O pêssego, a fruta da eterna juventude

Aplicado de forma tópica, o pêssego pode ajudar a restabelecer a saúde de nossa cútis, enquanto que seu consumo é muito benéfico para eliminar os radicais livres e favorecer a digestão.
O pêssego, a fruta da eterna juventude
Maria Patricia Pinero Corredor

Revisado e aprovado por a nutricionista Maria Patricia Pinero Corredor.

Escrito por Yamila Papa Pintor

Última atualização: 26 maio, 2022

O pêssego é mais benéfico do que você pode acreditar. Não somente seus nutrientes são bons para a nossa saúde, mas, além disso, nos fornece propriedades e torna-se mais cobiçado no âmbito da beleza.

Conheça os segredos do pêssego, a fruta da eterna juventude, no seguinte artigo.

2 nomes e mil propriedades

Sabia que dentro dessa fruta de cor alaranjada com sua pele de veludo se escondem muitos nutrientes que melhoram nossa saúde e promovem a beleza?

O pêssego possui diversas nomenclaturas ao redor do mundo, sendo originário da China, e tendo seus primeiros vestígios de seu cultivo há mais de 3.000 anos.

Em todo Oriente é o símbolo da imortalidade, porque contém uma boa quantidade de substâncias que rejuvenescem. Entre elas, podemos destacar as vitaminas A, C e E (com grandes poderes antioxidantes).

Além disto, o pêssego aumenta o sistema imunológico e retarda a aparição de rugas, flacidez e outras marcas do tempo que aparecem na derme.

Pessego

A polpa é repleta de betacarotenos. Este pigmento ajuda a nos bronzear de forma mais rápida e faz com que os raios do sol tenham um impacto menos negativo em nossa pele. Também reduz a hipersensibilidade à luz solar.

O pêssego é aconselhado para os jovens que têm acne ou pela seca e para aqueles que sofrem de úlceras estomacais.

Máscaras com pêssegos

Para aproveitar todos os benefícios desta fruta podemos preparar máscaras e aplicá-las no rosto. Sendo muito mais econômico e eficaz que qualquer creme ou loção que são vendidas nas lojas!

Máscara hidratante de pêssego

A máscara de pêssego serve para dar maior luminosidade e suavidade para a pele.  Além de aplicar na face, podemos usá-la nas mãos, nos braços e nos ombros.

Ingredientes

  • 1 pêssego
  • ½ pote de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem (16 g)

Preparo

  • Corte o pêssego pela metade (sem descascar) e retire o caroço.
  • Coloque-o no copo do liquidificador junto com o mel, o iogurte e o azeite. Misture bem até que fique uma pasta homogênea e sem bolhas.
  • Lave a área que deseja tratar e, quando ainda estiver úmida, aplique a máscara.
  • Deixe agir por uns 20 minutos, retire com água morna e seque dando pequenos toques com a toalha.

Máscara de pêssego para pele seca

Se o seu problema for uma derme muito castigada e ressecada, então você precisa experimentar esta receita caseira.

Ingredientes

  • ½ pêssego
  • tomate
  • 1 colher de sopa de abacate
  • ½ banana
  • 1 rodela de kiwi

Preparo

  • Lave e descasque todos os ingredientes. Coloque no copo do liquidificador e bata bem até que fique uma massa compacta.
  • Aplique no rosto, no pescoço e no peito, previamente limpos e secos.
  • Deixe agir por 20 minutos e enxágue com boa quantidade de água.

Máscara pós-sol com pêssegos

Caixao-com-pessegos

Podemos utilizar esta máscara ou loção de pêssego se não usarmos o fator de proteção adequado ou se ficarmos na praia, piscina ou ao ar livre por muito tempo.

Ingredientes

  • 1 pêssego
  • ½ pepino
  • 2 colheres de sopa de tapioca
  • 3 folhas de menta

Preparo

  • Retire o caroço do pêssego, e sem descascá-lo, coloque-o no liquidificador junto ao pepino e às folhas de menta. Bata por alguns segundos e logo adicione a tapioca.
  • Aplique nas áreas afetadas pelo sol e deixe que aja por 20 minutos antes de retirar com água fresca.

Propriedades medicinais do pêssego

Propriedades-medicinais-pessego-500x334

Além dos benefícios para a beleza e estética, esta maravilhosa fruta contém muitas propriedades para nossa saúde… Vale a pena conhecê-las!

Aquelas mulheres que estão querendo ficar grávidas ou que já estão, podem incrementar o ácido fólico no organismo (que, entre outras coisas, ajuda na formação e desenvolvimento do feto) comendo pêssegos frescos. Aconselha-se 1 por dia.

Para que nem sempre seja usado em sobremesa, também pode ser combinado com certas verduras (como a alface ou a endívia) e convertê-lo em uma deliciosa salada agridoce.

Pessegos-na-cesta

Devido ao seu alto conteúdo de vitaminas do grupo B e magnésio, o pêssego é um aliado para combater o estresse. Isto se deve ao fato de possuir propriedades relaxantes. Portanto, não somente a ajudará a aparentar mais juventude e beleza, mas também mais calma e serenidade.

Como se tudo isto fosse pouco, ainda há mais sobre esta superfruta. Contém 10 vitaminas diferentes e todas elas com efeitos antioxidantes. Por exemplo:

  • A vitamina A, que ajuda a manter a visão saudável.
  • A vitamina B, que é essencial para a manutenção dos sistemas orgânicos.
  • A vitamina C, que restitui os tecidos e evita que fiquemos doentes.
  • A vitamina E, que melhora a saúde da pele.
  • A vitamina K, que regula os níveis de coagulação do sangue, para que as feridas cicatrizem mais rápido.

Mais propriedades

Vários estudos indicam que os antioxidantes que o pêssego apresenta (como, por exemplo, os ácidos fólicos, pantotênico e clorogênico) são fundamentais para eliminar os radicais livres que se acumulam no organismo e estão relacionados ao envelhecimento prematuro e à aparição de doenças graves como o mal de Alzheimer.

Pessego

Comer assiduamente pêssegos é muito bom para as pessoas que possuem problemas visuais, pois eles impedem a formação de cataratas e melhoram a hipersensibilidade à luz do sol, assim como a cegueira noturna.

No que se refere ao estômago, o pêssego é perfeito para facilitar a digestão. Ainda que seja um alimento “pesado” para este órgão, tem outras propriedades para o sistema digestivo em geral.

Por exemplo, aumenta a produção da bílis, favorece a digestão de gorduras e ajuda nos processos de insuficiência biliar.

O suco de pêssego é muito bom para reduzir os sintomas dos cálculos renais ou da vesícula, favorecendo sua dissolução e até prevenindo sua aparição. Tem propriedades laxantes e pode ser eficaz para ajudar a evitar a prisão de ventre e regular o trânsito intestinal.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.