Panqueca de banana sem glúten, sem açúcar e sem lactose

Panqueca de banana sem glúten, sem açúcar e sem lactose

Mesmo que não apresentemos qualquer tipo de intolerância, as panquecas de banana são uma alternativa saudável que pode nos ajudar a cuidar de nossa aparência, sem sacrificar o doce
Panqueca de banana sem glúten, sem açúcar e sem lactose

Encontrar receitas de doces e sobremesas saudáveis não é uma tarefa fácil. Além disso, a dificuldade aumenta quando queremos que estes sejam adequados para certas intolerâncias, já que a maioria inclui farinha, açúcar e derivados do leite.

Neste artigo vamos mostrar como preparar uma simples e deliciosa panqueca de banana, apropriada para pessoas que não consomem glúten, açúcar ou lactose.

Doces saudáveis existem

Na maioria das vezes em que comemos doces o fazemos com arrependimentos, pois sabemos que não são muito saudáveis.

No entanto, nenhuma dieta equilibrada deve dispensar alguns caprichos de vez em quando, já que a alimentação não deve ser motivo de frustração, mas sim de bem-estar em todos os sentidos.

A solução consiste em desenvolver receitas em que possamos substituir ingredientes que não digerimos bem, ou que são pouco saudáveis, por outros mais leves, nutritivos e deliciosos.

Veja também: 4 receitas deliciosas e pouco calóricas com abacaxi

Panquecas para todos

panqueca-deliciosa

A maioria das pessoas ama panquecas, uma receita que pode ser doce ou salgada e pode ser combinada com muitos alimentos, de modo que são perfeitas para qualquer hora do dia.

Desta vez optamos por uma versão doce que podemos comer no café da manhã, lanche ou sobremesa sem qualquer remorso.

Você se perguntará como é possível fazer uma panqueca de banana sem glúten, farinha, açúcar ou derivados do leite.

Descubra neste artigo, bem como mais informações sobre estes componentes comuns cada vez mais procurados por questões de saúde.

O glúten

O glúten, que é a proteína encontrada em alguns cereais, tais como o trigo, é cada vez mais conhecido, pois vem aumentando a quantidade de pessoas que têm reações adversas ao após seu consumo.

Para os celíacos o glúten causa reações alérgicas graves, enquanto que em outros são intolerâncias em diferentes graus que causam inchaço, azia, problemas de pele, etc…

Hoje em dia existem alternativas ao glúten feitas a partir do arroz, milho, soja, mandioca, batata… embora a maioria dos produtos específicos sejam bastante caros.

O açúcar

tipos-de-acucar

Embora em outras épocas tenha sido considerado quase um tesouro gastronômico, hoje em dia já sabemos que o açúcar branco é um ingrediente que não nos traz nenhum nutriente e, pelo contrário, pode prejudicar a saúde.

O açúcar, considerado por muitos como o veneno branco do nosso tempo, acidifica o organismo, provoca distúrbios bucais, nervosismo e hiperatividade, parasitas intestinais, obesidade, etc…

Podemos encontrar alternativas saudáveis no açúcar mascavo, no adoçante estévia, no mel, no xarope de agave ou melaço, ou no mel de frutas e cereais.

A lactose

Outra das intolerâncias mais comuns hoje em dia é a lactose, presente não apenas em produtos derivados do leite, mas também em muitos produtos industrializados.

Como alternativas temos o leite sem lactose ou as bebidas, iogurtes e outros alimentos feitos com grãos e nozes, como aveia, arroz, amêndoas, coco, etc…

Panqueca de banana

panqueca-de-banana

A seguir, detalhamos como fazer estas deliciosas panquecas com pouquíssimos ingredientes e sem gastar mais do que alguns minutos.

Ingredientes

Para fazer duas panquecas pequenas ou uma grande são necessários os seguintes ingredientes:

  • Uma banana bem madura
  • Um ovo
  • Algumas gotas de essência de baunilha ou uma pitada de canela ou gengibre, o que preferir

Esta receita não precisa de adoçantes, já que a banana madura lhe confere o sabor adocicado.

No entanto, se quisermos que seja mais doce podemos adicionar algumas gotas de extrato de estévia ou qualquer uma das opções acima que identificamos como alternativas saudáveis ao açúcar branco.

Recomendamos a leitura: 11 formas de usar as cascas de banana. Chega de desperdiçá-las!!

Modo de preparo

Para fazer esta receita simples vamos seguir os seguintes passos:

  • Bata o ovo como se fosse fazer uma omelete.
  • Adicione o adoçante, baunilha e especiarias (opcional).
  • Adicione a banana bem madura e amasse tudo com a ajuda de um garfo, até que os ingredientes estejam bem misturados.
  • Coloque a frigideira sobre o fogo bem alto, com algumas gotas de azeite de oliva ou de óleo de coco, e grelhe a panqueca em ambos os lados, até que fique um pouco tostada.
  • Você pode comê-la sozinha ou adicionar um pouco de chocolate (sem leite).
  • Para aproveitar ao máximo a sua textura e sabor, deve ser consumida ainda quente.