8 formas de perder gordura sem pisar em uma academia

8 formas de perder gordura sem pisar em uma academia

Se escolhermos as escadas ao invés do elevador conseguiremos queimar calorias e perder gordura sem perceber. O mesmo acontece quando fazemos as tarefas do lar.
8 formas de perder gordura sem pisar em uma academia

A escolha de uma dieta de emagrecimento adequada e a prática de exercício físico regular são as formas mais eficientes para perder gordura.

Ainda que existam muitos outros métodos e conselhos para alcançar este objetivo, ambos os hábitos são necessários para alcançar um peso estável sem prejudicar a saúde.

O problema é que nem todo mundo tem tempo suficiente para ir à academia, e alguns se esforçam mas não são constantes com seu treinamento.

Além disso, as muitas tarefas durante o dia, o estresse e outros fatores viram um obstáculo para dedicar tempo à atividade física.

Por este motivo é conveniente conhecer outros tipos de atividade que, sem a necessidade de aparelhos e treinadores profissionais, ajudam a queimar calorias todos os dias.

Inclusive, muitos são simples gestos cotidianos que permitem perder gordura sem fazer esforço demais.

Recomendações para perder gordura no dia a dia

1. Subir e descer escadas

subir-escadas

Está comprovado que algo tão simples como subir e descer escadas pode ajudar a queimar uma quantidade significativa de calorias.

Colocar em prática este hábito, ao invés de pegar o elevador, aumenta o gasto energético do corpo e, entre outras coisas, fortalece os glúteos, as pernas e o abdômen.

Se realizado de forma contínua por pelo menos 10 minutos ao dia, é possível conseguir resultados incríveis em pouco tempo.

O melhor de tudo é que, por sua vez, traz benefícios para a saúde muscular, a circulação sanguínea e o coração.

Leia também: Beba um copo desta bebida antes de dormir para reduzir a gordura abdominal

2. Dançar

Os amante da dança podem colocar em prática a sua atividade favorita para ativar o corpo, reduzir o peso e perder gordura.

Esta atividade, que costuma ser prazerosa, contribui com a perda de peso em até 700 calorias por hora, de acordo com o ritmo que seja praticado.

Dançar acalma o estresse, acelera o metabolismo e é excelente para tonificar o abdômen, as pernas e glúteos.

3. Dormir bem

dormir-bem

Um hábito tão saudável como dormir bem tem muito a ver com a capacidade do corpo se desfazer do excesso de gordura.

As pessoas que dormem menos de 5 horas e meia tendem a ganhar gordura com mais facilidade e, por isso, apresentam mais dificuldades para perder peso, ainda que façam outros esforços.

Para ter uma boa qualidade de sono é necessário evitar o uso de telas iluminadas, assim como as refeições pesadas e bebidas com estimulantes.

4. Fazer uma caminhada

Dar um passeio curto, ao redor do quarteirão ou em um parque próximo, ajuda a perder até três vezes mais calorias que as que se perdem ao ficar sentados.

Caminhar a passos acelerados aumenta o gasto energético, melhora o ritmo do metabolismo e facilita a perda de calorias diárias.

Além disso, fazê-lo depois de comer traz benefícios para a digestão dos alimentos.

5. Fazer as tarefas domésticas

tarefas-domesticas

Todas as atividades domésticas trazem benefícios interessantes para queimar gordura sem a necessidade de fazer exercícios.

Entre as atividades que colocam em movimento todo o corpo e aumentam o seu gasto energético encontramos:

  • Passar o aspirador
  • Lavar os pratos
  • Passar pano no chão

O mais interessante é que não costumam ser tão desgastantes como as rotinas de treinamento.

6. Pular corda

Pular corda não só nos faz lembrar da infância como também nos permite queimar uma quantidade importante de gordura enquanto nos divertimos.

Entre 50 e 100 saltos ajudam a perder até 100 calorias, de acordo com a velocidade praticada.

De fato, alternando movimentos pode-se conseguir resultados melhores: faça uma série com saltos pequenos, siga alternando os pés e finalize com saltos mais altos.

Ainda, para gastar mais energia, faça saltos com deslocamentos.

7. Tomar água com limão em jejum

agua-com-limao

O consumo de água morna com limão em jejum é um hábito que muitos estão incorporando em suas rotinas pelos múltiplos benefícios para perder peso e melhorar a saúde.

Esta bebida aumenta o ritmo do metabolismo, por isso facilita a queima de gordura ao longo do dia.

Por sua vez, devido à sua alta concentração de nutrientes, fortalece o sistema imunológico, estimula a eliminação de toxinas e previne o desenvolvimento de doenças.

Veja este artigo: Mel de alho e limão para começar o dia e fortalecer a imunidade

8. Controlar as calorias ingeridas

Sem ficar paranoico com as calorias ingeridas em cada prato, é bom saber quantas você consome para evitar um consumo excessivo.

Estima-se que uma pessoa requer entre 2000 e 2500 calorias diárias para que seu corpo funcione em condições ideais.

Para tanto, manter-se abaixo destes limites pode facilitar a perda de gordura, já que o corpo terá que se esforçar para queimar os excessos.

Quer começar a queimar gordura? Coloque em prática estes conselhos todos os dias e descubra que não ir à academia é só uma desculpa.