A passagem dos anos é inevitável, mas envelhecer não

A passagem dos anos é inevitável, mas envelhecer é opcional

Além dos anos, os traumas emocionais também podem influenciar em nossa aparência. A dor interna pode nos envelhecer muito mais do que a passagem do tempo.
A passagem dos anos é inevitável, mas envelhecer não

O passar dos anos é inevitável. Ninguém pode deter isto, nem a ciência, nem a medicina e nem o melhor creme antirrugas. Chega com calma e serenidade, como o sol do entardecer que nos acaricia morno e sem que nos demos conta.


Agora mesmo os anos podem estar pesando, as décadas expondo alguma ou outra mudança em nosso rosto e corpo, mas… E envelhecer? Você é daquelas pessoas que pensam que a autentica velhice chega com aquela ruga a mais ao redor dos olhos?

Reflita conosco sobre isso, temos certeza de que, para você, envelhecer é algo que vai além da passagem dos anos.

Envelhecer é mais do que fazer aniversário

Existem pessoas que com 40 anos tem a mentalidade de um idoso de 80. São personalidades carentes de sonhos, e que deixaram de pôr objetivos em seus dias e risos em suas horas. Do que nos serve essa forma de vida? Sem dúvidas você também conhece alguém que, apesar de já ter colocado sete ou oito dezenas de velas em seu bolo de aniversário, possui um espírito jovem que continua dando luz e alegria aos mais próximos. São pessoas que não tiveram a vontade de viver a passagem do tempo.

Leia também o dom de ser mulher depois dos 40

 

É preciso aceitar a passagem dos anos com integridade. Isso não significa que renunciaremos aos esforços para enfrentar a incidência das rugas, da flacidez, do ganho de peso devido às mudanças hormonais.

  • O passar do tempo pode ser enfrentado a cada dia, se nos mantermos saudáveis, cuidarmos de cada aspecto de nossa alimentação e de nosso físico para nos sentirmos bem.
  • Não se trata de lutar para que não chegue nunca a temida maturidade. Chegará cada dia, pouco a pouco. Nosso objetivo máximo deve ser nos sentirmos bem, satisfeitos com o que somos, com o que conseguimos e com o rosto que nosso espelho reflete.

Envelhecer-feliz

Envelhecer, uma situação que podemos enfrentar de muitas formas

Se dissermos que envelhecer é uma opção pessoal, sem dúvidas você não se convencerá. Ler isso parecerá uma daquelas frases de autoajuda que encontra frequentemente nas redes sociais.

Porém, será interessante saber que no dia a dia podem acontecer muitas coisas que, de alguma forma, nos fazem envelhecer de forma prematura. E não estamos falando apenas do ataque dos famosos radicais livres ou de uma alimentação inadequada, alta em gorduras. É algo que vai além de tudo isso.

As decepções deixam marcas, postergar cada dia aquilo que desejamos fazer nos desanima, as rejeições causam danos, as palavras ruins ferem e a frustração nos enche de negatividade.

E tudo isso, além de ter um impacto emocional, também é sentido externamente.

 

Quer ler mais? A marca emocional de nossos avós

 

 

O que queremos dizer com isso? Que o ato de envelhecer vai além de fazer aniversário. As questões antes citadas são as que realmente colocam essa expressão apagada no rosto, essa dor nas costas, na alma, que sem percebermos, nos envelhece.

Convidamos você a pôr em prática estratégias simples para enfrentar a esse envelhecimento.

Dê mais prioridade a você mesma em seu dia a dia

Sabemos que muitos têm muitas responsabilidades, que têm um trabalho, filhos, uma casa para manter e inclusive netos dos quais precisam cuidar. E está claro que tudo isso sempre foi se será importante na vida, mas, significa que devemos deixar de nos preocupar com nós mesmos?

  • Você é importante e se não estiver bem, não poderá oferecer aos outros o melhor de você mesma.
  • Busque por aquilo que a faça feliz, aquilo que faça você aproveitar e relaxar todos os dias. Reserve algumas horas por dia para você mesma. É seu espaço pessoal.
  • É importante também se lembrar disto: você se preocupa com os demais, e isso é importante, mas também merece que os demais se preocupem e cuidem de você.

Nunca é tarde para fazer o que a apaixona

Quem disse a você que seu trem já passou, que já não é mais seu momento? A pessoa que disser isso sabe pouco da vida e ainda menos sobre sonhos, desejos e felicidade.

Nunca é tarde para subir no veleiro de seus sonhos e projetos. Quem não luta por aquilo que marca o coração é porque ainda não começou a viver de verdade.

  • Nunca é tarde para amar de novo, para crescer pessoalmente, para iniciar um projeto, sorrir e para dar felicidade. Isto é algo que jamais deve morrer em sua mente.

Envelhecer

Enquanto mantiver seus sonhos pela vida e por si mesma conseguirá dar luz aos seus anos e a quem estiver ao seu lado. Não podemos fazer nada para evitar a passagem do tempo, mas envelhecer… Que envelheçam os demais! Porque você vai continuar bem amarrada à vida!