Perder peso com alimentos de calorias negativas - Melhor Com Saúde

Perder peso com alimentos de calorias negativas

Embora os alimentos com calorias negativas nos ajudem a perder peso, não podemos basear nossa dieta unicamente neles, já que nosso organismo precisa de outros nutrientes.

É possível que você se confunda com o termo “alimentos de calorias negativas”, pois temos a concepção de que tudo que é negativo sempre é ruim. No entanto, neste caso é totalmente o contrário, pois este tipo de alimento pode ajudar a perder peso saudavelmente, sem eliminar da dieta a quantidade de calorias que precisamos diariamente.

Um dos erros que as pessoas cometem ao querer perder peso é serem totalmente restritos com o consumo de calorias. Porém, o que elas desconhecem é que existem alimentos com calorias negativas que, em lugar de causarem o ganho de peso, ajudam a conseguir um equilíbrio no corpo, onde pode-se perder peso sem sofrer problemas secundários devido às dietas ruins.

O que é um balanço negativo de calorias?

Não existem alimentos com calorias negativas, pois as calorias são uma unidade física que nunca pode ser negativa. Contudo, este termo se refere àqueles alimentos cujo nível de calorias é suficientemente baixo para proporcionar energia e contribuir com o processo de digestão, ajudando assim ao emagrecimento.

Por exemplo, a água é, sem dúvida, um alimento de calorias negativas, pois não contém calorias e para ser processada em nosso organismo, o corpo precisa gastar energia.

frutas

No entanto, existem poucos alimentos com “calorias negativas”, os quais listaremos a seguir. A verdade é que nem em todos os casos estes alimentos gastam mais calorias das que fornecem, e quando o fazem, tende a ser algo insignificante. Saiba que nosso corpo gasta energias pelo simples fato de se manter vivo e respirando. Por esta mesma razão, muitos destes alimentos são efetivos, pois podem ajudar inclusive quando não estamos fazendo nada.

Quais precauções devemos tomar para consumir os alimentos com calorias negativas para perder peso?

Como sempre acontece em outros tipos de dietas, vamos querer cair na tentação de somente comer alimentos com calorias negativas para alcançar os objetivos de perder peso. Contudo, isto não pode ser feito, já que a falta de energia suficiente e de nutrientes pode levar à desnutrição. Procure sempre levar uma dieta equilibrada que inclua outros alimentos para o correto funcionamento do organismo.

Desintoxicação com alimentos de calorias negativas

Perder-peso

Uma das maneiras mais saudáveis de aproveitar os benefícios dos alimentos com calorias negativas para perder peso consiste em fazer uma desintoxicação usando suas propriedades.

Esta desintoxicação pode ser realizada em dois ou três dias, cada vez que sentir que o corpo precisa se renovar.

O que não deve ser feito com os alimentos de calorias negativas

Para complementar sua dieta de emagrecimento com alimentos de calorias negativas não é preciso se submeter a algo muito restrito, mas considere os seguintes conselhos:

  • Evite comer em excesso estes alimentos, já que seus compostos em grandes quantidades podem ter efeitos negativos na saúde.
  • Não passe todo o dia comendo. Planeje 5 ou 6 refeições por dia e inclua mais destes alimentos nos 2 ou 3 dias de desintoxicação.
  • Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
  • Procure comer os alimentos crus, pois são aproveitadas ao máximo suas propriedades.
  • Quando a desintoxicação finalizar é muito importante adotar uma dieta saudável e equilibrada.

Alimentos de calorias negativas recomendados

  • As verduras: aspargo, feijão verde, acelga, couve de Bruxelas, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, rabanete, pepino, ervilha, couve Napa, alho poró, alface, chicória, espinafre, tomate.
  • As frutas: maçã, amora, mirtilos, toranja, limão e laranja, framboesa.
  • Os temperos e ervas: canela, cravo, coentro, sementes de linhaça, alho, gengibre, cebola e salsa.

Outros benefícios dos alimentos de calorias negativas:

  • Ativam o metabolismo.
  • Podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • Aumentam os níveis de energia.
  • Melhoram a digestão e contribuem para a limpeza do cólon.
  • Ajudam a limpar o fígado.
  • Combatem a retenção de líquidos e reduzem o inchaço.
  • Reduzem os níveis de colesterol no sangue.
  • Contribuem para a boa saúde do cabelo, da pele e inclusive das unhas.
  • Ajudam a melhorar a concentração.
  • Alguns estão recomendados para prevenir e reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão.