Os melhores vegetais anticâncer - Melhor Com Saúde

Os melhores vegetais anticâncer

Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental. O consumo elevado de carne vermelha está relacionado ao desenvolvimento de câncer de pâncreas, próstata, mama e rins.

O câncer é uma doença que se caracteriza por um crescimento desordenado de células, que deixam de cumprir suas funções no organismo e, com consequência do crescimento do tecido anormal, o organismo fica debilitado, acabando por impedir o funcionamento dos órgãos ou órgãos afetados. Esta doença atualmente é uma das que mais causa morte no mundo, posto que em sua aparição muitos fatores comuns possam influenciar como a genética, as mudanças hormonais, o consumo de tabaco ou o álcool, a má alimentação, as pressões hormonais, entre outros mais.

Na atualidade são muitos os pesquisadores que se dedicam a buscar um tratamento adequado contra o câncer e a medicina cada vez mostra mais avanços. Com relação a estes estudos, foi comprovado que alimentação tem muito a ver com o desenvolvimento, a prevenção e o tratamento desta doença, logo, foram descobertos certos alimentos com propriedades anticâncer. Entre os principais alimentos anticancerígenos, podemos encontrar uma grande variedade de vegetais, que pelos seus grandes conteúdos de vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos, são grandes aliados da saúde e previnem o câncer. Você quer conhecer os vegetais anticâncer? Acompanhe este artigo.

Cenoura

Vegetais saudáveis

Suas propriedades anticâncer se devem aos seus conteúdos de betacarotenos e carotenoides, que são potentes antioxidantes, que entre outras coisas, também ajudam a regenerar as células.

Tomate

O tomate cru possui um composto chamado licopeno, que é um caroteno. O caroteno além de prover a cor vermelha, também está relacionado com a prevenção do câncer de próstata. Além disso, seus conteúdos de vitaminas A, C, E e uma grande quantidade de antioxidantes, também podem prevenir outros tipos de câncer.

Pimentão vermelho

Este vegetal é conhecido por suas múltiplas propriedades para a saúde, entre as quais está o poder anticancerígeno que está atribuído a sua grande quantidade de betacarotenos, capsaicina e licopeno; além disso, possui vitaminas A e C, que combinadas com os demais compostos tornam este vegetal em um potente antioxidante.

Beterraba vermelha

Conhecida por ser um anticâncer muito potente, devido ao fato de ser uma fonte rica em flavonoides, como a betanina. Diferentes estudos determinaram seu poder anticancerígeno, mais ainda quando combinado com outros vegetais com o mesmo poder, como os tomates, a cebola, pepino, entre outros. Suas propriedades ajudam a limpar o organismo, previnem o câncer e também as doenças cardiovasculares.

Berinjela

Vegetais ótimos para saúde

Assim como outras verduras de cor roxa, a berinjela se caracteriza pelas suas propriedades anticâncer, devido ao seu grande conteúdo de antioxidantes, vitaminas A, C e E, fibras e selênio.

Alho e cebola

Estes dois alimentos são conhecidos pelos seus múltiplos benefícios para a saúde, destacando suas propriedades antibióticas, depurativas e fortalecedoras das defesas do organismo. Ambos os vegetais são ricos em alicina, um composto com conteúdos de enxofre que atua como um depurador do fígado, favorecendo assim a eliminação de substâncias tóxicas que se acumulam no sangue e tecidos, sendo causadores do câncer.

Couves

Vegetais saudáveis para dieta

O brócolis (brócolis ou couve de Bruxelas), repolhos, couve-flor, agrião e rabanetes se caracterizam por conter elementos fitoquímicos como os flavonoides, glicosinolatos e os sulfuranos, que os convertem em um dos alimentos principais na luta contra o câncer. Estes vegetais reforçam o sistema imune, eliminam os radicais livres e protegem as células.

Vegetais e bons hábitos previnem o câncer

Os vegetais mencionados anteriormente são conhecidos como anticâncer, pois diferentes estudos encontraram compostos que protegem o organismo, combatem as células cancerosas, ativam as defesas e suas propriedades favorecem o organismo em geral. O fato de serem chamados de anticâncer não quer dizer que sejam alimentos milagrosos, eles simplesmente serão de grande ajuda para o organismo e para potenciar seus efeitos temos que complementar com outros hábitos de vida saudáveis.

Mantenha uma dieta saudável

Inclua em sua dieta verduras, frutas variadas, legumes e féculas, pois foi comprovado que aquelas dietas que combinam esta classe de alimentos funcionam como protetores contra o câncer.

Faça atividade física

O exercício é um dos hábitos mais saudáveis que podemos realizar e também está relacionado com a prevenção do câncer. Além disso, também combate o sobrepeso, doenças cardiovasculares, entre outros.

Limite o consumo de carnes vermelhas

Estudos comprovaram que o excesso de carne vermelha eleva a possibilidade de desenvolver câncer de pâncreas, próstata, mama e rins.