Como plantar alhos e cebolas em casa: muito fácil!

Como plantar alhos e cebolas em casa: muito fácil!

É cada vez mais comum o hábito de plantar nossas próprias ervas em casa, não é mesmo? No nosso blog, ensinamos como cultivar temperos, como plantar cebolas, aloe vera e até árvores frutíferas em casas e apartamentos.


Quem tem quintal e jardim pode ter várias plantações em casa e se beneficiar de alimentos sempre frescos e orgânicos, mas quem mora em casas pequenas ou apartamentos também pode cultivar alguns condimentos, como o alho e a cebola.

Para isso, basta ter uma varanda ensolarada, terra fértil, que pode ser comprada em lojas de jardinagem, alguns vasos e sementes ou bulbos. Vamos dar a você todas as instruções para fazer o cultivo. Seguindo estes passos simples, você poderá colher em cerca de seis ou sete meses.

Como plantar cebolas em casa?

Você precisa adquirir sementes ou bulbos de cebola. As cebolas devem ser plantadas na primavera, entre os meses de setembro e outubro. Compre também vasos com cerca de 30 cm de profundidade e mais 30 cm de altura. Em cada vaso, você poderá plantar dois bulbos de cebolas ou várias sementes. Escolha uma terra que seja bem aerada e misturada à matéria orgânica adubada.

Cebolas-em-casa
Preparação

• O primeiro passo é preparar bem a terra e dividi-la nos vasos. A terra não deve ser muito densa, e ao mesmo tempo não pode ser muito arenosa. É necessário que seja fofa, para que as raízes possam respirar e os bulbos possam se desenvolver bem.

• Se preferir plantar sementes, deve introduzi-las a uma profundidade de 2,5 cm. Também é importante levar em conta que, nesse caso, será adequado deixá-las no interior de sua casa durante ao menos um mês, até que o broto da cebola tenha saído para o exterior. Assim que você notar que a planta já está brotando e se eleva acima da superfície da terra, poderá expor o vaso ao exterior, na varanda ou terraço.

• Se você preferir plantar os bulbos, plante dois por vaso, também a uma profundidade de 2,5 cm. Neste caso, o vaso pode ficar dentro de casa desde o início.

Os vasos devem receber a luz do sol diariamente, para que as cebolas cresçam com força e vitalidade. As plantas precisam do sol da primavera e de temperaturas amenas. Não se esqueça também de regá-las um pouco todos os dias.

• Ao final de seis ou sete meses, quando os talos da cebola estiverem grandes e de uma cor verde intensa, a cebola estará pronta para ser colhida. Não ficará muito grande, mas seu sabor será delicioso. Para evitar pragas de maneira natural, plante rabanetes entre elas.

Como plantar alhos em casa

alhos-germinados-500x359

Agora que você já sabe como plantar cebolas, certamente achará bem fácil plantar alhos, pois os passos são muito semelhantes. Além de serem um condimento muito apreciado, os alhos têm muitas propriedades medicinais. Mãos à obra!

Você vai precisar de:

• 1 cabeça de alho
• 1 vaso de 20 cm de profundidade e 20 cm de diâmetro
• Terra enriquecida com fertilizantes naturais

Preparação:

• A melhor época para plantar alhos é a primavera ou o verão, pois, assim como as cebolas, eles precisam do calor e da luz do sol para germinar e crescer da melhor maneira.

• A primeira coisa a fazer é separar os dentes de alho, um a um.

• O segundo passo é preparar o vaso. Para isso, coloca-se primeiro o material para drenagem no fundo, para que o excesso de água possa ser eliminado com facilidade cada vez que as plantas forem regadas. Em geral, pode-se colocar pequenos seixos ou brita, forrando o fundo do vaso.

alhos_e_cebolas

• Adicione a terra adubada e enterre os dentes de alho a 10 cm de profundidade, com a parte mais fina apontando para cima. Isso parece não ter importância, mas tem! Em um mesmo vaso, você pode colocar vários dentes de alho, tomando apenas o cuidado de manter a distância de 8 cm um do outro.

• Deixe o vaso em um local que receba a luz direta do sol. Regue as plantas somente uma vez por semana, pois o excesso de umidade pode ser prejudicial para os brotos. 

Passados uns seis ou sete meses você poderá colher alhos e cebolas orgânicos, com várias propriedades terapêuticas e com um sabor bem diferente.