Plano de 14 dias para desintoxicar nosso corpo

Plano de 14 dias para desintoxicar nosso corpo

Regularmente, é importante desintoxicar o corpo, para livrá-lo de radicais livres, toxinas e do excesso de gordura e açúcar, entre outras substâncias que são tóxicas.

É claro que é preciso cuidar da saúde todos os dias e adotar um estilo de vida saudável sempre, mas desintoxicações mais “intensivas” podem ser a opção perfeita para renovar seus hábitos.

Como se preparar para uma detox

– Faça uma lista de alimentos que não podem faltar na sua despensa nos próximos 14 dias. Você estará também evitando vários outros alimentos (como laticínios) e precisará substituí-los.

Compre o máximo de orgânicos que puder, e o mínimo possível de alimentos processados, industrializados, que têm corantes, conservantes e outras substâncias químicas em sua composição.

– Consulte seu médico ou nutricionista para saber como realizar a desintoxicação de maneira adequada às suas necessidades nutricionais e de acordo com suas condições de saúde. Isso é ainda mais importante para quem sofre de diabetes, pressão alta ou baixa, anemia ou outras afecções.

Desintoxicar-organismo-500x325

– Faça uma pesquisa de receitas de sucos desintoxicantes, sopas, chás e saladas, para comprar os ingredientes certos, e não faltar nada na hora de prepará-los. Neste link, você pode encontrar receitas detox.

– É difícil enfrentar 14 dias de desintoxicação. Por isso, o ideal é realizar o programa em um lugar tranquilo, perto da natureza, durante um período, como as férias, em que você não tenha que lidar com pressões e responsabilidades.

14 dias de desintoxicação

Comecemos lentamente, diminuindo a quantidade de açúcar, gordura e carboidratos e aumentando a quantidade de vegetais e carnes magras.

Vá eliminando ou diminuindo gradualmente o consumo de alimentos como glúten, trigo refinado, laticínios, leite de origem animal e açúcar.

Também é recomendado eliminar o consumo de café, chá preto, sucos de caixa ou em pó, bebidas industrializadas de todo tipo e, é claro, do álcool. Substitua-os por chás depurativos, como o chá verde, sucos e vitaminas saudáveis.

Aposte em alimentos ricos em ferro, como a chia, os vegetais folhosos verde-escuros, como couve, espinafre e rúcula, em fibras e frutas.

Um dia típico poderia ser assim:

Manhã: acorde cedo, se possível, por volta das 5h da manhã. Beba um copo de água morna com limão ainda em jejum, faça alguma série de exercícios leves ou meditação e prepare seu café da manhã detox. Um cardápio possível poderia ser suco verde ou vitamina, chá, pão integral sem glúten com abobrinha grelhada e creme de tofu com alecrim fresco.

ensalada-cyclonebill

Almoço: opte por saladas cruas e sopas, mas inclua também carnes magras durante seu programa, para não apresentar nenhum déficit de proteínas. Peixes, frutos do mar e frango caipira são boas opções, desde que preparados sem gordura (óleo, azeite) nem condimentos industrializados.

Jantar: uma refeição leve para não atrapalhar o sono, que precisa ser respeitado em qualquer programa detox. Prefira alguma variação de salada fria com sucos. Durma cedo (antes das 21h).

Detox da mente e do coração

Que tal aproveitar para desintoxicar também a mente e as emoções? Durante os 14 dias em que limpa seu corpo do que já não serve mais, medite, faça caminhadas ao ar livre, escreva em um diário, faça atividades das quais você goste. Evite o computador, celular, redes sociais, internet, televisão e outros aparelhos eletrônicos.

Técnicas de relaxamento também são indicadas, assim como a prática de atividades físicas. Se você for religioso, pode ir com mais frequência ao templo de sua crença e investir tempo em práticas como a oração, o perdão e exercícios para aumentar a compaixão por todos os seres.

Outras atividades para complementar seu programa detox são escalda-pés, banhos com sais, uso de florais e práticas de respiração. Para a pele, prepare máscaras faciais purificadoras, como as que utilizam argila verde e rosa, entre outras.

Combinações de frutas e vegetais para desintoxicar o organismo

Para o sistema respiratório

Prepare um suco com os seguintes ingredientes:

1 pera
2 fatias de melão
1/2 pepino

Para os sistemas circulatório e renal

Faça uma vitamina com:

2 talos de aipo.
Um punhado de salsa.
2 fatias de abacaxi.

Para o coração e o sistema circulatório

Faça um suco com:

1 manga grande
2 talos de aipo
1/2 pepino

Desintoxicar-700x325

Para os sistemas digestivo, intestinal e hepático

Misture:

1/2 xícara de ameixas
1 fatia de mamão
1/2 cenoura

Para o sistema nervoso

Prepare uma mistura com:

2 folhas de alface
100 ml de suco de uva (não use o industrializado)
1 talo de aipo
Boa detox!