

Incluindo estes diuréticos na sua dieta você vai conseguir regular os líquidos e isso se notará na sua figura e na sua saúde. Tome-os com frequência e aproveite todos os benefícios que eles oferecem ao seu organismo.