Os melhores alimentos para erradicar a fadiga

Os melhores alimentos para erradicar a fadiga

Na hora de eliminar a fadiga e melhorar o ânimo, o chocolate é uma das melhores opções. Escolha sempre a versão amarga, já que ela tem mais propriedades antioxidantes.

Estar cansado todo tempo, mesmo dormindo várias horas por dia não é saudável. Não só porque não conseguimos fazer nada do que planejamos, mas porque o corpo sofre e as defesas baixam, acarretando enfermidades. Para poder evitar este problema, existem diferentes alternativas naturais. Aqui indicamos alguns dos melhores alimentos para erradicar a fadiga.

Causas da fadiga

Existem diferentes razões pelas quais uma pessoa sente-se fadigada ou demasiadamente cansada. As mais frequentes são a anemia, os transtornos do sono (insônia, apneia, narcolepsia), dores, alergias (como a asma), hipotireoidismo, depressão, consumo de álcool, estresse e consumo de certos medicamentos (anti-histamínicos, ansiolíticos, antidepressivos, diuréticos e esteroides, entre outros).

A síndrome da fadiga crônica é muito mais comum do que se imagina, principalmente nas principais cidades do mundo e em pessoas com idade entre 25 e 45 anos. É uma condição que começa com sintomas similares aos da gripe e pode ter uma duração de mais de seis meses. O grau de cansaço do paciente para determinar se ele tem este problema deve ser de tal maneira que diminua em 50% a capacidade para realizar suas atividades diárias. Pode afetar o sistema nervoso central, assim como também o sistema imunológico e neuroendócrino.

Conselhos para eliminar a fadiga

A primeira coisa a fazer é identificar o que chamamos de “causas habituais de cansaço”, que são elas: esforço físico, falta de sono, tensão emocional, maus hábitos alimentares.

Os suplementos vitamínicos não resolvem o problema por si só, mas podem servir de grande ajuda durante o processo.

combater_o_cansanço.jpg_552074685

As dicas para eliminar a fadiga são:

  • Dormir entre seis e oito horas por dia e atentar para a qualidade do sono;
  • Alimentar-se de maneira balanceada e equilibrada;
  • Beber muito líquido;
  • Realizar atividade física moderada de duas à três vezes por semana;
  • Meditar ou realizar qualquer técnica de relaxamento;
  • Respeitar os ciclos do sono e as pausas entre sono e vigília;
  • Evitar o consumo excessivo de álcool e/ou tabaco;
  • Não sair de casa pela manhã sem tomar café da manhã;
  • Comer a cada três horas;
  • Não ingerir muita cafeína, seja no café, chá ou refrigerante;
  • Não consumir bebidas energéticas, nem combiná-las com álcool.

CANSANÇO-585x300

Os melhores alimentos para eliminar a fadiga e o cansaço

Aveia

Todos os cereais são necessários para prover energia, mas a aveia oferece, especialmente, vitaminas do complexo B que ajudam o corpo a se manter mais desperto durante o dia. A aveia é aconselhável principalmente para crianças e atletas. Quem tem sobrepeso deve consumir com precaução, meio copo por dia (duas colheradas grandes) é a dose adequada, melhor ainda se for no café da manhã.

Carnes

Inclua carne vermelha, branca e de peixe em suas refeições para abastecer seu corpo de ferro, prevenindo a anemia. Além do mais, a carne tem triptofano, um aminoácido que proporciona o aumento da serotonina, um neurotransmissor que atua como um potente antidepressivo e nos efeitos da insônia. No entanto, o peixe é o alimento mais aconselhável por possuir boa quantidade de ácidos graxos ômega 3. Recomenda-se a ingestão de uma porção diária mediana na hora do almoço, alternando entre os tipos de carne.

Carne-vermelha

Nozes

É uma das frutas secas mais energéticas que existem, fornecem calorias e são uma grande fonte de vitaminas B e ômega 3. Se você tem sobrepeso, a porção indicada por dia é de duas unidades, se você não tem esse problema pode duplicar a quantidade.

Massas

Este alimento energético é o preferido dos atletas de alta competição porque tem uma grande quantidade de carboidratos (amido). O ideal é consumir produtos de farinha integral, para que o organismo consiga metabolizar e aproveitar melhor os nutrientes. Pessoas obesas ou que queiram emagrecer não podem comer um prato mais de duas vezes por semana.

Chocolate

Oferece um bom aporte calórico, mas também tem muita gordura e açúcar, por isso deve ser consumido com moderação. As opções, amargo ou preto são mais aconselháveis por terem propriedades antioxidantes. Além disso, também oferecem substâncias estimulantes e que dão mais energia. Sugestão de consumo: de 20 a 30 gramas por dia é suficiente.

Chocolate-preto

Sementes de chia e linho

São ricas em ômega 3 , ômega 9 e outros nutrientes que as transformam em superalimentos para eliminar a fadiga e o cansaço. Podem ser incluídas em vários tipos de preparações como sopas, temperos, saladas, bolos, etc. O consumo ideal por dia corresponde a duas colheres de sobremesa.

Lentilhas

As lentilhas fornecem nutrientes como ferro e carboidratos. Há diversas opções de consumo, a mais comum é o consumo da lentilha cozida temperada e adicionada a outros alimentos. Além disso, também pode ser servida junto com saladas frias e na preparação de hambúrgueres. É necessário o consumo de vitamina C para que o ferro de origem vegetal, presente nesse alimento, seja bem absorvido pelo organismo, por exemplo, uma laranja de sobremesa é perfeita para essa finalidade. Porção ideal: Um copo por semana.

as-lentilhas-contêm-ferro (1)

Banana

Contém mais carboidratos que as demais frutas, e também fornecem aminoácidos que contribuem com a formação de serotonina, prevenindo a depressão. Deve-se tomar cuidado porque favorece o ganho de peso se for ingerida todos os dias, mas por ser fonte de potássio e outros nutrientes que fornecem energia, pode ser consumida diariamente uma pequena unidade.

Pão

Prefira sempre os integrais, de farelos ou de cereais que são os que oferecem carboidratos complexos (diferentes das farinhas de trigo refinadas). Fornecem energia por mais tempo e vitaminas do complexo B. Consuma pão no café da manhã para começar o dia com as baterias carregadas. No máximo 3 fatias se deseja baixar o peso ou 6 se estiver no peso ideal.

pão-de-aveia