Para que serve o iogurte? - Melhor Com Saúde

Para que serve o iogurte?

Você já tentou adicionar o iogurte em suas receitas? Além de servir para sobremesa pode ser substituto da maionese ou como molho e também pode ser um aliado para a nossa beleza.
Para que serve o iogurte?

Uma cartela de iogurtes no fundo da geladeira, perfeitamente colocados, prontos para comer em qualquer momento do dia. Quem não visualiza essa imagem com perfeição? Você abre a geladeira, escuta o “clac” ao separar um deles do resto, pega uma colher, tira a tampa e ele se transforma no alimento perfeito para o café da manhã, o lanche, como sobremesa ou entre as refeições. Porém, você sabe exatamente quais são suas propriedades?

Este produto provém da fermentação do leite, mas pode-se dizer que suas propriedades são inclusive melhores, pois algumas pessoas intolerantes à lactose podem chegar a comer um iogurte sem problemas, já que ele é mais digestivo do que o leite.

O iogurte contém mais de cem milhões de bactérias vivas com uma enorme quantidade de vitaminas do grupo B preparadas para nos ajudar a combater as infecções.

E isso não é tudo. Ele ajuda a estabilizar a flora intestinal e os microrganismos do sistema digestivo, já que suas bactérias convertem o açúcar do leite (a lactose) em ácido lático, que impossibilita o desenvolvimento de bactérias daninhas no intestino, provenientes da decomposição dos alimentos.

Ainda, o iogurte facilita a assimilação de nutrientes, favorece a absorção das gorduras, combate as diarreias e a prisão de ventre, diminui o colesterol e reduz os efeitos negativos dos antibióticos; sem esquecer que contém cálcio, magnésio e fósforo, minerais indispensáveis para manter nossos ossos saudáveis.

Mais e mais vantagens

O iogurte, além de nos oferecer benefícios nutricionaisajuda a melhorar nossa cútis, pois é usado como ingrediente principal de diversos cremes caseiros e máscaras naturais que podem ser aplicadas em todo o tipo de peles, principalmente as secas e ressecadas. Seu alto teor de ácido lático oferece propriedades esfoliantes e alivia os eczemas cutâneos, regenerando nossa pele e limpando-a.

Por outro lado, e como dado importante para as mulheres, este produto é benéfico para combater os fungos vaginais. Estudos realizados durante um ano com mulheres que sofreram, no mínimo, de cinco infecções vaginais, asseguraram que, depois de ter tomado uma xícara por dia de iogurte durante seis meses este problema foi reduzido a um terço.

Outro remédio consiste em aplicar sobre a região onde se encontra a candidíase uma ou duas colheres de sopa de iogurte natural, deixá-lo atuar durante 15 minutos e depois retirar com água em abundancia.

Um alimento que não pode faltar em sua dieta

Definitivamente, o iogurte é um alimento que pode ser incluído em qualquer tipo de regime e que está indicado para todas as pessoas, qualquer que for sua idade. Remédios naturais, receitas de beleza e culinária têm como base este produto tão saudável; sem esquecer que podemos também fazer nosso próprio iogurte caseiro.

Um último conselho: o iogurte combina muito bem com o molho de champignom e nas saladas pode ser usado como substituto do azeite.

Foto oferecida por Lily Almazova