Pedras nos rins, como evita-las? - Melhor com saúde

Pedras nos rins, como evita-las?

Comparada a outras dores, a dor causada pelas pedras nos rins é uma das piores. Quando a doença se agrava, somente a cirurgia é capaz de cura-la.

As pedras nos rins ou cálculos renais, como são denominadas, são formações endurecidas nos rins e nas vias urinárias, como consequência do acúmulo de cristais na urina. 

Como detectar?

Nem sempre é fácil perceber a presença de cálculos no organismo, mas pela dor aguda que se inicia nas costas e segue para o abdômen, é possível diagnosticar e começar um tratamento.

Essa dor abdominal vem como uma cólica e juntamente com ela, vômitos e náuseas podem ocorrer, exigindo intervenção clínica.

Rückenschmerz

A dor aguda nas costas, localizada na região dos rins, é característica e por vezes diagnóstica.

Causas

  • Excesso de algumas substâncias no aparelho urinário;
  • Propensão (genética);
  • Infecções urinárias;
  • Desequilíbrio do metabolismo;
  • Alguns diuréticos e antiácidos elevam o cálcio no organismo, aumentando a probabilidade da doença;
  • Inflamação crônica no estômago.

Quais alimentos causam ou pioram a doença?

Pessoas que tenham algum histórico na família de pedras nos rins devem evitar alguns alimentos, que são ricos em oxalato, tais como:

Sintomas

Na verdade, esse problema não apresenta sintomas definidos, a não ser uma dor extrema na região do abdômen, e o bloqueio do fluxo normal da urina. E, em algumas pessoas, ocorrem sensações de enjoo e até vômitos.

Se a pedra crescer, os músculos localizados na parede da uretra (bexiga) vão empurrando o cálculo, o que pode ocasionar sangue na urina. E se houver também febre, há o risco de infecção urinária.

Female KIDNEY anatomy x-ray posterior view

Em alguns casos é comum o surgimento de sangue na urina.

Quem sofre mais, homens ou mulheres?

Esse problema, segundo pesquisas recentes, atinge mais a homens do que a mulheres, e dois fatores que provocam essa doença são a idade avançada e a má qualidade de vida, ou seja, hábitos nada saudáveis.

Mulheres costumam beber mais água do que os homens, pois estes ingerem maior quantidade de álcool. E essa é uma das causas para a formação de pedras nos rins, a falta de água no organismo.

Ao realizar atividades físicas, homens suam muito, assim como as mulheres, entretanto, eles não repõem em quantidade suficiente o líquido que perderam, possibilitando a formação dos cálculos.

Tratamento

Se for diagnosticado antecipadamente, mais rápida e fácil será a cura. O tratamento envolve alguns pontos, tais como:

  • Iniciar um tratamento médico com a Litotripsia (choque extracorpóreo para eliminar o cálculo);
  • Comer salsa;
  • Hidrate-se;
  • Descanse.