Plantas que ajudam a purificar sua casa - Melhor Com Saúde

Plantas que ajudam a purificar sua casa

Além de servir para decorar a casa as plantas verdes contribuem com a descontaminação do ambiente. São muitos os benefícios de algumas espécies em particular. A boa notícia é que são fáceis de encontrar em um viveiro, alguém pode te dar um pequeno ramo ou, até mesmo, você pode plantar algumas sementes. Aprenda como as plantas podem ajudar a purificar sua casa.

Ar condicionado nunca mais, graças às plantas

O ar que circula em todos os ambientes da casa está contaminado, isto quer dizer que contém substâncias voláteis e irritantes que provêm majoritariamente dos ambientes externos quando abrimos a porta, a janela ou quando entramos com os nossos sapatos. Também surgem quando varremos, limpamos os móveis ou quando acendemos incensos. Todas estas partículas podem afetar nossos olhos, nariz, garganta e todo o sistema respiratório em geral.

Além disso, quando limpamos com determinados produtos como o detergente, pintamos as paredes, retiramos as cortinas para lavá-las ou quando voltamos de um parque, há partículas “voando” ao nosso redor.

plantas2

As plantas verdes são usadas há anos para decorar a sala, a cozinha, o hall de entrada. Porém, foi comprovado recentemente que também servem para limpar o ar presente em nossas casas, sempre “infectado” por substâncias nocivas. Semelhante as pessoas, as plantas precisam respirar para viver. Quando o fazem, absorvem as partículas que estão suspensas na atmosfera e depois as expulsam por meio das raízes. Ali são destruídas pelos microrganismos que estão na terra.

As plantas absorvem todos os “venenos” que há no ar, como pode ser a contaminação ambiental, o smog de uma fábrica próxima, se alguém fuma em casa, se temos bichos de estimação que soltam pelos etc. São ideais para que os nossos ambientes fiquem livres de doenças (como, por exemplo, a gripe) e para deixar de lado as alergias.  

plantas3

Quais são as plantas que purificam o ar?

Orquídeas

Ainda que tenham uma má fama porque são difíceis de cuidar, a verdade é que necessitam muito menos água e sol do que pensamos, por isso é que morrem. Não colocá-las próximas de uma janela e não regar tanto. As orquídeas liberam o ar de um contaminante que está presente nas pinturas, o xileno. Isto as torna um presente maravilhoso para alguém que acabou de mudar ou reformar o piso. Diferentemente de outras espécies, também respiram e enviam oxigênio durante a noite, devido a que são ideais para serem colocadas nos quartos.

Samambaia

Uma planta muito popular porque cresce quase como uma erva, sobrevivente de tempos remotos. Suas folhas leves, grandes e suaves ajudam a retirar do ar o tolueno e o xileno, dois compostos que estão na cola vinílica e nos esmaltes de unhas e, como dissemos antes, nas pinturas.

plantas4

Lírio da paz

Se você gosta de flores, mas não quer que elas murchem com poucos dias, esta planta é ideal para você. Prospera na sombra com temperaturas baixas. Serve para eliminar substâncias tóxicas e daninhas para a saúde como a acetona, o acetato de etilo, o amoníaco, o benzeno, o álcool etílico, o xileno, o formaldeído e o tricloroetileno.

Filodendro

É muito fácil de cuidar, quase não requer manutenção. Tem uma cor muito bonita que ficará perfeita em sua casa. Ajuda a neutralizar o xileno (que provoca mal-estar, dor de cabeça, náuseas), um agente narcótico que pode ocasionar alterações no sistema nervoso central caso se exponha muito a ele.

Massangeana

É uma espécie nativa da África, muito exótica, pelo que ficará bem na decoração de sua casa. É muito rara e “respira” o formaldeído que se acumula no ar.

Photos (ou Potos)

Sua folhas são em forma de coração, usa-se muito na América do Norte. Resiste com pouco luz e baixas temperaturas. Geralmente são colocadas nos escritórios, ainda que também seja uma boa opção para os lares, porque libera o ar do formaldeído e do monóxido de carbono.

plantas5

Antúrios

Têm muitas flores (que duram bastante) e sua folhagem é muito bonita. É uma das plantas decorativas mais elegantes. Popularizou-se pelo personagem Jorge Tadeu da novela Roque Santeiro e tem propriedades afrodisíacas, pela anatomia da flor. Suas folhas são escuras e absorvem o tolueno, o xileno, o formaldeído e o amoníaco. É excelente para os escritórios ou ambientes de trabalho, onde há computadores, fotocopiadoras, fax etc.

Flor da lua

Absorve quase todos os dissolventes tóxicos como o benzeno (na fumaça do cigarro) e outras que estão nas pinturas e colas de carpinteiro.

Ficus (ou Figueira)

Ajudar a purificar o ar da casa e é uma planta muito apreciada para a decoração. Requer bastante luz solar e que seja regada periodicamente. Pode chegar a se tornar uma árvore de 2 metros. Aspira os tóxicos que se desprendem das pinturas acrílicas, das telas de tapeçaria e dos produtos de limpeza.

Guaimbê (ou Philodendron)

Suas folhas são brilhosas e crescem rapidamente se estão bem cuidadas. Esta espécie absorve o pentaclorofenol (ou PCP) usado na conservação e tratamento da madeira. Gosta da luz solar, mas não é preciso colocá-la diretamente em uma janela. Deve-se trocar seu vaso por um maior durante a primavera para que siga crescendo.

Palmeira

É um potente “anti-detergentes” porque absorve o amoníaco que está presente neste artigo de limpeza, assim como nos produtos para limpar vidros. É uma planta exótica e requer luz direta todo dia.

plantas6

Imagens cortesia de Corel Leopold, Tim Bowers, Anika Malone, Robin Zebrowski, hyper7pro, Orin Zebest.