Pele seca, cansaço e está ganhando peso? Pode ser sua tireoide! - Melhor com Saúde

Sua pele parece seca, você se sente cansada e está ganhando peso? Cuidado! Pode ser sua tireoide!

É importante que consideremos os diferentes sinais de nosso corpo já que, isoladamente podem não significar nada, porém, quando ocorrem juntos podem indicar um desajuste na tireoide
Sua pele parece seca, você se sente cansada e está ganhando peso? Cuidado! Pode ser sua tireoide!

A tireoide é uma pequena glândula em forma de borboleta que se localiza justamente na área da garganta, e sua importância está nas funções que desempenha para o bom funcionamento de todo o organismo.

Ela contém uma proteína conhecida como tiroglobulina, que se une ao iodo para formar hormônios responsáveis por regular os trabalhos  dos órgãos, tecidos e das células.

Os problemas na tireoide acontecem quando a tiroglobulina tem dificuldades para se unir ao iodo, o que faz com que a produção de hormônio caia.

Isso, é claro, cria um desequilíbrio total na saúde do corpo já que, por exemplo, essas secreções são as responsáveis pela atividade do metabolismo e pela capacidade para transportar o oxigênio até as células do corpo.

Ainda que exista diversas patologias relacionadas à tireoide, a que mais afeta às pessoas é a conhecida como hipotireoidismo. Trata-se de uma condição na qual a segregação hormonal é reduzida e ocorrem mudanças negativas no corpo que é preciso controlar.

Estima-se que 80% das pessoas com problemas nas tireoides sofrem de algum grau de hipotireoidismo. Os outros 20% se distribuem entre aqueles que sofrem de nódulos na tireoide e hipertireoidismo, que é o contrário do hipotireoidismo, já que nesse caso ocorre devido à excessiva atividade da glândula.

Grande parte da população ainda desconhece que sofre problemas tireóideos e costumam confundir seus sintomas com o de outras doenças comuns. O problema é que, se não tratada, pode levar a consequências muito graves e, em casos extremos, induzir um coma ou causar a morte.

Quais são os sintomas de um problema na tireoide?

Para diagnosticar a tempo um problema tireóideo é essencial escutar seu corpo e prestar atenção aos possíveis sinais que ele dá.

Ainda que os sintomas possam variar de pessoa para pessoa e em função do tipo de alteração que estejam sofrendo, na maioria dos casos são mais contundentes os que anunciam o hipotireoidismo.

Veja também: Plantas medicinais para regular e cuidar de sua tireoide

Fatiga

Mulher com fatiga por causa de problemas na tireoide

Sentir baixos níveis de energia e falta de entusiasmo é um dos primeiros sinais dessa doença. Apesar disso ocorre por outras razões também, é bom dar importância quando for de maneira recorrente.

Para ficarmos mais seguros antes de acender o sinal de alerta é preciso considerar algumas diferenças.

Quando a fatiga se deve a uma condição da tireoide, em primeiro lugar, é difícil manter as energias durante o momento em que realizamos atividades cotidianas. Se a função da tireoide diminui, também diminuem as forças físicas e mentais para assumir cada trabalho do dia.

Peso corporal

Problemas de tireoide e peso corporal

O aumento de peso corporal ocorre devido à diminuição da atividade do metabolismo. Se de repente ganhamos quilos ou temos dificuldades para perdê-los, apesar de fazer exercícios ou manter uma boa alimentação, é melhor consultar um especialista.

Por outro lado, se acontece o contrário, não devemos pensar que é um milagre ou um benefício. Apesar de ser bom perder peso, perdê-lo por excesso da função tireóidea implica em alguns riscos aos quais é preciso prestar muita atenção.

Recomendamos ler: 5 conselhos chave para perder peso e não recuperá-lo

Danos na pele e no cabelo

Mulher com dano no cablo por causa de problemas na tireoide

Quando acontecem mudanças de clima bruscas é comum que a pele e o cabelo percam sua umidade e comecem a secar.

Se essa não parece ser a origem, é provável que exista alguma dificuldade com a função da tireoide. Neste caso a pele parece opaca, seca e áspera, e o cabelo tende a se enfraquecer e cair.

Prisão de ventre

Ao reduzir a atividade hormonal da glândula, todos os processos biológicos do organismo ficam lentos e os sistemas tem dificuldades para desenvolver suas funções.

No que se refere ao sistema digestivo, começa a haver dificuldades para absorver corretamente os nutrientes dos alimentos, assim como para eliminar os resíduos por meio do trato digestivo.

Incômodos na garganta

Quando a glândula tireóidea é afetada por algum transtorno é comum que também inflame ou aumente.

Uma vez que isso acontece a pessoa pode experimentar sintomas como:

  • Dor e mal-estar.
  • Rouquidão.
  • Inchaço no pescoço.
  • Roncos.