Os pequenos detalhes são os que fazem a diferença - Melhor Com Saúde

Os pequenos detalhes são os que fazem a diferença

Geralmente não somos conscientes de que o importante não são as coisas extraordinárias, e sim os detalhes cotidianos e as pessoas que nos rodeiam, até que seja tarde e sintamos falta de tudo isso.
O amor está nos pequenos detalhes

Dez em cada dez pessoas adoram os pequenos detalhes de cada dia. Aqueles que não precisam de datas importantes nem clichês e que alimentam no cotidiano uma grande lista de motivos pelos quais vale a pena seguir em frente, pelos quais devemos ser humildes e conhecer o dom de cuidar todos os dias das pessoas que amamos.

Porque são os pequenos detalhes os que causam o maior impacto, os que mostram a grandeza das pessoas e os que nos roubam enormes sorrisos. Os detalhes sempre são o mais importante, pois são o que nos faz crescer e sermos melhores a cada dia.

“No final, você se dá conta de que o mínimo detalhe é sempre o mais importante. As conversas às três da manhã, os sorrisos espontâneos, as fotos desastrosas que o fazem rir a gargalhadas, os poemas de dez palavras que lhe tiram lágrimas. Os livros que ninguém mais conhece e se tornam seus favoritos, uma flor que se põe no cabelo, um café que você toma sozinho. Isso é o que verdadeiramente vale a pena; as pequenas coisas que causam grandes emoções”.

– Entre letras y cafeína –

Os pequenos detalhes são os que realmente nos apaixonam pela vida

O amor do casal está nos detalhes

Os pequenos detalhes apaixonam porque fazem a diferença e dão à vida o status que lhe corresponde, pois são o reflexo da grandeza das pessoas e de nossa capacidade de amar de maneira constante e sem condições.

Esperamos dia após dia que rases de filmes nos salvem de cair no abismo, ou que ganhemos na loteria para que sejamos milionários e possamos nos dedicar a aquilo que gostamos.

Mas na realidade a vida nos presenteia diariamente, a cada segundo e em cada pequeno detalhe. Detalhes como nos levantarmos todos os dias e termos ao nosso lado a pessoa que amamos. Detalhes como um ataque de riso, uma conversa até as 3 horas da manhã ou a visão de um entardecer.

O que é verdadeiramente importante e nos mantém vivos é o cotidiano, mas só nos damos conta disso quando algo dá errado ou perdemos o que tínhamos. Quando algo falha, quando nos decepcionamos, também há algo que revive em nosso interior.

Porque os pequenos detalhes funcionam como avisos, como uma maneira de falar a linguagem da vida e de nos convertermos em colecionadores de momentos emocionais intensos e inesquecíveis.

Os pequenos detalhes fazem grandes momentos

O amor da mãe aos filhos está nos detalhes

Fazer dieta, ir à academia ou sermos produtivos em nosso trabalho são bons objetivos diários, mas nos esquecemos do mais importante: temos que nos converter em colecionadores de momentos emocionais.

Porque os momentos emocionais são os que nos dão alegria diante da vida. Para nos acostumarmos a isso, podemos começar a manter um diário emocional, no qual registremos se tivemos algum momento especial em que se refletiram nossos sentimentos e emoções.

Após alguns dias colecionando situações deste tipo, nos surpreenderá como estamos nos tornando mais atentos com nossas relações. Graças a estes esforços, iremos reforçar nossos laços com os demais, já que fazê-lo durante um tempo pode fazer uma grande diferença.

A criação de um mapa do amor também pode nos ajudar a ser mais atentos em relação às pessoas mais próximas. Nosso cérebro armazenará esta informação de tal maneira que nos sintamos mais familiarizados com os detalhes da vida dos demais.

Isso ajuda a criar relações mais felizes e estáveis, pois quanto mais conhecermos as experiências, sensações e preferências diárias dos outros, mais fácil será nos conectar emocionalmente com estas pessoas.

O amor do casal está nos detalhes

Que detalhes devemos destacar no mapa do amor?

A seguir iremos mostrar parte da lista que o psicólogo John Gottman nos propõe, indicando o que temos que saber na hora de elaborar este guia de pequenos detalhes do cotidiano:

  • O prato preferido das pessoas especiais
  • Seus filmes, programas de televisão e livros preferidos
  • Pelo menos duas pessoas que eles admiram profundamente
  • Seus animais preferidos
  • Seu destino ideal para as férias
  • A primeira coisa que comprariam se ganhassem na loteria
  • Algo que poderíamos fazer para melhorar a relação que temos com ele ou ela
  • O que ele ou ela queria mudar em nós
  • Qual é a sua forma preferida de passar uma tarde em casa
  • Qual é a atividade na qual ele ou ela se sente mais competente
  • Quais são suas ambições secretas
  • Quais são as melhorias pessoais que ele ou ela quer realizar em sua vida
  • Quais são seus restaurantes favoritos
  • Quais são suas revistas favoritas
  • Que tipo de literatura prefere
  • Qual é o seu passatempo preferido quando está doente
  • Qual é o seu presente de aniversário ideal
  • Quais são suas tensões ou preocupações atuais
  • Qual é a sua forma preferida de conseguir nossa atenção
  • Qual é o seu sonho mais importante
  • Quais são as razões pelas quais mais se sente orgulhoso de si mesmo

Os homens também gostam dos pequenos detalhes

O amor de marido e mulher está nos detalhes

Costumamos pensar de que os homens não se interessam pelos pequenos detalhes, que não apreciam o que é simples e sutil e que consideram que certas coisas são uma perda de tempo. Entretanto, isso não é verdade.

Por isso temos que reivindicar que eles também merecem detalhes como palavras, beijos e abraços inesperados. Os homens também esperam as surpresas, porque eles também merecem amor.

Sejam homens ou mulheres, devemos valorizar todos os dias as pessoas que temos ao nosso redor. Uma boa maneira de fazer isso é demonstrar pequenos detalhes, com cuidados e atenções especiais.

É primordial fazer com que as pessoas que amamos se sintam especiais, demonstrar que elas têm um peso fundamental em nossas vidas. Porque no cotidiano nos esquecemos de que o importante é mostrar afeto e fazer com que as pessoas que nos rodeiam entendam que são imprescindíveis para nós. É algo que, sem dúvida, mantém o amor fresco.

Notas ao leitor

  • Se o leitor se interessar em aprofundar este tema e saber como melhorar a comunicação em suas relações, recomendamos autores como John M. Gottman, Antonio Bolines ou Joan DeClaire. Estas leituras são muito enriquecedoras e nos ajudarão a melhorar a qualidade das nossas relações.
  • As imagens do texto são cortesia de Puuung.