Os pensamentos positivos melhoram a saúde

Quando rimos liberamos endorfinas que causam um efeito positivo em nosso organismo. Nosso sistema imunológico pode ser afetado por um estado de ânimo ruim, e pode até reagir diante de estados pessimistas de outras pessoas.
Os pensamentos positivos melhoram a saúde

Última atualização: 03 dezembro, 2018

Os pensamentos positivos são como vitaminas indispensáveis que deveríamos incluir em nossa rotina logo pela manhã.

Todos nós experimentamos alguma vez a sensação de nos levantarmos pela manhã com um estranho mal estar, sem saber muito bem o por que. Manhãs nas quais, ainda sentados na cama nos vem à mente uma muito comum: “Não posso, hoje não suportarei minha rotina”.

Certamente não é possível nos sentirmos em plena forma todos os dias, às vezes levantamos doentes, desanimados ou inclusive atados por imprevistos que podem tornar os dias difíceis.

Mas existe algo que devemos ter bem claro: a maneira como pensamos e falamos pode afetar diretamente a visão que temos da vida, portanto esta maneira determinará nosso estado emocional, e consequentemente, nossa saúde física.

Pensamentos negativos: grilhões para a saúde

Comece o dia sempre com um sorriso no rosto para manter os pensamentos positivos
Lembre-se de começar o dia com um sorriso no rosto.

Estudos indicam que um estilo de vida onde primem os pensamentos positivos resultará em uma vida mais saudável, onde o risco de sofrermos de depressões e apresentarmos determinadas doenças será menor, e a longevidade será incrementada em 20% em relação ás pessoas negativas…

Pode então a negatividade consumir nossa saúde de tal forma?

Parece que sim, os pensamentos negativos atuam como um círculo vicioso no qual podemos facilmente nos prender. A baixa autoestima pode brecar nossos perspectivas e projetos.

Ela nos mergulha em incertezas que às vezes parecem sem saída, nos imobiliza, como grilhões.

Por isso, pronunciar um “não posso” ou “nada dá certo”, é basicamente tornar essas frases certezas absolutas em contextos de dificuldade.

Então vale a pena nos deixarmos levar pelos pensamentos negativos que por vezes batem à porta de nossa mente? Obviamente não!

Por exemplo, é comprovado que pessoas pessimistas apresentam períodos de recuperação de doenças mais longos, e inclusive são capazes de produzir infelicidade aos que as rodeiam, além de terem diminuídas as defesas do organismo, ou seja, o sistema imunológico.

Está claro que viver deste modo é como estar mergulhado em uma prisão de grades invisíveis. Assim, é extremamente fundamental que comecemos a mudar a forma de encarar e refletir sobre os problemas para prezar por nossa saúde.

Cravando âncoras: avançando com pensamentos positivos

Pensamentos positivos são como âncoras para uma boa saúde física e mental
Seus pensamentos refletem que você é, por isso, pense positivamente!

Às vezes encontramos pessoas acostumadas a falarem com um sorriso no rosto. Pessoas que inspiram confiança, e que parece não considerarem nenhuma dificuldade grande demais. Além disso, se alguma dificuldade lhes aparece encontram a maneira mais lúcida e tranquila de superá-la, ou seja, pessoas que veem nos obstáculos grandes oportunidades.

São pessoas cuja expressão parece esboçar não apenas uma sincera felicidade, como também saúde, nos parecem inspiradoras, energéticas… Isso ocorre porque, segundo pesquisadores, pensamentos positivos afetam a saúde da seguinte maneira:

  • Aumentam a longevidade;
  • Diminuem o risco de depressão;
  • Diminuem os níveis de estresse;
  • Fortalecem o sistema imunológico;
  • Melhoram a saúde cardiovascular.

Como podemos desenvolver o pensamento positivo, de que maneira é possível manter e inclusive melhorar nossa saúde neste sentido? Aqui vão algumas dicas simples, que podem nos conscientizar e por fim proporcionar mudanças significativas em nossa saúde se aplicadas no dia a dia:

Detectar os pensamentos negativos

Temos de estar alertas, no momento em que sintamos que estamos começando a pensar negativamente temos de nos perguntarmos por que, qual é a razão que nos leva a tais pensamentos e afirmações. Em seguida, devemos tentar encontrar uma saída positiva para a ideia negativa. Quanto mais conscientes estivermos disto, mais natural será normalizar os pensamentos positivos.

Senso do humor

Aprender a rir de si mesmo e relativizar determinadas situações nos ajudará a sermos mais positivos, flexibilizarmos nosso pensamento.

O sorriso

Prove-o alguma vez, o sorriso tem um efeito imediato em nosso estado de ânimo.

Repita frases positivas

Não custará nada guardar um conjunto de autoafirmações que nos ajudem nos problemas quotidianos, palavras tais como “sou capaz de”, “posso fazer”, permitirão que pouco a pouco nos sintamos mais seguros de nós mesmos.

Cerque-se de pessoas positivas

Sem dúvidas todos nós conhecemos amigos ou familiares que sempre apresentam pensamentos negativos e se queixam das situações. Infelizmente em muitas ocasiões essas pessoas não nos ajudarão e contribuirão de forma negativa para o desenvolvimento de nossa saúde.

Por isso, vale a pena que busquemos interagir com pessoas de pensamentos positivos.

Que nos tragam mensagens positivas sobre as aflições diárias. Que nos tirem sempre um sorriso e descompliquem a vida ao máximo.

Em suma, pessoas que nos ensinarão a pensar positivamente serão como âncoras que nos prenderão a uma boa saúde física e mental.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Roberta, L., & Cardoso, D. (2011). Psicoterapias comportamentais no tratamento da depressão. Psicol. Argum.

  • Camalionte, L. G., & Boccalandro, M. P. R. (2017). Felicidade e bem-estar na visão da psicologia positiva. Bol. Acad. Paulista de Psicologia.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.