Os 9 melhores alimentos antidepressivos

Os 9 melhores alimentos antidepressivos

Os ácidos graxos ômega 3 são considerados um antidepressivo natural pois, além de regular o nosso colesterol, nos ajudarão a superar esta condição.

A depressão é uma doença que qualquer pessoa pode sofrer, tendo como consequência uma profunda tristeza, mau humor, baixa autoestima, perda de interesse pela sua vida e do seu entorno social. Esta doença é produto, principalmente, de fatores genéticos, entretanto as causas também podem ser pelo entorno social e da vida emocional da pessoa.
Com relação à depressão foram feitos diversos estudos para encontrar diferentes tratamentos que ajudam uma pessoa nesta situação. Entre esses estudos realizados se determinou que existem certos alimentos que ajudam a combater a depressão e a ansiedade tendo ótimas reações para o indivíduo.

Neste artigo vamos compartilhar alguns dos alimentos antidepressivos que você pode consumir ou indicar o consumo caso perceba que alguém apresenta essa condição.

O melaço

Este alimento é formado principalmente pela sacarose que não foi cristalizada. É rica em uridina uma das unidades do DNA capaz de reforçar o processo de fabricação de energia das células para assim combater fortemente a depressão. Entretanto, recomenda-se consumir de forma muito controlada, já que se trata de açúcar.

Os peixes gordurosos

peixes são alimentos que te mantem saudáveis e ajudam a evitar a depressão

Peixes como o salmão, as sardinhas, o atum e as anchovas são produtos de carne com alto teor de ácidos graxos ômega-3, estes ácidos são muito conhecidos pelas suas propriedades e benéficos para combater as cardiopatias ao reduzir o nível de triglicéride e evitar que se formem coágulos no sangue, além disso, também se demonstrou que estes tipos de carnes ajudam a combater a depressão e o estresse, por isso sendo muito recomendados.

Beterraba – sacarina

A beterraba, que também se utiliza para obter açúcar, igual ao melaço, é um alimento rico em uma substância chamada uridina. A uridina aumenta os níveis de citidina no cérebro, as quais, se acredita, que afetam a dopamina, que é a responsável por regular o humor.

Alimentos a base de soja

A soja e rica em nutrientes para o corpo evitando a depressão

O consumo da soja se estendeu graças às diferentes pesquisas que demonstraram que é um alimento rico em muitas propriedades alimentares e benéficas para a saúde. Desta proteína vegetal deriva vários produtos que permitem o consumidor aproveitar seus benefícios e desfrutar dela sem problemas, tais produtos costumam ser ricos em aminoácidos, os quais são baixos em gorduras saturadas e não contêm colesterol.

A soja contém ácidos graxos ômega-3 que além de ter benefícios para a saúde cardíaca, também é ideal para combater a depressão.

Nozes

Nozes fazem bem ao coração e ajudam a combater a depressão

As nozes são uma grande fonte de ácido alfa-linolênico, um dos componentes graxos do ômega-3. É recomendável mastigar nozes para lutar contra a depressão, suas propriedades são benéficas para este problema e também será muito bom para proteger o coração.

Arroz integral

O arroz integral se caracteriza por ter vitaminas B1 e B3, também contém ácido fólico e é um alimento com um baixo índice glicêmico. Por ser baixo em açúcar, esse arroz impedirá as quedas de açúcares e com isso as mudanças bruscas de humor.

Levedo de cerveja

Levedo de cerveja possui componentes benéficos a saúde

Este alimento é rico em vitaminas B1, B2 e B3, contém, além disso, 16 aminoácidos que são muito benéficos para fortalecer o sistema nervoso.

A aveia

Este alimento contém ácido fólico e vitaminas B1 e B6, isso ajuda o sistema digestivo e, além disso, evitará aquelas quedas de açúcar que podem produzir fortes mudanças de humor e irritabilidade.

O repolho é um dos alimentos que fazem bem a saúde

Repolho é um dos alimentos ricos em vitaminas que fazem bem a saúde

Um estudo da Associação norte-americana de Pesquisa sobre o Câncer, afirma que este alimento é rico em vitamina C e ácido fólico, duas propriedades que ajudam a prevenir o estresse, diferentes doenças cardiovasculares e também vários tipos de câncer.

O cacau

Este é um dos alimentos mais conhecidos pelas suas propriedades para combater a depressão. Da mesma maneira que as nozes e o melaço, esse alimento contém Selênio, o qual ajuda a controlar o estado de ânimo, fortalecer o cérebro e combater os sinais de envelhecimento. Não se deve abusar do consumo de cacau, mas está demonstrado que consumir chocolate puro é muito benéfico para a saúde emocional e física.