Os grandes erros das pessoas dependentes: você se identifica?

Os grandes erros das pessoas dependentes

O problema das pessoas dependentes é que necessitam de alguém que as complete. Assim, quando a outra pessoa se vai, sentem-se muito infelizes.
Os grandes erros das pessoas dependentes

As pessoas dependentes são incapazes de viverem sozinhas, sem estar em casal. Quando terminam uma relação, rapidamente buscam alguém que preencha este vazio em que se encontram.

Às vezes, essas relações não estão baseadas em amor, mas em necessidade. Isso faz com que, com o tempo, fiquemos aborrecidos, discutamos demais e terminemos fartos.

Descubra: 6 tipos de relações tóxicas que você deveria evitar

No entanto, as pessoas dependentes não são conscientes de que têm um problema, até que a ansiedade, o desespero e a infelicidade se apresentam.

Quando isso ocorre, tentam sair desse círculo de dependência em que se envolveram. Uma situação complicada que não é tão fácil de solucionar.

Você é incapaz de pôr limites

Mulher com barco

Os limites são necessários em quase todos os aspectos da nossa vida. Por exemplo, pode ser que você goste de beber álcool, mas sabe que, se você se exceder ou se o fizer todos os dias, sua saúde estará em perigo.

Nas relações com pessoas dependentes, sempre terminam cedendo a coisas que não lhe agradam. Fazem isso para não perder quem está ao seu lado.

Por isso, terminam sendo pessoas maltratadas, cuja autoestima é muito baixa. Pessoas que não se expressam com sinceridade por medo da rejeição.

Deixam de lado o que de verdade querem para evitar se sentirem, de novo, vazias.

Seu mundo gira em torno da pessoa “amada”

As pessoas dependentes são muito diferentes quando estão com um ou outro parceiro. Isso acontece porque mudam em função de quem está a seu lado.

Entretanto, não despreze as atividades que você gostava de fazer antes de começar a sair com alguém: você pode e deve seguir realizando-as. No entanto, uma pessoa dependente muda.

Começa a adotar todos os gostos do outro, deixando no esquecimento aquilo que antes desfrutava.

Leia: 5 fatores que podem arruinar sua relação amorosa

Mulher dependente com flores

Também começa um sentimento obsessivo compulsivo de pensar a todo momento na pessoa de que se necessita, fazendo as coisas por e para ela.

Sua vida se molda a seu parceiro, modificando-se completamente. Uma circunstância que não tinha que ser assim.

Por que isso acontece? Porque as pessoas dependentes não se veem como dois indivíduos independentes que compartilham uma vida em comum. Percebem a relação como dois indivíduos que se fundem em um só.

Sua felicidade não depende de você

Quando estar feliz ou triste começa a depender de como outra pessoa se comporta com você, encontramo-nos com um grande problema.

De repente, você deixa de ser dono de suas emoções, essa grande responsabilidade é passada para o outro.

Uma palavra mais dura, que seu parceiro lhe ignore…. Tudo isso fará com que um dia agradável se torne em um muito escuro e melancólico.

Você não deve querer que a maneira em como você se sente dependa de outra pessoa. Ela não é você, ela não controla seus sentimentos.

No entanto, você está permitindo tudo isso, apesar de não lhe fazer sentir bem.

Você não suporta a ideia de que lhe abandone

Descubra: 5 formas de combater o vazio emocional

Mulher com coração partido por ser dependente do parceiro

Isso não quer dizer que alguma vez não o tenham feito, ainda que talvez tenha sido você quem tenha dado o primeiro passo. Certamente, você o fez quando já tinha outro à espera.

Uma pessoa dependente emocionalmente jamais deixa o seu parceiro a menos que saiba, com certeza, que tem um novo substituto.

No caso de não ser assim, vive com o constante medo de ser abandonada, por isso, prioriza as necessidades do outro acima das suas, e faz de tudo para agradá-lo.

Para dizer de outra forma, submete-se.

Isso gera uma urgência pelo controle da situação que, às vezes, não é possível. Quando é assim, surge a angústia, a ansiedade e o desespero.

Você sabe que não é feliz, mas não pode ir embora

Ainda que você diga que sim, na realidade, sabe que não está feliz. Cada vez que se encontra sozinho, sofre um ataque de pânico.

As pessoas se tornaram uma droga à qual você se aferra para receber sua dose diária. Se isso falha, você não consegue suportar a síndrome da abstinência.

Se você é ou foi dependente, não deve pensar que não há solução possível. Seu problema é que você não vê a situação de outra perspectiva.

Comece a se esforçar por estar sozinha, por não se atar a ninguém apenas para não se sentir vazia.

Pessoa triste dependente dos outros

Antes de ir, não perca: Qual é o segredo das relações felizes

É difícil, mas quem disse que era fácil abandonar um vício?

No momento em que aprender a estar bem consigo mesma, você poderá estar com alguém sem necessitá-lo.