Romã: conheça os benefícios de comer está fruta

Os benefícios de comer romã

A romã é rica em antioxidantes e possui poucas calorias, por isso é uma fruta muito recomendável para melhorar nosso estado físico em geral, tanto a nível interno quanto externo.

A romã é uma fruta protegida por uma casca dura, que esconde em seu interior uma grande quantidade de sementes cobertas por uma polpa carnuda, suculenta e bastante saudável, graças a seu alto teor de antioxidantes.

O suco de romã pode ser comprado durante o ano todo, e tanto a polpa quanto o suco da romã contêm nutrientes que exercem um efeito benéfico sobre o coração, ajudam a combater o câncer e prolongar a longevidade.

Nutrientes da romã

Não possui gorduras saturadas nem colesterol, é rica em vitaminas C e K, e em fibras que beneficiam o sistema digestivo. Seu único inconveniente é que, devido ao seu teor de frutose natural, contém 53 gramas de carboidratos por porção e 234 calorias.

Benefícios para o coração

Consumir pura ou seu suco ajuda a reduzir os níveis de colesterol devido à combinação única de polifenóis, que parecem diminuir o colesterol LDL, ou colesterol ruim, no sangue, beneficiando o coração.

As romãs não apenas previnem doenças do coração, como também podem reverter a aterosclerose: apenas 60 ml de suco de romã por dia durante um ano diminui o tamanho das lesões ateroscleróticas em 35%, e aumentam em 130% a atividade antioxidante total no sangue.

romã faz bem a saúde

Benefícios para a artrite

O extrato dessa fruta pode prevenir o surgimento da osteoartrite, porque é capaz de inibir as enzimas que destroem a cartilagem, o que reduz drasticamente o volume de inflamatórios liberados pelos tecidos.

Benefícios para a pele

O extrato de romã pode proteger a pele contra os efeitos danosos da luz ultravioleta, dos raios UVA e UVB, além de promover a regeneração da derme e da epiderme.

Propriedades contra o câncer

O consumo de suco diariamente pode retardar a progressão do câncer de próstata devido a suas propriedades naturais anti-inflamatórias e seu alto teor de antioxidantes. Acredita-se que o consumo de romã combinado ao de outras frutas e verduras é a chave para frear o desenvolvimento do câncer, incluindo o de pulmão.

Vários estudos examinaram o uso da romã para tratar o câncer, sobretudo o câncer de mama, pele, próstata e pulmão, já que essa fruta é eficaz para reduzir o crescimento das células cancerosas; além disso, existem provas claras de que o extrato de romã tem efeitos antitumorais para a pele.

Outros benefícios da romã

O consumo dessa fruta também oferece benefícios para o alívio dos sintomas de doenças como diabetes, e ajuda a combater a placa dental, entre outros problemas.

Imagem cortesia de Keith Williamson.