Plantas medicinais para aliviar os sintomas da fibromialgia

Plantas medicinais para aliviar os sintomas da fibromialgia

Combinadas com nosso tratamento habitual, as plantas medicinais podem atenuar os sintomas da fibromialgia. Entre outras, a pimenta caiena, graças a capsaicina, nos ajuda a reduzir a dor.
5 sintomas precoces de fibromialgia

Hoje ainda não se tem claro conhecimento do que desencadeia a fibromialgia, desse modo, a doença deve ser abordada de forma multidisciplinar. Hábitos de vida adequados, orientações médicas, uma correta alimentação e estas plantas medicinais, podem te ajudar muito no dia a dia.

Plantas medicinais que podem aliviar os sintomas da fibromialgia

Plantas que ajudaram a aliviar a fibromialgia

Pode ser que em um primeiro instante você se pergunte se essa lista de plantas medicinais são realmente efetivas. Foi o Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Sergipe que nos indicou que existem diferentes remédios naturais capazes de abordar desde diferentes aspectos os efeitos da fibromialgia. Devemos ter claro que, obviamente, essas alternativas não vão curar e nem restabelecer nossas funções para que levemos uma vida normal sem resquícios de dor ou cansaço, apenas amenizarão os sintomas, fazendo-os mais suportáveis se combinarmos com outros tratamentos: recursos medicinais, acompanhamento psicológico e adequada dieta alimentar. Mas vejamos primeiro como podem nos ajudar:

  • Melhorando a qualidade de Sono
  • Reduzindo sintomas da depressão
  • Reduzindo a dor
  • Diminuindo a rigidez das Articulações
  • Diminuindo as inflamações
  • Reduzindo a ansiedade
  • Combatendo rapidamente o cansaço

Vejamos agora quais plantas podem nos ajudar.

1. Harpagófito ou garra do diabo

Também conhecida como “garra do diabo”, pode ser encontrada tanto em lojas de produtos naturais como em farmácias, em forma de comprimidos ou em bolsas para infusões. A comissão E do Ministério da Saúde Alemão, por exemplo, avalia sua utilidade para todas aquelas pessoas que sofrem de dores articulares, reumáticas, artrose e artríticas. É um grande Anti inflamatório e, também, reduz a dor de forma considerável. E sabe o que é melhor? Não possui efeitos colaterais, coisa que nos outros medicamentos nunca pode ser evitada.

Favorece a recuperação de traumas, é uma planta digestiva e estomacal e usada também no tratamento de problemas gastrointestinais. A Harpagófito é muito adequada para casos de fibromialgia, ideal se tomada toda manhã.

2. Hipericão

Conhecido também como a Erva de São João, o hipericão é um remédio natural muito efetivo para amenizar a tristeza, o desânimo e as depressões leves. E não só isso, esta infusão é muito saudável para nosso organismo nos casos de fibromialgia, fornecendo-nos ácidos orgânicos, óleos essenciais, queratina, limoneno e taninos. Uma maravilha natural que vale a pena tomar todos os dias de manhã e à tarde.

3. A pimenta-caiena

Talvez você se surpreenda, mas, normalmente crê-se que a pimenta-caiena arde, mas na realidade ela contém elementos muitos saudáveis, assim como o alho, gengibre ou a mostarda.

Os benefícios da pimenta caiena se escondem em um elemento chamado capsaicina, a qual potencializa a liberação da substância P que, com sua ação picante, faz reduzir a dor. Com certeza não te é estranha, por exemplo, a existência de cremes que contém capsaicina e que são usados para o tratamento de várias doenças dolorosas.

Assim, não deixe, por exemplo, de preparar infusões de pimenta caiena. Uma forma maravilhosa de tomá-la e de aproveitar mais outros elementos é misturando uma bolsinha de chá verde, uma pitadinha de pimenta caiena e, depois, umas gotinhas de suco de limão. Assim que ferver, deixe repousar e adicione uma colher de chá de mel. Você vai ver como se sentirá bem.

chá cayena ajuda a diminuir as dores da fibromialgia