Os três melhores xampus herbais para revitalizar o cabelo

Os três melhores xampus herbais para revitalizar o cabelo

Ter um cabelo forte, bonito e saudável é o objetivo de muitas mulheres. Além disso, melhor ainda se for possível prevenir a queda e acelerar o crescimento dos fios.
shampoos herbais

Existe uma grande infinidade de produtos comerciais e industrializados para cuidar dos cabelos. Embora muitos deles possam realmente ser eficazes, vários contam com ingredientes químicos que podem, na verdade, danificar os folículos capilares.

Ainda por cima, muitos destes xampus e produtos de beleza em geral são extremamente caros e pesam bastante no orçamento. Por último, as substâncias químicas também podem prejudicar o meio ambiente.

Por estes motivos, fazer o seu próprio xampu caseiro à base de ervas e ingredientes naturais pode ser uma alternativa muito interessante para cuidar do cabelo da melhor forma possível, além de obter fios sedosos, fortes e brilhantes.

Este é o tema do artigo de hoje. Iremos falar sobre três xampus herbais excelentes para cuidar dos cabelos de maneira totalmente natural. Vale a pena conhecer e experimentar!

1. Xampu de melaleuca e manjericão

xampu

O óleo de melaleuca, também conhecido como árvore do chá, é ótimo para os cuidados com o cabelo, pois ele hidrata o couro cabeludo e, por isso, ajuda a prevenir e combater a caspa. Além disso, fortalece os fios e garante que os folículos capilares não fiquem obstruídos por substâncias químicas prejudiciais.

o óleo essencial de manjericão estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que promove o crescimento do cabelo.Ele também conta com agentes antibacterianos que ajudam a combater a caspa, e reduz a oleosidade que causa infecções fúngicas.

Esta receita é ideal para cabelos oleosos, e ajuda a mantê-los sempre sedosos e brilhantes. Para fazer o xampu, basta combinar todos os ingredientes em uma jarra, fechar a tampa e chacoalhar vigorosamente até obter um resultado homogêneo. Guarde a preparação em um local fresco, de preferência em um recipiente de vidro escuro.

Ingredientes

  • 15 gotas de óleo de manjericão
  • 25 gotas de óleo de melaleuca
  • 1/4 de xícara de água destilada
  • 1/4 de xícara de sabonete de castela sem aroma
  • 1/4 de xícara de mel
  • 1 colher de sopa de óleo de vitamina E

Chacoalhe o recipiente sempre antes de usar. Faça uma massagem com movimentos circulares ao aplicá-lo e deixe agir por pelo menos 5 minutos antes de enxaguar.

2. Xampu de aloe vera e alecrim

Aloe-interno-500x331

Esta segunda receita conta com dois ingredientes naturais muito especiais para obter um xampu natural e saudável para o cabelo.

O alecrim foi usado durante muitos anos na antiguidade como um remédio natural para tratar a calvície, devido a suas propriedades capazes de estimular o crescimento do cabelo. Ele também estimula a circulação e mantém os fios mais fortes, bonitos e saudáveis.

Já o aloe vera atua como um protetor para os fios, minimizando inclusive os efeitos dos raios ultravioleta. Ele nos ajuda a ter cabelos mais brilhantes e sedosos, além de facilitar a eliminação da caspa, caso você sofra com este problema.

Ingredientes

  • 1 xícara de água destilada
  • 30 g de alecrim e pétalas de rosa secas
  • 1/2 copo de sabonete de castela líquido (125 ml)
  • 3 colheres de gel de aloe vera
  • 1/2 de colher de óleo de jojoba
  • 30 gotas de óleo essencial de alecrim

Para prepará-lo, coloque o alecrim e as pétalas de rosa em um frasco. Em seguida, adicione água fervendo e tampe durante 4 horas. Depois deste tempo, coe a mistura e coloque-a em um frasco para xampu.

Acrescente o sabonete de castela ao frasco, junto com o óleo de jojoba e o óleo essencial de alecrim. Por último, misture o aloe vera e algum tipo de conservante que ajude a manter o xampu por mais tempo.

3. Xampu de lavanda e camomila

camomila

Se você tiver o cabelo fino, esta é uma ótima receita. Também é a melhor alternativa se você tiver o cabelo claro, já que a camomila ajuda a dar um tom ainda mais bonito aos fios.

A camomila é ideal para obter um cabelo suave, livre do excesso de oleosidade. Além de ter um ligeiro efeito clareador, ela irá ajudar a conseguir fios brilhantes e macios. O óleo de lavanda ajuda a combater a queda de cabelo, além de proporcionar um aroma delicioso a este xampu natural.

Ingredientes

  • 20 gotas de óleo essencial de camomila
  • 20 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas
  • 1 xícara de leite de coco
  • 1/4 de xícara de sabonete de castela sem aroma

Assim como na primeira receita, basta combinar os ingredientes em uma jarra e misturá-los bem. Mantenha guardado em um local fresco e sempre sacuda o xampu antes de usá-lo.