A osteoporose pode ser prevenida naturalmente - Melhor com saúde

A osteoporose pode ser prevenida naturalmente

Para obter um bom fornecimento de cálcio é importante consumir alimentos como o gergelim ou a cenoura, além de evitar aqueles que impedem a sua assimilação, como o café e o açúcar refinado.

A osteoporose é uma patologia que afeta os ossos e é provocada pela diminuição do tecido que os formam, tanto das proteínas que constituem sua matriz ou estrutura quando dos sais minerais de cálcio que contém.

Como consequência disso, o osso fica menos resistente e mais frágil que o normal. Essa doença afeta especialmente as mulheres durante e depois da menopausa.

Para prevenir a osteoporose de maneira natural devemos cuidar de nossa alimentação, adquirir os nutrientes necessários para os ossos, evitar a vida sedentária e o consumo de tabaco, álcool, café e refinados.

A explicação emocional

Segundo Louise Hay, que apresenta uma explicação emocional para cada doença, no caso da osteoporose a pessoa teria a sensação de que já não resta nenhum apoio em sua vida. Para as questões emocionais recomendamos um tratamento personalizado com homeopatia ou flores de Bach, já que as emoções podem ser causa ou desencadeantes de muitos problemas de saúde.

Nutrição para os ossos

Desfrutar do sol por um tempo é uma excelente forma de fazer o corpo produzir vitamina D.

Desfrutar do sol por um tempo é uma excelente forma de fazer o corpo produzir vitamina D.

Os remédios naturais nos oferecem muitas alternativas para cobrir as deficiências nutricionais dos ossos. Recomendamos as seguintes:

  • Silício orgânico líquido: Este suplemento reestrutura o osso e dá flexibilidade e movimento às articulações.
  • Sal de Schüssler Calcium Phosphoricum: Este sal homeopático nos ajuda a assimilar melhor o cálcio e não tem interações com nenhum medicamento. Deve-se tomar dois comprimidos três vezes ao dia, separados das refeições, durante ao menos três meses.
  • Sal de Schüssler Silicea: Adiciona-se também este sal quando se sente dores, sensibilidade ou tendência a sofrer fraturas.
  • Oligoelementos: Deve-se decidir junto a um especialista sobre tomar Manganês-Cobalto, Flúor, Magnésio e Fósforo.
  • Vitamina D: Se você tiver a sorte de viver em um país ensolarado, bastará que se tome um pouco de sol todos os dias. Deve-se faze-lo nas horas de baixa intensidade solar, ou bem cedinho pela manhã ou ao entardecer. Se não for o seu caso, pode-se tomar vitamina D como suplemento.

Alimentos recomendados

cenoura

A cenoura também contém níveis saudáveis de minerais como o cobre, o cálcio, o potássio, o manganês e o fósforo.

Diferente do que se crê, os alimentos lácteos não são a melhor alternativa para a osteoporose, já que o cálcio que contém é de difícil assimilação.

Também deve-se ter muito cuidado com alimentos que provocam a descalcificação, já que para sua assimilação roubam o cálcio de nosso organismo, como fazem o açúcar branco e o café

  • Sésamo (ou gergelim): contém mais cálcio que o leite e é muito mais assimilável. Podemos tomar o sésamo cru, moído ou em forma de sal de goma (moído e tostado com sal), azeite de primeira pressão a frio e cru ou em forma de tahine (pasta de gergelim). O tahine também pode ser batido com água, limão, canela e mel para fazer nossa própria bebida de gergelim. Também podemos usa-lo para empanar alimentos
  • Cenoura cozida: Muito mais rica em cálcio que quando está crua.
  • Cavalinha: muito rica em silício. Podemos tomar dois o três tacinhas diárias.
  • Água marinha: um suplemento natural e muito equilibrado que podemos encontrar em herbários e lojas dietéticas. Recomendamos que se tome uma colher de sopa antes de cada refeição.

Imagens por cortesia de Theen e elana’s pantry